Ian14/04/2010 12:02
YAMADORI
Olá
Retirei este projeto do meu quintal
A patroa não gostou muito então tomara que saia alguma coisa...
Quanto tempo deixo este cara na sombra?
Posso deixar aqueles galhos mais alto ou é melhor podar tudo?
Grato

prumodeq19/04/2010 14:58
Ian
Não consegui ver que tipo de conífera que é, se é um cedro ou um shimpaku.
Mas o critério para coníferas é geral o mesmo: não podar os galhos no yamadori, pois a árvore pode morer. Em coníferas não se aplica a mesma regra das árvores decíduas...
Assim, não mexe mais nela não, até a próxima primavera...
Deixa ela a meia sombra por uns dois meses, cuidando da rega...
Abraços
DigoF319/04/2010 16:37
ola, quando voce fez o yamadori? foi a pouco? agora estamos bem fora de época para o procedimento, o yamadori deve ser feito no final do inverno. Por se tratar de uma conifera vc não a deve deixar na sombra pelo fato de que coniferas não vivem sem sol, deixe a planta pegar sol pela manha.
Não pode deixe-a como esta os galhos secos podem virar jin futuramente, se vc deixar a planta sem ''folhas'' (se tratando de conifera) ela não brotará mais.
Como esta o substrato? o ideal é areia grossa peneirada para yamadori.
Agora é torcer!!!
boa sorte
t+
Ian22/04/2010 09:34
Como sei se é shimpaku?
Eu tive que tirar agora porque vai ser mexido no local..
Estava numa esquina e nao tinha muitas raizes grossas o que talvez possa lhe dar mais chances
Ficou numa mistura de pedrisco grosso e terra adubada
Valeria um novo stress de passar para areia grossa peneirada ou espero um pouco?
Obrigado pelas dicas
DigoF322/04/2010 13:30
ola, esta planta não se trata de um shimpaku, me parece um cedro nana mas não tenho certeza disto.
Agora a deixe como esta, nada de trocar substrato já tentei fazer isto varias vezes kkk 😮ops: não da certo.
a próxima intervenção deve ser feita só no final do inverno, isto se a planta já estiver brotando ok.
Não se esqueça do hormonio enrraizador...
Boa sorte...
t+