Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus o que fazer???

edinhomar29/04/2010 14:49
Fícus o que fazer???
Ola a todos, gostari de opiniões a respeito do que eu poderia fazer com esta muda,como obtive ela bem pequena minha idéia inicial era de de ir escolhendo e posicionando os galhos enquanto nova e só depois colocar na mamadeira para engrossar e ir podando,mas quando ela esta já com os galhos escolhido e começando a aramar no ano passado fui surpreendido ao encontrá-la com os galhos quebrados após mais ou menos 6 meses ela se transformou nisso:

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Toda estranha, e eu não sei o que fazer,estou pensando em cortar no tronco logo abaixo do primeiro galho e deixar crescer livremente ( não reparem no vaso, rsrsrs, ela já esta com as raízes prara dentro do solo do canteiro ( basicamente esterco ).

Agradeço aos interessados em me ajudar.
edson060529/04/2010 16:11
se fosse minha, eu podaria logo acima do segundo galhinho e esperaria por brotações mais baixas. Escorredor/mamadeira para no futuro tentar algo assim no estilo NATURALISTIC:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9324

Abraço.
Edson.
edinhomar29/04/2010 22:48
Ola Edson, seria isso?

Abraços
edson060529/04/2010 22:52
Isso mesmo, e aí é só esperar por novos brotos!!
Edson.
edinhomar30/04/2010 00:12
Ola Edson, vou fazer isso só não sei se a é poca é adequada para isso...
Já que ela tem uma mania de emitir raízes aéreas pensei se poderia envolver o tronco dela em xaxim ou algo do tipo,o que acho.

Ps; ví sua jabuticaba e gostei muito estou acompanhando o tópico.

Abraço e obrigado pela instrução.
Ricardo Paiva30/04/2010 02:07
Olá edinho, se minha faria uma poda mais baixa ainda, uns 5 cm acima do nebari.
Logo ela vai emitir muitos brotos, ai você escolhe um para formar o novo ápice, inclusive atribuindo movimento ao tronco reto.
Quanto a época e voc~e morá aqui no sul, deixaria pra fazer istono final do inverno.
Ah, aproveita para enterrar mais o nebari.
Nikkei 10001/05/2010 08:58
Oi Edinho, já pensou em utilizar estas raízes aéreas? Tipo assim:

nickyfury01/05/2010 18:56
bonsai
Não corte na area indicada. Replante em uma bacia plastica tamanho grandona, bem perfurada no fundo e na lateral. Use um substrato bem drenante: caco de telha, pedrisco, casca de pinus, areia grossa de rio sem peneirar (partes iguais para todos os materiais). Coloca a bacia em local alto, como sobre tijolos ou lajotas, mantendo o fundo fora de contato com o solo. 😄

Com isso, rega diária e adubação regular (a cada 30 dias), sua planta irá engrossar mais rapidamente o tronco. Os galhos e o ápice irão crescer bem e engrossar, além de emitirem raizes aereas. Essas raízes, vc as enfia dentro de tubos, como canos plasticos ou similares e apoia no solo da bacia, o mais próximo possível do tronco, para obter o mesmo efeito mostrado pelas ultimas fotos postadas pelos colegas. 😄

Na primavera, corte as pontas dos galhos, de todos eles, retire todas as folhas e plante em areia grossa de rio, sem peneirar. Elas darão origem a novas plantas, que serão usadas por voce, na primavera seguinte, para enxertar o tronco original, contribuindo para seu engrossamento e formação estrutural mais interessante do que atualmente apresenta. 😄

O ficus retusa é uma planta ótima para ser formada da maneira que descrevi. Cortar o tronco dessa sua planta, reduzindo seu tamanho é perder uma boa oportunidade de trabalhar melhor com ela, visando formar uma estruturação mais bonita e interessante, além de altamente técnica, em se tratando de um bonsai de ficus. 😄
Nikkei 10002/05/2010 19:08
É isso que o nick disse mesmo. Permita que ela engrosse antes de podar! Vai engrossar rápido!
Se quiser ver no fórum, guiar as raízes como o nick disse, ajuda a tê-las onde queremos e também mantém elas úmidas. Tem um tópico em "Matérias" que se chama técnica do canudinho, dá uma olhada lá.