Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Thunbergia grandiflora Roxb

nickyfury04/05/2010 12:17
Thunbergia grandiflora Roxb
Visando ampliar o leque de possibilidades de cultivo, em que muitas nativas estão sendo descobertas, estudadas e acolhidas pelos cultivadores de bonsai, inclusive os mais experientes, resolvi explorar esse filão. Para tanto, escolhi uma planta muito conhecida, que geralmente orna jardins, sacadas e muros: a Thunbergia grandiflora Roxb, pertencente à familia Angiospermae – Família Acanthaceae, originária da India, conhecida popularmente por tumbergia azul:

Trata-se de um arbusto semilenhoso, tipo liana, de ramos flexíveis, muito vigorosa e de crescimento rápido.
As folhas são verdes, ovais de borda denteada irregularmente e flores grandes campanuladas, solitárias mas também em inflorescência de poucas flores, brancas ou azuladas com o centro amarelo.

Floresce abundantemente na primavera e em camadas de florescimento esporádicas ao longo do ano. A espécie T.alba tem as flores brancas.
Pode ser cultivada no país todo, desde que o cultivador se atenha a que a planta necessita de sol, aceitando tambem locais de sol apenas pela manhã com o solo fértil e bem drenado.

Sua propagação é rápida e certa: poderá ser feita por estacas jovens na primavera, cortando-se de 15 a 25 cm das pontas dos ramos ainda novos e colocar em substrato igual ao da sementeira.
Regar todos os dias até o enraizamento. O uso de enraizadores poderá garantir maior percentagem de indivíduos na produção.

De posse dessas informações, parti para o ataque, isto é, fui atrás de uma muda, visando desenvolver um bonsai com ela. Talvez não tenha chegado ao ponto, ainda, mas estou no caminho:

Vaso Izumi, a planta tem 22cm de altura, estando a distribuição de galhos razoável, mas com floração constante, quase o ano todo:

Conquanto aceite bem aramação, deve-se tomar certo cuidado ao fazê-lo, pois os galhos são um tanto quanto frágeis:

Essa planta, inicialmente, tinha multiplos troncos. Tive que cortar a maioria, escolhendo o que considerei mais bem posicionado, desenvolvendo a planta a partir dele, então:

Bem, espero que gostem, opinem.
Eloir Jose Taparo04/05/2010 13:01
Dizer oq? Ta linda...

Agora, como é grande nossas opções de plantas, cada vez me surpreendo mais.

Abraços
Edmilson04/05/2010 22:47
Pergunta
Bela sugestão Nick, certamente é uma grande opção.

Gostaria de saber sobre a questão da redução das folhas?

Abraço fraterno
marco_avelar05/05/2010 05:52
Nicky bela iniciativa. Ao ver essas flores me veio a cabeça trabalhos nos estilos literati e cascata. Um longo tronco retorcido e envelhecido com essas flores próximas do ápice devem ficar lindos.

Abraço e parabéns!
nickyfury05/05/2010 07:42
bonsai
As opções quanto à estilos são variadas, ficando a cargo de cada um tentar algo nesse sentido. 😄

Edmilson, há algumas variedades dessa espécie, inclusive com folhas menores, como essa que escolhi. Apenas as flores é que são grandes, em relação à planta como um todo. Não tem como reduzir seu tamanho, haja visto que, para tanto, teríamos que trabalhar na genética da planta, né? 😄 Mas, adquirindo uma muda com as folhas pequenas, como essa, fica mais fácil lidar com ela, sem preocupação quanto à redução, ok? 😄

Tem outras variedades dessa planta, por exemplo, que apresentam flores brancas. Acho que pode-se tentar enxertia, visando produzir uma arvore com flores de cores diferenciadas, um atrativo a mais, a meu ver. 😄
claudionor anacleto05/05/2010 09:39
ola
mais uma vez vemos outro exemplo de trabalhos realizados em plantas que jamais imaginamos em trabalhar ,dai podemos ter idéia como é grande a variedade de plantas que podemos fazer ótimos trabalho,estou trabalhando um pé de MATA PASTO é uma planta que todos odeia,e um dia deses fui catar uma caliandra e me surpreendi com o formato,assim que puder irei postar fotos
parabens ficou linda
abraços