Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cerejeiras

hraphi25/04/2010 11:19
Cerejeiras
Oi amigos, gostaria de opinioões sobre essas duas cerejeiras, se estiverem mal conduzidas podem criticar a vontade, e me orientar com projeções se possível...

Uploaded with ImageShack.us

Essa Cereja do rio grande, aramei nesse verão, para que recebesse mais sol nas partes internas da planta, fiz uma desfolha, e fiquei impressionado com a redução das folhas, estavam enormes e agora estão quase do tamanho da cerejeja anã abaixo...

Aguardo sugestões, abraços...
Elio25/04/2010 15:55
Hrapi, a primeira está muito bem estilizada como Hokidachi. Parabéns!
A segunda ainda está sem estilo. Se quiser hokidachi precisa abrir o leque como na primeira. Se quiser Moyogi, tem que selecionar podar galhos.
hraphi25/04/2010 19:19
Elio escreveu:
Hrapi, a primeira está muito bem estilizada como Hokidachi. Parabéns!
A segunda ainda está sem estilo. Se quiser hokidachi precisa abrir o leque como na primeira. Se quiser Moyogi, tem que selecionar podar galhos.

Valeu Elio, obrigado. Mas Como eu faria para formar um moyogi com a segunda? vc poderia fazer uma projeção?, ou dar algumas dicas, de que galhos podar ou selecionar?
Elio25/04/2010 19:52
Hrapi!

Para um moyogi, fazer as podas no final do inverno. Os 2 ramos finos, tracioná-los ou aramá-los colocando na horizontal. A poda nos 2 ramos finos deve incentivar brotações secundárias. Depois deixe-os crescer livremente para engrossarem. Como ficará sem galho de fundo, após a poda, coloque a planta com a parte de trás voltada para o leste a fim de incentivar a brotação de um galho de fundo.
É trabalho para alguns anos, mas ficará com boa conicidade de tronco e boa sinuosidade.
Abraço

hraphi06/06/2010 15:29
Atualizando..., resolvi fazer Hokidashi tb.

Já sem alguns arames, e em uma bacia plástica maior, para engrossar um pouco mais o tronco...

hraphi01/09/2010 13:43
Nunca tinha dado nenhum fruto, está comigo a pouco mais de dois anos, começei a pesquisar e achei uma matéria sobre adubo com ração canina, e em menos de dois meses, apareceram botões de flor em praticamente todos os galhos, o transplante para uma bacia maior deve ter ajudado tb, mas a adubação com certeza funciona, olhem a foto abaixo...

hraphi12/10/2011 15:41
Evolução após 1 ano...

Felipe12/10/2011 20:43
Dá-lhe Biriba!!!!!
Kuruta05/11/2011 10:29
Sua cerejeira do rio grande(primeira foto) parece muito com a minha, eu estou seguindo esse estilo também

--------------------------------------------------------------------
迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ.(Mada minu sekai he - ARASHI)
ROGÉRIO DIAS05/11/2011 12:58
É
SUAS PLANTAS SÃO BEM LEGAIS,,,MAS NA MINHA OPINIÃO,VC PODERIA MUDAR O ESTILO DE UMA OU OUTRA,,,POIS TODAS SENDO HOKIDASHI FICA MEIO REPETITIVO.
Filipe Henrique05/11/2011 23:02
hraphi,

um hokidash, seguindo as regras da escola que lhe confere o nome tem tronco reto, assim como o shokam.
Em ambos os estilos é necessario um nebari bem organisado e radial para um bom equilibrio da planta condizendo com o estilo. são plantas que representam arvores que nascem sem muitos disturbios da naturesa ou que superam impavidas e indiferentes as adversidades. Portanto, desenvolvem-se plenas e simetricas.

a escola japonesa é bem definida para classificação de estilos e segundo ela, a segunda planta não se enquadra neste estilo.
a 1ª planta precisa de podas comoforme a explicação abaixo:

sorry.
🙄

UM ESTILO ESPOSTO NO LIVRO DO NAKa seria mais conveniente para sua 2ª planta na minha opnião:
shizen(natural)- zukuri (estilo) estilo natural.

da pra ver na forma como ele desenha um hokidash que [e um estilo de tronco reto:

porem, muitas vezes no bonsai um estilo se seobrepoem a outro e vc pode dar caracteristicas desse estilo:

tronco reto com perfil redondo...

vlw

abraços
nickyfury06/11/2011 11:25
bonsai
Hraphi, tendo conseguido desenvolver bem suas plantas até agora, há que fazer apenas uma ressalva: deve buscar gradativamente reduzir um pouco o comprimento dos galhos, visando adensar a copa, isto é, densificar a folhagem, de maneira a preencher os espaços vazios e areas negativas entre os galhos, tanto na primeira planta quanto na segunda.

As brotações estão muito nas extremidades dos galhos e isso deixa a planta "vazia" no interior. Para melhorar, pode ir cortando aos poucos os galhos primários, preservando as bifurcações, de maneira a reduzir o entrenós e obter novas brotações mais próximas do tronco. À medida em que for conseguindo a redução, irá tambem aumentando a densificação, otendo uma copa mais "cheia", caracteristica principal desse estilo.