Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

estaquia de primavera

ADN29/04/2010 10:02
estaquia de primavera
Olá amigos, gostaria de saber se fizer estaqui de primavera nessa época (final de abril começo de maio) vou ter susseço? obrigado
Allan M29/04/2010 11:30
Sua estaquia de primavera tem de ser na primavera.

Além do trocadilho, é recomendável que não se faça estaquia, alporque e muitas outras técnicas em plantas nesse período que estamos, pois as plantas tendem a reduzir o ritmo de seu metabolismo.

Não que não possa dar certo, mas as chances de dar certo são menores.
ADN29/04/2010 13:11
ok allam obrigado
talves eu faça uma para testar, mas obrigado pela dica at+
Andre Antoniazzi29/04/2010 23:02
estaca de primavera
Ola amigo estava lendo sua postagem sobre estacas de primavera,nao querendo estimular o processo que muitos nos aconselham a fazer na primavera o que é certo,mas estou fazendo umas estaquias aqui no sul que nessa epoca é meio dificil pelo frio mas li uma materia de estufas com garrafas pet aqui no forum sob titulo de materias bem interessantes e estou fazendo uma experiencia,se deu raiz ainda nao sei foi a duas semanas que comecei fiz de jabuticaba,duranta e acerola,as de jabuticaba e acerola esta nascendo ate folinhas espero que de certo em tds,por isso aconselho a dar uma olhada nesta materia é bem interessante assim como tds as outras,espero que tenha ajudado.Abraço
ADN30/04/2010 08:46
obrigado Andre
achei interesante nem sabia que dava para fazer estaquia de jabuticaba, vou procurar aqui no forum a materia falando sobre as estufas valeu at+
Allan M01/05/2010 12:11
Estaquia de jaboticabas e mirtáceas em geral é algo difícil - se vc manter o solo bem umido, elas até crescem e soltam algumas folhas, mas depois secam.

Há um posto aqui pelo fórum, do Geraldo Inocêncio, que ensina a fazer estaquia de jaboticabas - é o método mais considerado que já vi, se se quiser obter mudas de jaboticaba já produzindo. Mas não é algo do dia pra noite, pois leva em média uns 6 meses e tem de ser feita na primavera, de preferência.

Não sei se pode dar certo com outras espécies, mas se tiver estacas disponíveis, não custa tentar.
Allan M01/05/2010 12:15
Aqui o post sobre como fazer estaquia de jabuticaba:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4832

Vale a pena tentar.

Abraços!
ADN03/05/2010 09:36
olá allam obrigado
gostei vou fazer
Ricardo Paiva05/05/2010 02:27
Olá Adriano, realmente o melhor seria no final do inverno/início da primavera mas se você tem o material acessível agora, faço um teste colocando as estacas em uma estufa.
Não esqueça do enraizador.