ADN05/05/2010 13:28
escorredor mais mamadera
Olá pessoal, gostaria de saber quando posso transplantar uma planta para o escorredor, tenho que esperar o época certa de transplante da especie ? ou posso fazer isso em qualquer época do ano ?
obrigado.
Eloir Jose Taparo05/05/2010 14:28
Olá Adriano... vou te dizer como eu faço...quando vou mudar pra um vaso maior onde não vou mexer no torão e assim praticamente não mecho nas raízes, faço em qualquer época do ano. Já a troca de vaso onde vau cortar algumas raízes e diminuir o torão, eu faço na primavera.
Apesar que aqui onde moro o clima é bem ameno no inverso (apesar de estar no sul) e muito quente no verão com alta umidade, isso facilita um pouco as coisas.
Abraços
ADN06/05/2010 09:36
ok amigo, obrigado pela resposta at+
só uma coisinha para transplantar para o escorredor eu não preciso retirar o torrão?
obrigado
Eloir Jose Taparo06/05/2010 13:15
Sempre mantenha o torão, para não danificar as raízes capilares da planta.
Geralmente se meche no torrão quando se vai trocar o substrato. Nessas condições retiramos um terço do torrão e replantamos (geralmente isso é feito quando a planta vai ficar no mesmo vaso).
Mas como imagino que o escorredor seja maior do que o vaso que vc tem a planta hoje, ai não precisa mexer no torrão.
Caso ao desenvazar vc perceba muita raiz embolada rente a terra e o vaso, corte esse excesso de raiz antes de replantar.
Abraços
Andre Antoniazzi06/05/2010 19:08
escorredor
Ola Adriano,tambem faço igual a dica do Aloir quando vou colocar no escorredor o principio é assegurar as raizes com segurança pois a planta ainda nao ira para o vaso.Abraço