Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Problemas com Jabuticabeira

Donegá29/04/2010 18:19
Problemas com Jabuticabeira
Olá Amigos,

Estou com problemas com minha jabu. Ela está perdendo as folhas diarimente. Um siples balançar dos galhos e as folhas caem aos montes.

A textura das folhas está estranha, ñ está macia e maleável como o normal, parecem estar rígidas como folhas secas, mesmo as que ainda estão verdes e ñ se soltaram.

Olhei toda a planta minuciosamente e ñ encontrei nenhum sinal de praga visível a olho nú com excessão de formigas cm as das fotos a baixo que que andan por todos os galhos e o tronco da planta além de algumas manchas nas folhas mais afetadas.

Preciso de ajuda urgente.

Donegá02/05/2010 18:29
Re: Problemas com Jabuticabeira
Olá Amigos,

Nenhuma opinião a respeito? Estou muito preocupado, ñ queria de forma alguma perder minha planta.
A_Henriques04/05/2010 16:45
Re: Problemas com Jabuticabeira
Se estivéssemos em setembro eu diria que sua jabuticabeira está se preparando para a floração.

Caso você esteja cuidando corretamente (água, adubo, sol, podas, ...), verifique as raízes. Se possível, tire a foto da árvore para mostrar porque talvez dê para identificar melhor o que está acontencendo. pode ser pulgão.

Formigas cortadeiras devem se manter afastadas de jabuticabeiras...
Donegá04/05/2010 17:02
Ok Amigo,

Vou tirar fotos dela por inteiro e volto a postar. Qto ao cuidado, a mesma está tomando sol diarimente, um pouco menos agora devido ao outono e a posição do sol que mudou com a nova estação. A rega é feita quase que diariamente, dependendo de cm se encontra a umidade do substrato. Qto ao adubo, desde que a adiquiri em 30/12/09, após quinze dias de adaptação ao novo local iniciei com Fertilizante líquido 04-14-08 a cada 15 dias, no dia 26/04/2010 fiz adubação com Torta de Algodão + Ferinha de Osso (mistura comprada pronta).
edinaldojunior09/05/2010 19:23
Problema pode estar nas formigas.

Suspende adubação na terra, pois só vai prejudicar, já que o bonsai esta doente.

Para as formigas, deve usar um formitol gel (http://www.chemone.com.br/PORTAL_asp/produtos_detalhes.asp?ID_NOTICIA=1374&ID_AREA=16), já que a quantidade de formiga tá considerável. Urgentemente se livre delas.

Aplicar de 8 em 8 dias oleo mineral ou oleo neem para espantar fungos e outra coisa qualquer.

Rega uma vez por dia (se a terra tiver seca), sol e borrifa agua durante a noite (além de hidratar, evita acaros), e usa agua mineral.

Boa sorte!
Donegá09/05/2010 21:37
Olá Edinaldo,

Qto as formigas jé se foram e parece que a queda das folhas tb está controlada.

Apliquei um produto chamado killer da Sempre Verde que combate vários parasitas e parece que deu resultado.

Obrigado pelas dicas.
edinaldojunior10/05/2010 08:14
Ainda bem amigo! Mas não baixe a guarda não, até ver que ela tá 100%!

Boa sorte!