Calliandra Spinosa em recuperação
Leonardo Lyra Lyrio27/04/2010 22:09
Calliandra Spinosa em recuperação
Olá amigos,
Essa foi minha ultima aquisição. Uma Spinosa vinda do Ceará. Está em recuperação do yamadori na areia grossa e biofert raiz. Fiquei boqueaberto com a textura da casca dessa espécie. Há muita madeira morta a ser trabahada.
Gostaria de receber projeções dos desenhistas de plantão
Abraço
Leonardo L. Lyrio
Sergio Henrique Domingues27/04/2010 22:24
cara adorei
essa com certeza vai ficar linda, so nao vou dar minha opiniao pois nao entendo muito e muito menos em se tratando de estilo.
mas que vai ficar bonita vai com certeza
Leonardo Lyra Lyrio27/04/2010 23:14
Espero não decepcionar as espctativas sobre essa plata.
Tenho até o ano que vem para decidir o rumo dessa belezura
marco_avelar27/04/2010 23:32
Leonardo muito bom material. Vai dar para trabalhar em madeira morta para melhorar ainda mais o trabalho.
Seria bom tirar fotos de outros ângulos para facilitar as opiniões.
Abraço.
Leonardo Lyra Lyrio28/04/2010 16:36
Laudir28/04/2010 16:41
seria bom tbm que esperássemos uma brotação para saber onde é e onde não é madeira morta
Markus Von Kossel28/04/2010 23:16
Vai ficar linda!
Vamos esperar pra ver aonde é vivo e aonde é morto!
Mas tem muito Jin pra trabalhar!
baita futuro!
Renato Rodrigues Roehrs29/04/2010 17:06
Leonardo, vou acompanhar a evolução desta planta.
Ótimo material! Vai dar o que falar.
Abraços.
Leonardo Lyra Lyrio04/07/2010 12:39
Spinosa
Olá amigos,
Aí vai a evolução dessa calliandra, estou a retirar dois alporques, não foi perdido nenhum galho durante a recuperação, todos vingaram com brotações. Pretendo reduzí-la de tamanho pela metade e trabalhar com madeira morta, se alguém puder sugerir alguma projeção.
Tirarei novas fotos em outros ângulos

Leonardo Lyra Lyrio04/07/2010 12:51
Leonardo Lyra Lyrio04/07/2010 12:54
Leonardo Lyra Lyrio04/07/2010 21:30
spinosa
Aí vai o que estou pensando para essa spinosa. Terei que comprar uma retífica hehehe.
Opinem á vontade

Elio05/07/2010 12:43
Leonardo, considerando que a folhagem dessa espécie é rala, acho que seria interessante deixar mais massa verde.
abraço
Leonardo Lyra Lyrio08/08/2010 20:16
Spinosa atualizada
Olá amigos,
Tomei coragem e resolvi começar a conduzir a planta. Retirei dois alporques e tem mais um na arte de trás da planta para ser retirado. Eis o que sobrou da dita cuja.
Separei o material para ser trabalhado em madeira morta. Serà meu primeiro trabalho em madeira morta.
Estou a comprar uma dremel, vou dar uma treinada e colocarei a mão na massa nessa monstrinha
Passei a calda na madeira exposta. Detalhe do share
Não tenho muita noção para o tamalho dos jin. Se Algém tiver tempo para realização de uma projeção, fique à vontade.
Obrigado
Márcio Friedrich Ribeiro08/08/2010 21:54
Oi Leonardo!
Cara, eu sei que agora já pode ser meio tarde para a sugestão tendo em vista que já trabalhou a planta, mas como parece que restou boa parte da estrutura viva original, vou sugerir assim mesmo.
Apenas peguei a segunda foto que você postou e girei para a esquerda para ter uma idéia de como poderia posicionar para obter um estilo Han-Kengai (Semi cascata)
Acredito que toda contribuição é válida e fica aqui a minha!
Alexandre S. Coelho12/08/2010 15:06
Oi Leo
O bom mesmo é que você aproveitou toda a planta com os alporques!!!
Gostei do teu projeto! Então teria que podar e desfolhar o galho de cima para ver se surgem brotações mais baixas 💡
No trabalho em madeira faria assim:
Surgindo brotações baixas, a parte de cima poderia virar jin também 😉
Leonardo Lyra Lyrio13/08/2010 21:16
Olá Alexandre,
Excelentes observações. Não havia pensado em tornar a parte superior da planta em jin.
Os alporques vão indo muito bem. Não temos Spinosas em minha região, e acabamos pagando caro pelos exemplares. Não pude dar o luxo
em perder material para próximos trabalhos.
Já o trabalho em madeira morta é mais o menos o que pensei. Tentarei seguir a projeção. Muito obrigado
Gustavo Gonçalves14/08/2010 11:27
Qual a altura atual da planta?esta é a caliandra vermelha, correto?
Leonardo Lyra Lyrio14/08/2010 13:07
Tem 24 cm.
Não é a vermelha . Essa é a tão cobiçada nativa do Ceará. Olha a textura do tronco!
Abraço
Gustavo Gonçalves14/08/2010 14:42
Interessante.As flores sao de que cor entao?
Leonardo Lyra Lyrio23/05/2011 09:54
Atualizando,
Um ano desde a coleta.
Ainda não trabalhei a madeira morta, estou a espera da chegada das fresas que encomendei. Foi apenas tratada com a calda.
Aguardo as sugestões.
Abraço
Rodrigo Zanchetta23/05/2011 12:54
Fala Leonardo, tudo bom?!
Essa caliandra é proveniente do Torquato? Ela chegou bem em sua casa? Como foi a logística?
E outra pergunta, como conseguiu calda para tratar a madeira aqui em Vitória? To procurando faz tempo, já pensei até em fazer em casa, mas desisti depois de ler alguns conselhos aqui no fórum...hehehe
A planta tem um grande potencial...agora ao meu ver é deixar ela crescer livremente, recuperar o nebari e ir podando para estimular as brotações mais baixas.
Abraços
Angela Fernandes23/05/2011 13:48
Leonardo !!!!
Eu não faria intervenção alguma agora.
Como a dificuldade em adquirir a espécie é enorme, deixe os galhos crescerem bastante e estimule a floração.
Elas dão muitas vagens e você poderá recolher as sementes.
Semeadas elas rebrotam em média em 6 dias.
Temos uma enorme que floresce muito e 2 em vasos que também estão com flores.
Leonardo Lyra Lyrio23/05/2011 19:31
Rodrigo,
Sim essa arvore veio sim do Torquato, Chegou em bom esado e se recuperou logo. No entato me arrependo de tê-la adquirido tendo em vista a quantidade desenfreada de coletas realizadas pelo Torquato, logo logo essa espécie magnífica desaparecerá em seu ambiente natural. Cabe a nós concientizarmos e produzir nossos próprios exemplares sem retirá-las da natureza. Por isso decidi não comprar mais essas platas coletadas.
Essa árvore me rendeu 3 ótimos alporques. Um foi doado a um colega que queria adquirir a espécie, e outros dois estão comigo, inclusive estão florindo, se tiver interesse disponibilizo para troca no intuito de fazer a minha parte e minimizar miha parcela de culpa ao comprar tais plantas coletadas da natureza.
Angela,
Ótima dica, como mencionei tenho alporques que estão a florir provenientes dessa árvore, vanos torcer para que venhão as vagens para dsponibilizar aos colegas.
Quero te agradecer por semear em mim a paixão do bonsai, não sei se você se lembra mas tenho um pitecos um acer e um lingustrum vindos aí da colega quando estava começando com essa paixão. Meu muito brigado
Angela Fernandes23/05/2011 19:44
É isso aí Leonardo !!!!!
Já comprei plantas no Torquato também...
Aconselho a fazermos uma campanha contra este tipo de aquisição
Claro que me lembro das mudinhas que lhe enviei.
Agora estou semeando muitas calliandras e assim que der vou disponibilizar algumas sementes.
Já enviei para 3 amigos daqui do forum....