Joelyvan14/04/2010 19:33
Ajuda com ficus, atualizando....
olá pessoal estou com essa planta e queria a opinião de voces...
em 07/09 era assim.

agora esta assim...

com muitas raizes saindo tanto por baixo quanto por cima do vaso...

Bem, minha duvida é... se eu devo coloca-la no escorredor qual o substrato ideal para essa especie e se eu devo poda-la ou aramar e se for o caso de podar, se voces poderiam fazer umas dessas projeções mostrando onde devo poda-la. estava pensando em adotar o estilo shakan ou moyo-gi, qual o melhor pra mim principiante...
aguardo resps.
goliveira15/04/2010 10:12
olá amigo
na minha opiniao o que voce tem a fazer agora é somente transplantar seu ficus para o escorredor
de fato a planta está alta, mas como estamos no outono acho que não é aconselhavel podá-la, mexer nas raizes, etc
apesar que podei o meu quase radicalmente há 10 dias de teimosia
vamos aguardar outras opiniões
Joelyvan16/04/2010 10:17
atualização
olá pessoal depois da sugestão do colega, coloquei meu ficus no escorredor. ai estão as fotos...
Antes

e agora no escorredor.
Logo posto mais fotos.
Nikkei 10016/04/2010 13:57
Joelyvan, se fosse eu, faria a poda das pontas de todos os galhos da planta, para estimular brotação nova. Como acho que não pretende diminuir a altura da planta por enquanto, isto vai aumentar a folhagem dela, podendo acelerar engrossamento de tronco e nebari
Outra coisa: me parece, pela última foto que a planta está só no escorredor, com areia?! É aconselhável colocar outra bacia por baixo, com substrato fértil, de modo a cobrir parcialmente o escorredor. Este substrato é que vai acelerar o crescimento da planta!
Se eu estiver falando besteira me corrijam.
Antonio Donizeti16/04/2010 17:43
Pelo que eu li aqui no forum, não a nescessidade de colocar outra bacia no momento, pode esperar as raizes sairem pelo fundo do escorredor primeiro.
Nikkei 10016/04/2010 17:58
Tem razão Antônio, é que assim acho mais fácil manter a umidade na parte de baixo (para não perder capilares por desidratação)
DigoF319/04/2010 16:54
ola, esta planta pode dar um ótimo hokidachi, porém esta faltando tronco e nebari, deixa a planta crescer livremente por mais alguns anos, a plante em um escorredor+mamadeira para acelerar o crescimento.
boa sorte...
t+