Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina como era e como ficou

Andre Antoniazzi24/04/2010 19:09
Ficus Benjamina como era e como ficou
este é meu ficus benjamina variegata como era e como ficou depois das opinioes embora foi enfatizado o defeito do tronco mesmo assim nao gosto de perder nenhuma planta,vamos ver no que vaio dar.Abraços
Markus Von Kossel24/04/2010 22:04
O tronco trançado vai demorar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pra deixar de parecer trançado!!!!

Esse é um grande problema.... na natureza vc não encontra troncos trançados assim!

Mas vale a experiencia!!

PAciencia e sorte!
Sergio Henrique Domingues25/04/2010 15:18
acho que com o tempo vai ficar muito bom mais pra frente voce tbem pode dar uma raspada no tronco pra diminuir a aparencia dos lacos.

Meu ficus tbem e com o tronco entrelacado da uma olhada como ta, quase ja nao da mais para ver. logo logo desaparecera e esse nunca foi raspado ainda.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14150

pode apostar que vai ficar muito bom, claro demora um bocado mais vai ficar bom sim
claudionor anacleto25/04/2010 20:27
OLHA O BOM SERIA COLOCA-LA NO ESCOREDOR E MAMADEIRA PARA ACELERAR O DESAPARECIMENTO DO TRONCO ENTRELAÇADO E FAZER RASPAGEM COMO CITADO PELO AMIGO DO FORUM
ABRAÇOS
Arzivenko25/04/2010 22:12
Acho que você pode plantá-la em um recipiente maior e esquecer por alguns anos (alguns mesmo, no mínimo 3), ou dar de presente para alguém.

Se fosse minha, jogaria fora, desculpe a sinceridade.

Dê uma lida neste artigo do mestre Walter Pall:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12801
SEKI - Elio Luis Secchi25/04/2010 22:40
Concordo com os colegas, claro, o jogar fora do Arzivenko é modo de dizer. Pode colocar no jardim, num vaso como planta de ornamentação, topiaria, doar para alguém, sei lá.
É que são vários os problemas, o tronco trançado já citado aqui. As folhas variegadas (branco com verde) que também não é natural e contra indicado para bonsai (apesar de ter bonsai por aí com plantas variegadas). O nebari segue trançado, mesmo que com o tempo se poderia dissimular o efeito trançado no tronco. Então teria que abrir a trança do nebari. Ou seja, não vale a pena trabalhar planta assim, até porque o amigo tem acesso a material muito melhor. A questão é aos poucos aprender a escolher.

abraço