Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dificuldades com ipê branco!!! Ajudem!!

Pablo_Henryque29/04/2010 15:31
Dificuldades com ipê branco!!! Ajudem!!
Caros amigos e mestres bonsaistas, possuo um ipê branco já a dez anos e ele nunca floriu! Onde estou errando? Qual o segredo? Que tipo de substrato devo usar nele?
No momento ele tá com um substrato que contem amatita triturada, argila espandida triturada, caco de tijolos, areia grossa e terra vegetal, todos com granulometria entre 3 e 5 mm, vou ter que trocar o substrato esse ano, que época é melhor pra fazer a troca?
Gostaria de dicas de manutenção, tópicos, sei-la, qualquer coisa pra me basear e comparar com o tipo de cuidados que estou tendo com ele.
Obrigado pela atenção, aguardo anciosamente respostas...
Laudir29/04/2010 15:47
Por um acaso eu publiquei em meu blog uma matéria sobre n-p-k. Lá explica sobre a função de cada um deles. Dê uma lida, pois poderá lhe ajudar:
http://laudir.blogspot.com
GERALDO INOCÊNCIO04/05/2010 19:33
PABLO,

Ipês são plantas características de cerrado e possuem raízes que vão fundo em busca de água e nutrientes e não são muito adaptáveis em vasos rasos. Rapidamente enchem o vaso de raízes e estacionam. Troque o substrato pelo menos duas vezes ao ano, utilize um vaso mais profundo e um substrato mais rico em matéria orgânica. Se o seu ipê não florir pelo menos ficará com um desenvolvimento vegetativo bem melhor. Possuo um que já floriu várias vezes mas é enxertado por garfagem, não posso garantir que o seu vá florir.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Pablo_Henryque05/05/2010 15:04
Ok, amigos agradeço as dicas, fico imensamente triste se o meu ipe não florir mas continuarei fazendo o possível pra isso, o mais importante é mantelo saudável e forte!
Guilherme Luz21/05/2010 10:40
Paulo, tambem tenho um Ipe branco, e ele deter em média uns 6 anos, e tambem nunca floriu, por favor posta fotos dele depois pra podermos admirar. E eu vou ver se posto fotos do meu tambem.

Até mais!
Andre Antoniazzi22/05/2010 09:20
Ipe
Ola amigos possuo um aIpe mas o amarelo a um ano e meio mais ou menos e tambem ainda nao floriu.Estou estudando a especie atraves das materias sobre ipe mas ainda nao sei onde possa esta errado sei que existem especies que possuem o macho e a femea da planta sendo que o macho na o produz planta nao seria o caso do Ipe?? ainda nao encontrei nada que afirmasse esta informação sobre ipe,se alguem souber de algo.Abraços