marcusribaspho,
Sobre a poda não tenho o que acrescentar, só não sei confirmar se está na época certa de realizar este trabalho com a jabuticaba.
Não sei se já conhece bem, mas esta técnica que detalharei abaixo, é o que chamamos de escorredor/mamadeira, sempre utilizada e muito eficaz.
Como é novo por aqui, senti em ajuda-lo a entendê-la, espero ser bem transparente.
Além da poda, voce deverá colocá-la em um escorredor, com um substrato bem drenante, sobre substrato leia esta matéria e entenda🙁
http://www.artebonsai.com.br/solo.htm)
A questão é, que o escorredor por ser um local com substrato mais drenante e onde o oxigênio circula por entre o substrato, sua planta irá respirar melhor
e o desenvolvimento das raízes capilares será mais intenso, o que ajudará em novas brotações, engroçamento do tronco, desenvolvimento da copa...
Passado um tempo, quando as raízes começarem a sair pelos furos do escorredor, pegue uma bacia e faça uns furos no fundo, coloque-o dentro da bacia, um substrato bem nutrido (terra com esterco bem curtido),
encha até a borda da bacia, e coloque o escorredo por cima, de modo que as raízes irão penetrar na terra a procura desses nutrientes, e sua planta irá "mamar" e crescerá com mais vigor.
Espero ter sido claro, e ajudado o amigo! 😉
Boa sorte nas suas intervenções.
Abraços,
RicardoGV