Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

chamaecyparis obtusa - "Tuia nana"

madiaz19/04/2010 08:50
chamaecyparis obtusa - "Tuia nana"
Preciso da ajuda do forum... 😲
Entrei a pouco tempo nessa arte e estou mais perdido que cego em tiroteio rss. Tenho uma "tuia nana" dizendo q ela eh meio chatinha, e estou compravando isso agora, estou com ela a 2 meses e sempre esteve verde e bem saudavel... Mas de repente de uns dias pra ca (5 dias) ela começou a queimar algumas folhas nao só no interior da copa, mas tambem por fora... Escutei falar q essa especie tem q fik em sol pleno, outros falam q nao, cada lugar q procuro tem uma instrução...Gostaria q me ajudassem, moro em apartamento no rio, proximo a praia mas tenho uma varanda q pega sol durante toda a manha. Devo deixa-lo no sol nesse perido? ou coloco a meia sombra? adubo agora no outono? Devo tirar as folhas secas? E o substrato me parece um pouco compacto d+...mas nao sei se isso tem a ver 😕
Se alguem souber qual o "segredo" pra fazer essa plantinha sobreviver, nao fique timido rsss estou com medo de ela estar com o "pé na cova"...

Qualquer ajuda seria de grande ajuda! Grande abraço a todos
DigoF320/04/2010 12:52
Ola, infelizmente já podemos ter como possibilidade uma planta morta, isto poruque as coniferas só se mostrão secas um ou dois meses depois de morrer, mas isto não é motivo para desistir! tente recupera-la.
Vou responder algumas perguntas:

*vc deve deixa-la sim neste periodo, toda conifera adora sol, quanto mais sol melhor!

*Neste caso vc não precisa deixa-la a meia sombra, geralmente só deixamos as plantas a meia-sombra quando vamos recuperar as mesmas de transplantes...

*Como a planta esta debilitada vc não deve aduba-la agora, muitas vezes as coniferas demorão meses para se recuperarem, próxima adubação só na primavera.

*vc deve retirar as folhas secas sim, até porque depois de secas élas não trazem nem um benefício a planta.

*Sem duvidas o problema não esta no substrato, até porque sua planta cresceu nele, acredito que o problema esteje na rega e insolação, o susbtarto só deve ser trocado no final do inverno, isto se a planta estiver saldavel.
O tal segredo se chama paciencia hehe rega moderada e boa insolação!

Boa sorte1
t+.
madiaz20/04/2010 15:37
ate me desanimei no começo com a possivel da morte da bixinha haha
mas estou confiante q ela vai recuperar sim...tentarei postar alguma foto do antes e depois, como disse foi bem repentino.
Entao, sol direto e agua conforme necessario...e vou tirar o adubo tbm...vamos ve no q da!
Outra duvida, estou usando akele osmocote, axo q eh esse o nome, sao akelas bolinhas q absorvem a agua e vao lançando o adubo na terra aos poucos nao eh? Tem algum problema usar este tipo??

Valeu pela dica Rodrigo, assim q ela recuperar( acredito nela rss ) darei noticias
DigoF321/04/2010 12:15
Ola, espero que ela se recupere 😉 .
Sobre a adubação (para esclarecer) :
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=94177&sid=2276f855728525089c496b396da922e5
Eu recomendo ultilizar torta de mamona + farinha de osso + micronutrientes, mas isto é pessoal, com o tempo vc descobrira o melhor para as suas plantas.

Boa sorte...
t+