Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fotos de Árvores

12
Arzivenko01/05/2010 21:18
Fotos de Árvores
Pessoal, as fotos não são grandes coisas, fiz com meu celular samsung gt-c3510 nesta última semana:

Esta aqui é uma cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata DC.), fica em um bairro afastado da cidade, quero voltar lá com minha câmera pois ela é linda, tronco retorcido, parece um bonsai gigante, certamente tem mais de 80 anos.
SEKI - Elio Luis Secchi01/05/2010 21:34
É amigo, árvores velhas sempre são boa inspiração para bonsai. Nelas podemos perceber detalhes interessantes e usar como modelo em nossas estilizações. O bonsaísta Rock Junior tem um acervo, se não me engano, de 5.000 fotos de árvores, selecionadas como possíveis inspiração. Grato por compartilhar estas com a gente
Alexandre S. Coelho03/05/2010 17:26
Este é um mau de todo bonsaísta... Ficar abestado olhando e fotografando as belas árvores pelo caminho... 😂 😂 😂
Laudir03/05/2010 17:33
Alexandre
Não somente árvores mas até o por-do-sol:
SEKI - Elio Luis Secchi03/05/2010 21:21
Noosssa Laudir. Bonsai de pôr do sol!!!!!!! Com certeza o amigo foi além da inovação....
Bela foto!!!
abraço
Alcides Junior12/05/2010 20:34
Show de fotos, agora, a do Laudir é de cair o queixo.
Vinicius Araújo12/05/2010 22:48
Algumas aqui da Paraíba
Uma velha baraúna (Schinopsis brasiliensis) que foi atingida por um raio a muito tempo atrás (assim afirmava meu avô)

Um Juazeiro (Ziziphus joazeiro) muito velhos de copa esférica

Um tambor ou tamboril (Enterolobium contortisiliquum) enorme árvore

E minha favorita uma barriguda ou paineira uma das árvores mais lindas que já vi.
nickyfury13/05/2010 12:50
bonsai
É engraçado: como é que não prestavamos tanta atenção para as arvores ao nosso redor, antes de sermos bonsaistas? Parece ficarmos atordoados com isso. Seríamos cegos a tanta majestade, tanta beleza, tanta riqueza de detalhes? 😲 😲

Depois que descobrimos a arte bonsai, todos nós, sem exceção, passamos enxergar melhor, nos tornamos observadores "natos" das arvores e arbustos com que nos deparamos em praças, jardins, quintais, matas e florestas, em nossa cidade, no campo, em fazendas e mesmo nas estradas, quando viajamos de carro para algum lugar. 😂 😂

Isso para não falarmos da nossa particularidade em querer fotografar todas, em todos os angulos, mostrando as menores peculiaridades de cada arvore, nos minimos detalhes, encantados, embasbacados ante sua natureza estranha, peculiar, que comparamos com nossos bonsai. Nossos e de outros bonsaistas. 😄

E, à medida que avançamos em nosso conhecimento na nobre arte bonsai, mais e mais vamos aumentando nosso cabedal nesse sentido, de querermos fazer igual a uma determinada arvore que avistamos, ou que fotografamos, num parque, num jardim, numa estrada..... 😄

Estas últimas são exemplares encontráveis no cerrado do planalto central. A maioria tem tronco e galhos retorcidos, mas as folhas são duras e grandes demais, como as do pequizeiro. Mas nem por isso menos belas, ou menos impressionantes e singulares. 😄

Ipê florido:

A natureza é sempre exuberante:

Os contrastes sempre atraem os olhares, atentos olhares de bonsaistas:

Ricardo Loriggio13/05/2010 12:59
Esta árvore foi tombada em Piracicaba, é um ficus retusa.
Ela é magnifica, um belo exemplo de ficus adulto:
Reparem que tem um balanço nela, assim dá para ver o tamanho dela...

Paulo Henrique de S. Garc21/05/2010 16:07
Alguem já entrou no site "Bonsai inspiration", há árvores fenomenais lá, além de inúmeras paisagens que são de cair o queixo!

Um grande abraço a todos e

Té mais...
Rakki21/05/2010 19:41
Essa eu achei na net.

Paulo você poderia passar o link para nós

Paulo Henrique de S. Garc22/05/2010 11:22
Rakki,
O link que havia desse site eu perdi dos meus favoritos, quado tive que fazer a formatação do computador, mas achei outros:
http://www.islandbonsai.com.au/inspiration.html

ttp://blogs.knowledgeofbonsai.org/min_hsuan_lo/category/inspiration/

http://www.flickr.com/photos/plussed/sets/72157594254225419/

http://www.bonsaisocietyofbrevard.org/PDF/2004/News-08-2004.pdf
adorei a foto da árvire na torre...
São todos bons mas o que eu havia citado anteriormente, eu não acho em lugar algum!!!

Um grande abraço a todos e

Té mais...

nickyfury24/05/2010 13:24
bonsai
Para os amantes das arvores, eis ótimas sugestões, que são verdadeiras inspirações para o bonsaista:

Fiquemos apenas nessas, para não cansar os colegas. 🙄
jcmorosky01/06/2010 09:06
Australianas.
FelipeRocha04/06/2010 01:15
Mais algumas...

E o vento levou

Barriguda

E pra finalizar...
em clima de copa!

Espero que gostem.
LG04/06/2010 15:17

Meu deus onde este pinheiro achou solo pra crescer?? 😲

E tem varios lá atras também!
nickyfury04/06/2010 20:31
bonsai
A questão é: quanto tempo desde que a semente caiu ao solo e germinou, até chegar ao ponto em que está? 😲 😲 😲

Arvores irmãs dessa que vc destacou:

Esta última é para quem curte um ficus com nebari no capricho:

LG04/06/2010 23:13
Meu Deus do ceu como tem coisa maravilhosa nesse mundo. Onde será que fica isso??

Ricardo Loriggio05/06/2010 00:31
Um peijing:

Este eu acho muito legal:

Na mesma linha do Nick:

FelipeRocha05/06/2010 11:35
Essa achei muito interessante/diferente.

afonso Fengler06/06/2010 19:35
algumas fotos de arvores, só fiquei junto pra comparar com o tamanho.

timbaúva

Outra timbaúva

ariticum

arvore inteira

nebari

Local das fotos: sitio arqueologico São Miguel Arcanjo, Patrimonio Historico e cultural da humanidade. Um detalhe: fica 200 metros da minha casa

um grande abraço
Afonso
Ricardo Paiva07/06/2010 19:00
Pessoal, algumas das fotos postadas aqui estão num álbum da Bonsaimania no Facebook.
Segue o link:
http://www.facebook.com/photo.php?pid=4745229&id=82869747524#!/album.php?aid=158020&id=82869747524&page=5
Marcio Vargas18/06/2010 09:57
Arz...

Grande ideia este topico. Neste final de semana vou trazer algumas contribuições aqui do alto da serra...

Afonso!! 😲 😲 😲

Que local para morar eim!!! Já estive ai algumas vezes, é simplesmente sem explicação!!! Magnifico!!
erie04/07/2010 23:48
Gostei muito deste tópico 😄

Imagina só quanto tempo essas árvores já "viram" passar!

Esta é uma pequena contribuição minha; as duas primeiras fotos são do templo de Nikko, que se encontra nas montanhas, no meio de uma floresta de coníferas (gigantes - acho q são coníferas; se eu estiver errada, por favor alguém me corrija) e as duas últimas são de um pinheiro (não sei especificamente qual) que se encontra em um outro templo no Japão. Lembro q na época (fev./2004) achei muito interessante os apoios de madeira colocados para sustentar alguns galhos (a maioria dos templos q vi tinham árvores antigas com esses apoios). Vi que tem uma foto com um sistema semelhante, com os apoios em metal postada pelo nickyfury (parece que alguns países procuram preservar dessa maneira árvores antigas).

Só pra ter uma idéia, as pessoas de vermelho estão mais ou menos na mesma profundidade das árvores (devem estar uns 7~8 metros para trás)

A neve atrapalhou um pouco, mas dá p/ver a altura das árvores comparada com o tamanho dos carros (o círculo em vermelho na parte central inferior da foto está destacando duas pessoas com guarda-chuvas - destaque ampliado ao lado)

mascarenhas0005/07/2010 11:11
O cerrado brasileiro tem árvores lindas também....

no momento nao tenho fotos aki, + logo que possível vo colocá-las,...

talvez seja umm boa ideia explorar espécies de tal região...

abraços a todos
12