Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Amora Preta 007

12
Vhalveruth27/04/2010 09:02
Amora Preta 007
Bom dia!

Queria opiniões sobre minha amora...

O problema é q minha cachorra comeu o apse, agora estou esperando alguma brotação para ser o novo apse..

Tem um Galho de fundo, q não da de ver nesta foto.

Vamos aos pontos:

1- Como fasso para as raizes abraçarem legal a rocha?
2- trabalhar akela parte em madeira morta? um uro ou acoisa assim?
3- Brotações na base ajudam a desenvolver um nebari melhor?

Bom acho q é isso...

abraços
Laudir27/04/2010 09:18
tome cuidado pq amoreira apodrece muito rápido onde tem madeira morta....
acho q um uro bem tratado com sulfocalcica vai ajudar vc a ter um belo exemplar
Vhalveruth27/04/2010 10:00
Bom dia Laudir!

é o q vou providenciar este final de semana, vou começar tratar para no inverno fazer um uro mais bonito, abraços
Sergio Batalini27/04/2010 13:48
Para que as raizes se fixem melhor a pedra , o ideal seria vc enterra-la junto com a planta...
Neste escorredor não a espaço sufocoente para este processo ... Plante no chão para que as raizes fiquem bem vigorosas e "abracem" a pedra ...
Vhalveruth27/04/2010 17:04
Bonsai sérgio!
olhe, o chão é um lugar raro pra mim, então queria saber se eu providenciar um escorredor maior (tipo uma bacia toda furadinha) e colocar em cima da mamadeira (uma bacia maior ainda) e e com ela toda enterrada funciona?

queria ter mais terra para poder colocar no chão

abraços
Laudir27/04/2010 18:32
a Amora enraiza muito facilmente.
Creio que só um recipiente maior já vai poder render boas raízes.
Vhalveruth27/04/2010 19:35
Laudir, Então, eu coloquei na mamadeira com esterco, se eu cobrir a parte de cima das raiz tb, mas sem precisar tirar do substrato, so colocando uma borda e enchendo de terra..
(não sei se vc me entendeu)

abraços
Werlei Purgatto28/04/2010 16:16
Para as raizes abraçarem a pedra você tem que deixa-la desenvolver mais do que vc pretende que ela fique no final, deixe-a crescer livremente emgrossando bem as raizes, e só depois que estiver pronta a parte do nebari é que vc vai começar a se preoculpar com a copa da arvore.
Laudir28/04/2010 16:28
tive uma boa experiencia com a amoreira (a vermelha mesmo).
com estaca:

descasquei a base do galho/estaca e plantei em areia 60%+terra estercada 40%.

boa drenagem??? Ela nao suporta substrato enxarcado.... eu regava somente uma vez ao dia. Porém deixava muita água...

Quanto às raízes, virou uma cabeleira....

Problema:
só perdi esta estaca pq foi atacada por fungos, ou seja, enxarcamento. estava testando mesmo então nao fez tanta falta.

a sua idéia de somente cobrir é boa...
sugiro tb vc pegar um prego e dar algumas espetadas na casca onde deseja que surjam raízes. Mas lembre-se, é uma sugestão.
Vhalveruth28/04/2010 17:15
Boa tarde!

Olhe, vou seguir suas dicas de fazer um voodoo com ela....

Cou cubrir as raizes este final de semana para ver como ela reage.

e tb vou aproveitar e fazer um uro nela... ou deixo pro inverno?

So mais uma coisa, acho q se deixar um galho crescer livre com um tempo e depois cortar fora (esqueci o nome deste termo) assim como o tronco as raizes tb vão dar uma encorpada isso ajudara as raizes a abraçar a rocha?

Quero realmente aprender mais sobre esta especie pois tenho 2 yamadoris me esperando
=)
Laudir28/04/2010 17:50
alguem disse que o "galho de sacrifício" serve pra isso mesmo, encorpar a planta. Já para enraizamento nao sei te dizer a respeito...
o ideal é vc deixar rolar direto no escorredor....
Vhalveruth28/04/2010 18:49
Laudir.. é o q eu vou fazer, pq por lógica se encorpa a planta ene encorpa as raizes q crescem conforme a planta....

achoq é isso, e hj ainda li em um tópico de um ulmos sobre rocha e ele fez o galho de sacrifício para a raiz abraçar a rocha

vamos ver no q vai dar tb neh

abraços
Werlei Purgatto29/04/2010 08:14
Dê uma olhada nestas fotos de tecnica avançadas do site http://www.bonsai4me.com/index.htm

Veja como as raizes estão finas aqui.

Este é o galho escolhido para ser o "galho de sacrificio".

Veja como o galho se desenvolvel.

repare como as raizes engrossaram.

Agora é só esperar desenvolver a copa.
Vhalveruth29/04/2010 09:02
Werlei Purgatto,

Muito obrigado pelas dicas, e acho q imagens valem mais q 100 palavras nessa ocasião....

Era o q eu estava pensando em fazer mesmo, agora vou escolher um galho de sacrificio e deixar ele crescer livremente por um bom temo.... abraços
Laudir29/04/2010 09:15
Realmente... as imagens falam bastante...

sugiro, baseado nas imagens, que vc faça um bom buraco no chão.
-jogue no fundo dele areia grossa 50%+terra estercada 30%+pedriscos 20%
-coloque o conjunto bonsai/pedra
-preencha o resto com areia grossa pura (para facilitar o arranquio)

no chão qualquer planta rende melhor, ainda mais qdo se trata de amoreira

procure de vez em quando, usar uréia diluída em água com enraizante

a uréia ajuda no crescimento da planta

http://fisiologiavegetal.homestead.com/files/metabolismo_do_nitrogenio.htm
Vhalveruth29/04/2010 10:48
Laudir, o problema é onde plantar, conseguio um espaço para minhas plantinhas e pedaço de chão ta foda pra plantar.... mas vou mante-la bem adubada no escorredor/mamadeira... vo ver no q q vai dar

abraços
Renato Rodrigues Roehrs30/04/2010 09:40
Vhalveruth, to postando para acompanhar.

Tens uma bela árvore em mãos! Parabéns!

Abraços.
Vhalveruth30/04/2010 09:54
Renato Rodrigues Roehrs
,
obrigado =)

E fique vendo sim, a aula não é miha, é dos nossos companheiro q respondem minhas duvidas impertinentes =)

abraços
nickyfury01/05/2010 21:18
bonsai
Ao invés de plantar no chão, compre um vaso plastico preto, tamanho grande, desses que se usa para formar mudas em floriculturas. O material de que é feito é bem fino, mas serve para formar estruturação de raiz sobre pedra, eu uso muitos aqui na minha chacara. 😄

Faça furos no fundo e na lateral, para permitir uma boa aeração das raízes. Mantenha o vaso sobre tijolos ou lajotas, fora do contato com o solo, para que as raizes não entrem solo adentro. No vaso, o controle sobre o crescimento da planta e o engrossamento das raizes é mais facil do que no solo, onde elas podem engrossar mais de uma lado do que do outro, como mostrada na foto do colega. 😄

Esse vaso plastico de que falo deve ter uma boa altura. Forre o fundo com caco de telha apenas, em seguida cubra os fragmentos com areia grossa de rio. Deposite a pedra com a planta, cubra tudo, mantendo de fora apenas o caule, cobrindo toda a pedra e as raizes. Retire o plastico e use barbante para fixar as raizes no lugar. O plastico não se decompõe e contribui para o apodrecimento das raizes, o cordão não. 😄
Vhalveruth03/05/2010 14:36
nickyfury, Vou so recapitular.....

Então, pego um vaso grande (esse eu eutenho, acho q até maior do q precisa)...
Fazer furos na lalterais... Quanto mais melhor? tipo um escoredor?
Substrato eu uso 1 camada de cacos de telha (grandes?) e depois encheo de areia por cima?
Então eu planto ela so em areia de rio mesmo?
Amarro com barbantes (essa foi a parte q melhor entendi)

Obrigado pelas dicas

abraços
Tiago R03/05/2010 16:21
Eu acho que ela TOTALMENTE por cima da pedra perde a naturalidade. É como se ela começasse a crescer fora da terra.

Mas ficou muito bonita e onipotente.
Laudir03/05/2010 17:19
Vhalveruth escreveu:
Fazer furos na lalterais... Quanto mais melhor? tipo um escoredor?

sim! quanto mais furo melhor
Vhalveruth escreveu:
Substrato eu uso 1 camada de cacos de telha (grandes?) e depois encheo de areia por cima?
não, vc vai misturar tudo. com a areia de rio.
Vhalveruth escreveu:
Amarro com barbantes (essa foi a parte q melhor entendi)
sim para poder deixar as raízes presas à pedra.
RicardoGV03/05/2010 19:25
Estou postando para acompanhar, pois gosto de amoreiras...
está tudo certo, siga o que o nicky disse e que o laudir simplificou...

ainda não te preocupes com estética, pois neste caso é a função dela sobre a pedra. Aquele exemplo desenvolvido da pag. anterior te mostra isso, o belo ficou quando passou pro vaso de destino...

qualquer dúvida continue postando, estamos aqui para ver acontecer um resultado satisfatório, boa sorte, que dê tudo certo!!!

RicardoGV
Vhalveruth07/02/2011 13:43
Boa tarde!

Então depois de um tempo sumido... to voltando...

Entaõ.. desisti de fazer sobre pedra.... olhei melhor e ela estava com um nebari bem distribuido...

Então replantei ela... sabado agora voi aramar ela para distribuir melhor os galhos...

Bom, ai esta a foto...

abraços
Becker07/02/2011 22:39
😮 Vhalveruth e Werlei ,estão desenvolvendo um exelente trabalho,parabéns........ 😉
12