Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer

Anderson Almeida15/04/2010 22:38
Acer
Olá pessoal estou postando a foto do meu acer que a tempo atrás não deu muito certo. A respeito das postagens mas agora da pra ver e gostaria de saber a espécie dele,inclusive se as raizes dele bem exposta seria possivél trabalhar com elas bem aparente.
E se esta espécie multiplica com alporque e estacas.[url
Elio16/04/2010 15:16
Olá Anderson!´

É um Acer palmatum.
Pode deixar com raízes expostas. Se usa muito, sobre pedra.
Pode reproduzir por alporquia e estaquia.

abraço
Anderson Almeida19/04/2010 12:03
Muito obrigado Elio por identifica-lo pra mim as raizes dele é esta a altura dele é de 1,80 vou fazer alporque na primavera acho que vai render. E no futuro um belo bonsai se tiver alguma sugestão, pode mandar. um abração.
Elio19/04/2010 15:02
Anderson, vendo o nebari noto que as raízes já estão muito grossas e bem aéreas, inviabilizando o estilo sobre pedra, visto que aparecerão os vãos sob as raízes, por não "grudarem" bem à pedra, já que será difícil achar uma pedra que se enquadre direitinho às raízes. Os espaços criados tirarão a naturalidade do estilo.

Assim, vejos 3 alternativas:

1. Veja o link - http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a - como modificar raízes grossas.

2. Ao transplantar, se tiver bastante raízes finas embaixo, podar essas raízes grossas, deixando-as bem curtinhas, para que depois ali rebrote raízes finas.

3. Ou então deixar como está e no próximo transplante enterrar mais a planta deixando aparecer só o início do nebari.

Um abraço
Anderson Almeida19/04/2010 21:37
agradeço pelas opções estou pensando em deixar raizes aérias será que fica um estilo compativél com espécie ou fazer como o senhor disse um nebari
claudionor anacleto20/04/2010 01:03
ola anderson
quando fizer alporque manda uma mudinha pra mim

hehehehehehe
Allan M20/04/2010 07:42
Eu tenho um Acer tridente e esou quase que com o mesmo problema: há algumas raízes grossas.

Vou experimentar essa técnica do Elio - de cortar as raízes grossas, passar pra um escorredor (usando sempre tiamina), para ver se o nebari melhora.

Acredito ser a melhor alternativa, claro, se tiver raízes finas em outros locais, pois o Acer é bastante resistente.
Elio20/04/2010 15:01
Essa técnica de poda de raízes indesejáveis, sem perder o nebari é "pode as raízes que vc quer deixar; e deixe as raízes que vc irá podar"

Veja as fotos:

ALGUMAS RAÍZES MUITO COMPRIDAS E GROSSAS, IMPEDIRIAM DE SE COLOCAR EM UM VASO RASO.

RAÍZES MAIORES, PODADAS

QUANDO BROTAREM RAÍZES ONDE FOI PODADO, ESSAS QUE APARECEM FINAS E LONGAS, SERÃO PODADAS TOTALMENTE.