Yamadori Pingo de Ouro
leandro reis sousa02/05/2010 22:57
Yamadori Pingo de Ouro
Eloir Jose Taparo02/05/2010 23:47
Respondi seu tópico "erro" e agora estou vendo esse. Não entendi onde esta o erro já que estou visualizando as fotos.
De qualquer forma, vou deixar os mais experientes responderem pra vc. Eu acho que é cedo para dizer oq fazer, acredito que deva esperar mais brotações para escolher melhor oq vai ficar. Mas um hokidash me parece perfeito.
Abraços
Eloir Jose Taparo02/05/2010 23:53
Retiro oq eu disse, já que o hokidash precisa de um troco reto. Um moyogi talvez, mas nesse caso poderá demorar um pouco pq teria que formar novo ápice.
Abraços
Laudir03/05/2010 11:51
Talvez com este esboço vc possa seguir por um caminho mais simples:

leandro reis sousa03/05/2010 15:09
Laudir, valeu pela projecao!
leandro reis sousa09/05/2010 22:17
vcs sabem me dizer, se tem como diminuir as folhas do pingo de ouro??
aceita a poda??
marco_avelar09/05/2010 22:29
Leandro o pingo de ouro é muito resistente e aceita bem podas e trabalhos em madeira morta. Para diminuir as folhas você deve desfolhar a planta regularmente, 2, 3 ao até mais vezes por ano, mantê-la a pleno sol e não exagerar no adubo e na água.
leandro reis sousa10/05/2010 00:17
coletei e coloquei em terra preta! Mudar pra um substrato seria melhor! Qual composicao?
ROGÉRIO DIAS10/05/2010 14:39
EU
PARTICULARMENTE GOSTO DE PINGO DE OURO,,,,,ESSE AÍ PROMETE.
UMA BOA ADUBAÇÃO ,E BASTANTE SOL.
marco_avelar10/05/2010 17:52
Leandro existem muitas "receitas" de substratos. O mais fácil e barato é misturar um pouco de terra vegetal com areia de construção, eu já usei aqui misturando 20 quilos de areia com 5 quilos de terra, as minhas piracantas estão indo muito bem nessa mistura. Você também pode acrescentar pedriscos de rio (você encontra em lojas de aquários), cacos de telha, carvão, lascas de casca de árvore, etc... normalmente cada bonsaista tem a sua receita de acordo com o que tem disponível.
O importante é que o substrato seja drenante, retenha umidade e seja arejado para que as raízes se desenvolvam bem e, claro, tem que ter uma composição de solo adequada para cada planta, ou seja, solo mais ácido ou alcalino dependendo da planta. No caso da sua é mais ácido, o que se resolve com a terra preta.
Ricardo Paiva12/05/2010 00:20
Olá Leandro, bom material este.
Eu optaria por uma poda drástica ficando apenas com o tronco e sua continuação utilizando os galhos, a esuqerda/direita/esquerda, para dar movimento e conicidade.
O pingo rebrota com muita facilidade.
Quanto ao substrato, tenho os meus coletados em areia pura para desenvolver mais rapidamente as raízes. Só depois de bem saudável e recuperado, vai para outro tipo de substrato. Se for muito drenante, cuidado com as regas pois secará rápido e os pingos gostam de muita água.
Minha mistura é assim:
20% de terra preta
50% de caco de tijolo/telha
30% de pedrisco (areia grossa)
Na próxima primavera farei uma experiência com alguns colocando em caco de tijolo/telha puro.
Praticamente todos os meus ficaram só no toco e comecei do zero.
Dá uma olhada neste monstro (a garrafa PET é de 2 litros). Tá só na areia, tens que ver o que já brotou e cresceu.
Este aqui também, só no toco. Mas não tenho a foto. Esta já tava com galhos.

Veja como está em apenas 1 ano e meio:

leandro reis sousa12/05/2010 12:15
Ricardo valeu pela dica...
vou vê aqui a viabilidade de fazer essa seleção de galhos....
fazes projeção???
Vou colocar em terra lavada!
Sergio Batalini12/05/2010 14:35
"Coletei esse yamadori e ja compactei bastante, mas não tenho ideia quanto ao estilo..."
Leandro , nas fotos percebemos que os galhos ainda são tenros , verdinhos , muito novos .. talvez menos de 30 dias .
É preciso escolhar os que estão bem posicionados e arama-los , com arames frouxos .. esperar que linidifiquem .
a dica do Ricardo é a mais certa a seguir , mas se tiver pena de zerar sua duranta faça a aramação e espere o proximo verão para desfolhar e fazer nova analize do projeto ...
Estilo em yamadori vem bemmmm depois , junto com os galhos novos ...
É um bom material , parabens pela coleta e boa sorte...
Ricardo Paiva13/05/2010 01:38
Olá Leandro.
Segue minha idéia pra sua planta:
Em vermelho, o que manteria do tronco. Veja que utilizando a estrutura já existente, se consegue um bom movimento no tronco, bem natural.
Aqui onde selecionaria e posicionaria os galhos a partir das muitas brotações que você terá e um futuro:

nickyfury13/05/2010 13:10
bonsai
Acho que a ultima projeção postada pelo Ricardo exemplifica otimiamente o melhor trabalho a ser realizado com essa planta. O moyogi, apesar de ser um estilo relativamente fácil de ser conseguido, representa a grande maioria dos bonsai que vemos por aí. Ele realmente pode ser considerado como o melhor representante visual da nobre arte bonsai. 😄
Sua planta está mais que preparada para seguir essa linha de trabalho. Com a ótima orientação dada pelo bonsaista Ricardo, não há o que errar: é bola na rede, na certa. 😄
leandro reis sousa14/05/2010 00:06
putz.... ta show..
nesse domingo farei o projetado... 😂
valeu 😂
Ricardo Paiva14/05/2010 00:14
Legal que você gostou Leandro.
Só um lembrete: depois de brotada, ainda com os ramos tenros (verdes claros) arame bem frouxo e já vá posicionando os galhos como desejado, inclusive dando leves movimentos sinuosos, porque depois de liguinificados (duros), eles quebram fpacil quando tentamos posicionar os galhos.
Outra dica: para ramificar, depois que o broto atingiu 5 pares de folhas, eu corto deixa apenas 2 ou 1 par. E assim sucessivamente.
Como é que se chama em inglês, cresce corta ou corta cresce? Ajuda ai Nicky.
leandro reis sousa14/05/2010 00:18
😂
vivendo e aprendendo...
leandro reis sousa29/05/2010 00:50
o galho que esta sem ramificações esta morto!!!
fiz um gin nele, ficou bem legalzinhu.... mas to achando artificial tem dicas para fazer um gin bem natural??
leandro reis sousa10/06/2010 11:23
evolução
vou aguardar um pouco mais pra fazer o qo Rofrigo sugeriu!