Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tatarena fêmea

Anderson Almeida30/04/2010 13:20
Tatarena fêmea
Encontrei essa arvore em um viveiro e acredito ser uma tataré fêmea ou piteco elas estão com aproximadamente uns 6 metros de altura umas com a bitola de uma garrafa pet de 2 litros é sem espinho por isso disse que é fêmea pela pesquisa que fiz na net mas gostaria da opinião de vçs para poder comprar umas ou fazer lá mesmo se o dono deixar uns alporques coletei umas sementes vejam.

Ricardo Loriggio30/04/2010 13:37
Esta planta está com cara de pau-ferro.... se não me engano.
Já ouvi muito falar nesta Pteco fêmea, mas aí fiquei intrigado 😲 pois os pitecos são plantas hermafroditas: apresenta flores monóclinas....

Caso seja mesmo pau-ferro, boa sorte 😉 , dá um belo trabalho 😂 😂 😂

Att

Ricardo Loriggio
Werlei Purgatto30/04/2010 15:51
O tronco lembra o Pau-ferro mesmo, mas as folhas estão muito grandes para ser um, e a vagem é diferente, a vagem do Pau-ferro é grossa, marrom e dura, para quebra-la tem que usar um martelinho.
Arzivenko30/04/2010 16:09
Procure por Caesalpinia ferrea Martius
Werlei Purgatto30/04/2010 17:04
É o que eu disse, na primeira foto o Anderson mostrou uma foto com uma vagem fininha e verde, e
a vagem do Pau Ferro é esta aqui ó:
Eloir Jose Taparo01/05/2010 12:10
Tenho uma Caesalpinia ferrea ao lado de minha casa, e ela tem flores amarelas e se parece bem com essa planta do Anderson, principalmente folhas e frutos, apesar de o tronco ser diferente na coloração e testura. Pode ser pq aqui onde moro a umidade do ar é sempre alta e isso faz com q ocorra vários parasitas na planta.
Um detalhe interessante, é que nunca colhi sementes dela, a fruta esta sempre seca.

Abraço a todos.
Anderson Almeida03/05/2010 21:54
Olá pessoal só para esclarecer é pau ferro mesmo mais é muito boa essa planta pra trabalhar como bonsai tem folhas pequenas sem contar com o caule dela branco é muito parecido com da pitanga ficaria um show e a tal da tataré femea acho que não existe mesmo é só tataré obrigado por me ajudar com esta duvida meus amigos.

Um grande abraço
Vhalveruth04/05/2010 08:48
hummmmmm

bom saber, em blumenau sempre via uns pau de ferro e achava q era piteco

=)

abraços