Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Jasmim

fabiorocha15/04/2010 14:01
Ajuda com Jasmim
Olá, ganhei recentemente um Jasmim-Anão, de 8 anos, e queria ajuda sobre como cuidar adequadamente dele.

Pesquisei na internet e sempre acho informações desencontradas, ora tem que ter água abundante, ora não pode aguar todo dia... não sei o que faço.

Também não sei se tem que ficar em contato direto do sol ou não.

E começo a notar que as folhas estão ficando amareladas e caídas... pra baixo.

Ah, seguem algumas fotos:

Qualquer tipo de ajuda será válida! Estou inteiramente disposto a investir no que for necessário para que o bonsai possa viver adequadamente.
Admiro a arte e confesso que foi o melhor presente que recebi em toda a minha vida! Um sonho realizado!
Laudir15/04/2010 14:49
Boas
1- Sol:
Evite o sol forte. Plantas precisam do sol para poder estar se alimentando melhor. Evite o horário das 10:00 às 15:00. Sempre entre 6:00 e 9:59 ou 15:59 e 18:00. Para nao ter tanto trabalho coloque ele abaixo de um sombrite a 50% ou sob a sombra de uma outra árvore.

2- Rega:
Evite enxarcamento. O ideal é vc tocar no substrato. Se perceber que está seco, é hora de regar. A rega vc deve ir colocando água até começar a pingar água pelo fundo do vaso.
fabiorocha15/04/2010 15:34
Ah, usar um sombrite é uma boa idéia!
Não pretendo deixar direto sob o sol, mesmo que em 50% de sombra, por causa de chuvas...

Sobre a rega, entendido!!!

Em relação ao amarelado das folhas? Tenho que me preocupar ou é normal? Acontece agora no outono mesmo?!

E em relação à adubo etc.? Fui recomendado a trocar o substrato de 2 em 2 anos, o período é correto mesmo?
edson060516/04/2010 00:55
Fabio,
posso estar enganado mas parece que a tua planta não tem mais que 10 cm de altura (Mame). Assim, todo cuidado com a rega é pouco. Na minha opinião, as folhas estão assim por alguma destas razões:

1 - falta de água
2 - aplicado algum inseticida/fungicida recentemente
3 - ficou exposto ao ar condicionado

É comum o jasmim perder folhas no outono/inverno, mas as folhas vão ficando amarelas, formando um belíssimo contraste verde/amarelo até cairem, e não murchando como aparece na foto.
Eu tenho 3 jasmins e eles ficam sob o sol direto, entretanto, não descuido da água.
Abraço.
Edson.
fabiorocha16/04/2010 01:35
Valeu pelas dicas, Edson!

Provavelmente o problema das folhas não é inseticida; ganhei a árvore há apenas duas semanas, não sei o que ocorria antes disso.
E ela não ficou exposta a ar condicionado.
Deve ser falta d'água mesmo, vou seguir as dicas do Laudir para tentar resolver isso.

E tentar deixar mais exposto ao sol também.

Novamente, brigadão!