Nikkei 10014/04/2010 16:06
Estaquia de junípero
Oi pessoal, vou fazer estaquia de junípero, qual a experiência de vcs neste caso? Vi neste site:
http://raizesbonsai.vilabol.uol.com.br/propag.htm
alguém pode me dizer o que seria estaca tipo intermediária?
Antonio Donizeti14/04/2010 19:30
Esta não sei, mas vou pegar carona pra saber.
SEKI - Elio Luis Secchi14/04/2010 22:18
Nikkei, relendo a matéria vais perceber que diz aí que estaca intermediária é o galho do crescimento do ano anterior. Ou seja, o ponteiro dos ramos e a última parte do ramo e normalmente ainda detem a cor verde. do final da cor verde, onde começa a ficar marron é onde começaria a estaca intermediária. Vais notar pelas diferenças de cor da casca, onde ela termina e começa a parte mais velha do galho, isto é, a estaca basal.
Bom por experiência transmitida pelo bonsaísta e professor de bonsai, Charles Ferrante Júnior, e que pude provar na prática com sucesso, para juníperus, a estaquia de ponteiro e mesmo intermediária enraizam muito bem quando feitas em pura areia e colocadas ao sol pleno!!! cuidar para deixar a areia sempre úmida, sem encharcar. Eu até duvidei, mas fiz, e deu muito certo.
Se tiver acesso a planta mãe, podendo retornar no futuro, podes escolher galhos mais grossos e fazer alporquia, o que funciona muito bem.
Espero ter ajudado.
abraço
Nikkei 10015/04/2010 08:48
Obrigado Elio, vou iniciar as estacas. Não imaginava deixar em sol pleno! 😄
Amir Horikini15/04/2010 16:15
Mais quanto tempo eu deixo as estacas??
qual é a hora correta de retirar a tampa da estufa de garrafa pet?? alguem me ajuda??
SEKI - Elio Luis Secchi15/04/2010 22:14
Amir, o método que peopus aqui não usa nada para cobrir as estacas. É no sol mesmo!!!!
As estacas vão colocar brotos novos. Em tese o replantio só deve ser feito após uns 6-12 meses, dependendo da época em que foram feitas as estaquias.
abraço