Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda sobre o Bonsai - Romã

fac170503/10/2005 14:31
Ajuda sobre o Bonsai - Romã
Olá !!!!!!

Me chamo Fernando e tenho um bonsai romã, eu troquei a terra e o adubo antigo e coloquei um novo, só que fazem dois messes mais ou menos e não nascem mais folhas nele. Será que o Bonsai morreu 😢 ou é normal ?

Como devo proceder ? 😂

Desde já agradeço a atenção
Mário A G Leal03/10/2005 16:05
Fernando, você podou raízes? Quando reenvazou sua árvore ficou exposta ao sol?
Werlei Purgatto03/10/2005 16:22
olha não passo te afirmar que esta morto, discasque um pouquinho o tronco com a unha se estiver verde ainda esta vivo, se não estiver verde nem perto da raiz aí pode preparar o velório, se estiver verde aguarde mais 1 mês.
Você leu alguma coisa sobre bonsai antes de transplanta-la, pelo que você descreveu vc colocou adubo no substrato e isso não é muito recomendado, leia os tópicos do forum e visite o site do Ateliar do Bonsai e você vai aprender muita coisa, desculpe pq não sei o seu grau de entendimento de Bonsai.
fac170505/10/2005 08:55
Mário A G Leal escreveu:
Fernando, você podou raízes? Quando reenvazou sua árvore ficou exposta ao sol?

Podei sim e deixei no sol.
fac170505/10/2005 08:58
Werlei Purgatto escreveu:
olha não passo te afirmar que esta morto, discasque um pouquinho o tronco com a unha se estiver verde ainda esta vivo, se não estiver verde nem perto da raiz aí pode preparar o velório, se estiver verde aguarde mais 1 mês.
Você leu alguma coisa sobre bonsai antes de transplanta-la, pelo que você descreveu vc colocou adubo no substrato e isso não é muito recomendado, leia os tópicos do forum e visite o site do Ateliar do Bonsai e você vai aprender muita coisa, desculpe pq não sei o seu grau de entendimento de Bonsai.

Eu não conheço muito de Bonsai não.... Antes de trocar a terra e adubar eu li algumas coisa sobre como fazer.
Obrigado pela Dica !!!
Werlei Purgatto05/10/2005 10:17
E aí Fac blz,
Olha o que aconteceu é que vc teria que ter colocado a árvore à sombra após o trasplante, até ela se recuperar, e a adubação só poderia ter sido adiministrada após a recuperação da mesma.
Mário A G Leal05/10/2005 10:34
Isto é mal. Tente colocá-la em local sombreado e sem vento. Continue mantendo a terra úmida. Espere algum tempo. Pode haver salvação...
Agora se os galhos estiverem todos quebradiços...aí...não tem solução.
Estamos aguardando.

fac1705"]
Reinaldo Moretti05/10/2005 12:30
Já perdi algumas Romas, acontece que normalmente quando compramos mudas de roma elas costumam vir envazadas em um substrato completamente barrento, e quando vamos fazer a troca de vaso e substrato se perde muita raiz capilar pois a mesma é bem fininha e fica grande parte presa nesse barro, o que só isso já poderia ocasionar grandes problemas para a planta, o ideal seria quando do reenvazamento
tirar pouco desse barro e plantar novamente, eu quando mexo em raiz de roma retiro no maximo 20% e tenho conseguido bons resultado em todos os meus reenvazamento de 2 em 2 anos.

abraços