Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desafio - vc conhece esta planta?

Leandro Neves04/10/2005 07:14
Desafio - vc conhece esta planta?
❓ Olá pessoal, em minhas andanças por São Carlos encontrei um pequeno arvoredo de característicva muito peculiar, bela folhagem e que ao meu ver pode render belos exemplares de bonsai.

Coletei algumas mudas e sementes, ocorre que ninguem me soube dizer qual o nome desta arvore. como se vê nas fotos, a folha é muito parecida com jabuticaba e o fruto pequeno, no formato de uma pequena pera.
Tem gosto levemente azedo.

Aos expert´s peço ajuda! alguem conhece? Obrigado.

Leandro Neves04/10/2005 07:31
Pessoal, parece que as fotos não querem aparecer. Sou Totalmente novato no site. será que fiz algo errado? Dá um help! 😕 😕 😕
Mário A G Leal04/10/2005 07:55
Leandro, você colou o endereço errado para a foto. Pediria que você entrasse no Fórum FOTOGRAFIA, leia atentamente e faça alguns testes.
Edite esta sua mensagem para ver como postei.
Aproveita e apresente-se no Fórum QUEM SOU EU?
Leandro Neves04/10/2005 08:22
Muito obrigado Mario! acho que agora deu certo! Aguardo Palpites!
Mário A G Leal04/10/2005 08:28
Leandro, acabei não respondendo. Não conheço está espécie. Vamos aguardar nossos amigos.
Rafael Grecca04/10/2005 13:05
Acho que Conheço!!!!
Olá, não tenho muita certeza por causa do tamanho mas pelo fruto me parece Uvaia, custuma dar um belo exemplar de Bonsai, pelo sua resistencia e beleza, ela é bem parecida mesmo com a jabuticabeira de folha pequena.Se ajudar o q sei é isso!
Elio04/10/2005 14:17
Olá Leandro !
Parece Marmelo. Comparem as fotos!
Se tiver sabor de pera sem gosto, é marmelo mesmo !

Abraço
Marco Aurelio04/10/2005 14:19
lubisomem0104/10/2005 14:44
Tem toda pinta de ser cambuca.
Werlei Purgatto04/10/2005 14:54
Leandro concordo com o Rafael é Uvaia, com certeza, ela tem as folhas parecidas com a da jaboticabeira só que um pouquinho mais finas e compripas, o seu fruto é carnudo e é azedinho lembrando um pouco o gosto da pitanga, e dá um ótimo suco.
tenho um exemplar em treinamento que já esta florindo mas não produziu frutos ainda, veja a foto dele de 2004:

tem 7 anos e 30cm de altura, ainda esta no escorredor para engrossar o tronco.
Werlei Purgatto04/10/2005 15:04
Veja este exemplar com frutos, é do Mizuno, na XIX ExpoBonsai no Jardim Botânico em São paulo:

foto retirada do site Associação Bonsai São Paulo:
http://www.geocities.com/bonsaisp/
Angela Fernandes04/10/2005 16:32
Oi Leandro !!!!! 😂 😂 😂

Num dos "buracos" no horário de trabalho, dou uma escapadinha aki no forum para ver as novidades e eis que você aparece com mais esta novidade:

Não conheço a UVAIA, portanto nada posso falar.

Mas marmelo eu já ví e o fruto me parece ser MARMELO.
É bom vermos novas opiniões.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Illex04/10/2005 18:09
Olá Pessoal,

É muito engraçado, pois a Uvai possue frutos mais arredondados, ate nas fotos se percebe isto. E esta foto mostrada pelo nosso amigo Leandro se parece mais com o formato de uma Pera (logico que Pera nao é 😄 ), parecendo Marmelo. Aqui seguem fotos.

Fruto -> Se parece com Marmelo

E reparendo-se na folhagem da foto do amigo Leandro a folhagem se parece muito com a da Uvaia. Ajuda amigos.

Pomar de Marmelo -> A folhagem nao confere

T+.

Abraços:

Illex
Marco Aurelio04/10/2005 19:41
as folhas do marmelo sao diferentes, as do cambucá sao mais parecidas, porem tambem se parece com bacupari, embora a frutas sejam diferentes

SAPUTÁ OU BACUPARI (Salacia sp)

Uma pequena árvore na nascente do Corrego Araras, em Pìumhi. Frutos comestÍveis, de casca dura e pouca polpa. Colhidos em Dezembro. Considerado pelo Geza Arbocz como sendo uma Salácia, porém as folhas são diferentes da Salacia elliptica, mesmo assim a chamei de Saputá (ou Bacupari).

Sergivaldo04/10/2005 20:51
Olá Pessoal,

Comparei uma das fotos enviada pelo Leandro e também achei muito parecida com a UVAIA (Eugenia pyriformis):

1) Foto enviada pelo Leandro:

2) Foto encontrada na Internet (http://www.dierbergertropicais.com.br/)

Uma espécie muito bonita e que vale à pena cultivar.

Um abração,

Sergivaldo
Mário A G Leal04/10/2005 21:15
Marco Aurélio, retirei aquele endereço imenso e copiei e colei as fotos da página. Espero que seja isto mesmo. Senão, desculpe a intromissão.
Marco Aurelio04/10/2005 21:26
Mario, fique a vontade, faça de conta que a casa é sua rsrs
obrigado pela força.
Leandro Neves04/10/2005 22:43
Desafio
Nossa pessoal, que recepção mais calorosa! Obrigado pelos palpites e pela atenção dispensada a todos, o que manifesta a dedicação e união dos amantes desta maravilhosa arte do bonsai. Realmente, concordo com o pessoal que diz ser Uvaia, pois como disse, o fruto é parecido com uma pequena pera, tem gosto levemente azedo e bastante polpa com semente bem redonda (parecida com pitanga). Agradeço a todos! Aproveito para perguntar: Algum cuidado especial - devo adotar os cuidados de uma pitanga ou da jabuticaba? Um abraço
Angela Fernandes05/10/2005 00:09
Amigo Leandro !!!! 😂 😂 😂

Nada posso responder sobre sua pergunta, apenas gostaria de lhe dizer que é isso aí.. somos amigos, amantes (da arte do bonsai, bem entendido) e estamos sempre dipostos a ajudar e principalmente a prender.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
jackson05/10/2005 19:39
Leandro,

Estou com o Sergivaldo, são uvaia realmente, tenho um pé em meu quintal mas ainda não está produzindo, as folhas são idênticas, inclusive fiz uma alporquia e estou esperando o enraizamento.

[]s