Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FIGO É UMA BOA OPÇÃO?

marcelo bh05/05/2010 21:11
FIGO É UMA BOA OPÇÃO?
Hoje vi num mercado 2 pés de figo,inclusive com frutos e bem viçosos,tronquinho bem grosso e bem folhadinho ,quase comprei o preço é de 17,00 com a plaquinha bonsai nele, agora lembrando o que li isto é um mausai rss nessa eu não cai rss mas o que voces achariam da idéia de compra-lo como experiencia de primeiro bonsai?(mausai rss)

Estou pesquisando também sobre mausais,ja ouvi dizer que é trabalhoso mais não impossivel. acham que pra ganhar experiencia ,praticar , seria uma opção.

agradeço a opinião.

marcelo
Elio05/05/2010 21:25
Marcelo, essas figueiras pequenas que vendem como bonsai, na realidade são "mausai".
O interessante é a frutificação delas. Só por isso!

abraço
marcelo bh05/05/2010 21:57
FIGOS
pois é Elio e as frutinhas tão bem grandinhas . um esta com mais folhas, e o outro é um pouco menor, mas ambos com frutos bonitos. hoje vou me dedicar a pesquisas sobre esta planta. se eu não comprar os dois, irei escolher o que será mais favoravel a trabalha-lo então.ja tenho uma pequena visão de formato,digo como ele devera ser depois de trabalhado.
l
agradeço muito a sua opinião Elio

abraços e mais uma vez desculpe encher vcs de perguntas.
Allan M06/05/2010 08:34
Eu guardaria a grana e compraria um ficus, pitanga ou outra frutífera nativa (jabuticaba, acerola, ou até tamarindo, como vi certa vez perto de casa, etc).

Se você achar um grande viveiro, com essa grana, talvez traga até três mudas de espécies diferentes - e isso de cuidar de espécies diferentes ajuda muito para não se entediar e para pegar experiência em várias frentes.
Eloir Jose Taparo06/05/2010 12:37
Minha opinião é a mesma do Allam...

Abraços
Rodrigo Tavares06/05/2010 21:17
Olá Marcelo, o problema do figo é o tamanho das folhas, muito grandes...
Apesar de serem mausai, o figo é ainda um pouco mais resistente que alguns outros mausai tais como tuia azul...
Ficus é muito bom para começar, bougainville, jabuticaba, pitanga, espécias nativas acostumadas com nosso clima.
Ulmus é difícil de encontrar aqui em BH, só pela net pq é do Sul, mas dá ótimo bonsai.
Aqui encontramos com facilidade caliandras, são lindas e têm folhas pequenas. Caso deseje comprá-las em floriculturas, escolha as de tronco mais grosso possível, com aparência de "mais velhas" (isso vale para as bougainvilles tbm).
nickyfury07/05/2010 22:02
bonsai
O ficus carica, que é o nome do nosso conhecidissimo figo, não é uma planta tão dificil de ser cultivada e modelada como bonsai. É preciso ter paciência, e, para reduzir o tamanho das folhas, proceder a desfolha ao menos tres vezes durante o ano. 😄

Essa variedade de ficus prefere solos mais ácidos. Então, além de acrescentar caco de telha, carvão vegetal, casca de pinus e terra granulada, ponha na mesma bacia substrato para hortaliças (geralmente vendido em casas de agropecuária ou similar). A mistura deverá ficar na base de 70% para esse tipo de substrato (contém, geralmente, casca de pinus/fibra de coco/vermiculita, etc) com 30% dos demais componentes que citei inicialmente. 😄

Ao replantar, distribua as raizes o mais radialmente possível, para formar desde já um excelente nebari radial. 😄 O estilo de cultivo irá depender, obviamente, do tronco. Claro que plantas mais velhas terão um tronco mais rígido, dificultando sua alteração via aramação ou tração. 😄

O figo aceita bem aramação nos galhos, mas deve-se ficar atento para evitar a marcação, retirando o arame tão logo o galho atinja a estrutura pretendida. 😄

Não há mistério no cultivo dessa variedade de ficus. Tenho tres em meu viveiro, sendo que apenas dois frutificam. 😄 Cultivo a pleno sol, com rega uma vez ao dia, sempre no final da tarde. Adubação normal, com TM+FO+Fosway, a cada 45 dias, inclusive no inverno. Redução na adubação apenas no período da frutificação. 😄

A título de exemplificação, eis alguns "modelos":







http://www.vogliadibonsai.it/assets/img/galleria/bonsaiFicusCarica.JPG

Este último acima, preferi o link, pois a imagem é muito grande e pesada.

Minha dica é, já que o preço está em conta, compre logo uns tres ou quatro, moldando o tronco desde logo, se for possível, de forma a dar algum movimento levemente sinuoso, possibilitando um trabalho em estilos variados. 😄
marcelo bh08/05/2010 14:46
MUDA DE FIGO
´É amigo quando fui busca-los ja era, ja tinham sido vendidos. agora vou esperar até aparecer outra oportunidade,as vezes eu acho alguma coisa interessante por ai.

abraços
MARCELO
Anderson Almeida08/05/2010 19:50
Marcelo não desanime mas figueira pega muito fácil esse figo é do Wilson Fracassi ele me disse que fazendo estaca e colocando só com areia grossa de rio enraiza rapido será que perto de vç não tenha um pé bem grosso que daria pra fazer umas estacas se tiver espera a chegada da primavera e dai vamos lá.
marcelo bh08/05/2010 22:07
FIGO
Nossa são muito bonitos,adorei todos.

hoje fui a um mecado e consegui,compra um , coloquei a postagem em um novo tópico,com as fotos, depois se puder da uma olhadinha.

Agora por aqui é muito dificil achar um pézinho de figo,mas vou ficar atento pra ver o que mais aparece,mas por hoje fiquei satisfeito em poder compra pelo menos 1.

mais uma vez agradeço muito as dicas que estão me dando

abraço
MARCELO