Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira Hibrida

Flavio Francisco19/04/2010 10:24
Jabuticabeira Hibrida
Olá a todos,
Adquiri esta jabuticabeira hibrida em Minas. De acordo com o vendedor, tem aprox. 4 anos. Ela estava num barril, mas ainda não estava totalmente enraizada. Fiz o transplante ontem, retirei todo o torrão antigo, e cortei o pivodante pela metade. Tinha bastante raiz fina. Fiz uma poda de limpeza, e procurei deixar o máximo de folhas possível. Reduzi a planta em 1/3 dos galhos existentes. Tentei dar uma forma do que pretendo para esta planta (veja no exemplo da última foto).
Ainda não estou muito certo sobre a poda que fiz, mas gostaria que esta jabu seguisse o exemplo da última foto.

Dados técnicos:
51 cm de altura
4 cm de tronco

Pergunta para os foristas:
- Qual o momento certo para fazer a desfolha, neste meu caso?
- O que fazer com aquela lesão do tronco? Caso seja escolhida aquela frente?
- Como melhorar o nebari? Só tem uma raiz mais grossa, no que deveria ser o nebari.

- Cuidados após o transplante
Durante 30 dias, sol até as 10h, rega diária, borrifar água nas folhas, vitamina por 1 semana?

Vhalveruth19/04/2010 16:11
gostei desta jabuticabeira... agora o bom é escolher uma frente
e retirar os galhos cruzados.... olhe bem no modelo q vc postou junto... não tem galhos cruzados

abraços
Laudir19/04/2010 16:17

Acho que esta foto expressa uma melhor frente
vderetti19/04/2010 16:40
To com o Laudir... essa é a melhor frente!
Vhalveruth19/04/2010 17:21
e eu tb estou de acordo com esta frente
Sergio Batalini19/04/2010 17:26
Ola,
Para dinamizar e acelerar o desenvolvimento da planta para a formação de uma copa densa vc terá que colocar numa bacia bem grande com substrato ideal para jabus { procure no forum ..}

Outro detalhe é este arame que vc colocou para fixar a planta ..
nunca devemos " enforcar" um tronco ou galho , pois corremos o risco de asfixiar e perder a planta ou galho .. { impedindo que a seiva circule ..}

Para prender uma planta num vaso pequeno devemos colocar o arame pelos furos de baixo do vaso .. e prender as raizes sem " enforcar" ...{ procure no forum como fazer... }

Espere os novos brotos e não pode novamente antes de uns 24 meses ...

boa sorte. 😄
Flavio Francisco22/04/2010 16:32
obrigado pelas dicas pessoal.
notei muitas folhas caindo, seria melhor fazer uma desfolha agora para melhor recuperação, ou aguardar o inverno?
Laudir22/04/2010 17:43
na minha limitada experiencia com jabus, eu aguardaria o inverno.
joão josé22/04/2010 21:26
Ela estará entrando em estado de dormencia agora. Até dá para desfolhar, mas a volta vai ser muito lenta! Aguarda o fim do inverno!
Alcides Junior23/04/2010 08:17
É um belo exemplar, tem um bom futuro.
Não se preocupe com galhos cruzados agora, a natureza tem lindas árvores com muitos galhos assim. Deve se preocupar com a recuperação dela, depois vem a estilização.
Flavio Francisco12/05/2010 14:15
Olá pessoal,
A Jabu ja está com novas brotacoes e está quase para completar 30 dias na sombra. Vou começar a adaptacao para o sol pleno semana que vem.
Agora, minha preocupacao é com este frio e ventos fortes.
Feita a adaptacao ao sol, é possivel colocá-la fora de casa mesmo com este frio, (15 ºC)?????
nickyfury13/05/2010 13:31
bonsai
Flavio, sua jabu parece estar saudável, com boa recuperação. Não há por que se preocupar com baixas temperaturas, então. 😄
Transcorridos 45 dias, independentemente do inverno, comece a adubar, para acelerar seu metabolismo, acrescentando um adubo orgânico (tipo TM+FO), em certa quantidade (digamos, um copinho plastico daqueles de café, bem cheio). Coloque então quatro copinhos, sendo um em cada canto desse vaso. 😄

Aplique cola branca de madeira sobre os cortes, para vedar bem e evitar apodrecimento pela penetração de agua. 😄 (eu uso cola tenaz ou cascolar). 😄
Flavio Francisco31/05/2010 10:22
oi nickyfury, a jabu está muito bem do lado de fora e os brotos crescendo bem. Alguns brotos nao estao se desenvolvendo, apareceram e nao crescem, justamente num lugar que precisa de folhagens. Pode ser falta ou excesso de sol? Este galho ja era? Tem alguma coisa que eu poderia fazer com estes brotos que nao crescem?
Quanto tempo ela deve ficar no sombrite antes de ir para o sol pleno? Nao encontro esta informacao em nenhum lugar.
Alguem saberia me dizer?
nickyfury31/05/2010 19:08
bonsai
Pode colocar a planta sob sol pleno imediatamente, sem nenhum problema. As minhas jabu são cultivadas todas sob sol pleno, não uso sombrite, a não ser para os mini bonsai, por causa da pouca terra dentro dos vasinhos, que o sol abrasador seca muito rapidamente. As outras plantas, sol o dia inteiro. 😄
Flavio Francisco09/01/2011 18:39
Sol pleno, das 13 às 18 horas.
Mais uma planta que apresenta queimaduras nas pontas das folhas, e uma tonalidade avermelhada também nas folhas mais velhas e a cada dia fica mais vermelha. Observei esta tonalidade em outras jabuticabeiras, numa floricultura. Pode ser algo natural?
Estava adubando a cada 15 dias. Mas agora vou passar para 45 dias de intervalo.
Chuva todos os dias, solo constantemente molhado. Estou regando diariamente, mesmo com a chuva diária.
O que fazer agora? deixar crescer, e ramificar, ou uma desfolha?

Uploaded with ImageShack.us
joão josé09/01/2011 21:17
Eu costumo desfolhar as jabus nesta época. Acho que seria interessante realizá-la.
Paulo W.M.09/01/2011 22:03
Concordo com o Joao. Pra poder ter uma noçao melhor da estrutura =D
jcmorosky10/01/2011 11:48
Flavio... eu tenho uma jabuticabeira na minha sala... e ela teve muito problema com isso. Não é o adubo, pois eu não adubava! Só resolvi o problema retirando as partes modificadas... muitas vezes retirando o galho todo. Hoje ainda aparece umas folhinhas assim, mas quando começa a queimar a pontinha, já tiro a folha.

Não sei o que pode ser, mas se for ferrugem" só cortando fora e não deixando nenhuma folhinaha/galho no vaso, sobre a terra, pois contamina.
Flavio Francisco10/01/2011 19:22
Julio Morosky Filho,
vc disse que tem uma jabuticabeira na sua sala? Dentro de casa? Quais as condições de cultivo? Sempre esteve em ambiente fechado?
Flavio Francisco10/01/2011 19:26
Desfolhada.
Estou na dúvida do que cortar e o que deixar.

Uploaded with ImageShack.us
joão josé11/01/2011 00:02
Todos os galhos secundários e terciários, que não se bifurcam nos primeiro centímetros devem ser podados mais curtos para produzirem novos ramos e bifurcações. Ressalta os olhos principalmente aqueles da direita, que saem fora do desenho da planta. Se fosse minha faria isto, rs!
jcmorosky11/01/2011 08:08
Flávio, é isso mesmo. Moro em um apartamento no 14º andar e tenho uma jabuticabeira na minha sala de estar. A sala tem vidro do teto ao chão, mas não tem varando (terraço, como chamam alguns). O sol varia de acordo com a época do ano. Ela pega o sol da manhã. Nesta época o sol bate menos, mas normalmente de 7 às 11 tem algum sol passando pela janela.

Ela está muito bem, até produz alguns frutos, só não deu muitos porque fui reduzindo o tamanho dela, até chagar à metade do que tinha antes, para que a copa não encostasse no teto e para que pegasse mais sol. Este ano acho que deve produzir mais, pois prometi não fazer nenhuma poda até o ano que vem, quando farei seu reenvase.

Minha primeira postagem no fórum foi sobre ela: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11669&highlight=julio+morosky

Abração.
Flavio Francisco11/01/2011 09:15
Julio,
interessante saber que vc cultiva uma jabu na sala.
Aqui venta muito e o sol é forte. Ja pensei em colocar dentro do ap, mas fico com medo de perder a planta.
Como está sua jabuticabeira hoje? Coloca uma foto. Vc ja fez um bonsai dela?
Tem pouca informação sobre as jabuticabeiras que são cultivadas dentro de casa. A maioria acha que se fizermos isso, ela vai morrer. 😈 A sua, pelo contrário, até frutificou... qual o segredo? 😲
Vc poderia informar os cuidados com ela? Vc borrifa a folhagem sempre? Como vc cuida dela?
jcmorosky11/01/2011 14:08
Flávio, já combinei com minha mulher que não vamos fazer um bonsai dela. Vou dar uma arrumada na copa, mas não vou cortar nadinha dela neste ano.

Nunca tive maiores cuidados. Exceto quando ela estava com colchonilhas, só recebeu água até meados do ano passado. Este ano que coloquei uma porção de adubo (osmocote) para ela. De resto, tento coloca-la no lugar que pega sol por mais tempo. Só pega o sol da manhã.

Assim que for possível posto uma foto dela.