O ficus carica, que é o nome do nosso conhecidissimo figo, não é uma planta tão dificil de ser cultivada e modelada como bonsai. É preciso ter paciência, e, para reduzir o tamanho das folhas, proceder a desfolha ao menos tres vezes durante o ano. 😄
Essa variedade de ficus prefere solos mais ácidos. Então, além de acrescentar caco de telha, carvão vegetal, casca de pinus e terra granulada, ponha na mesma bacia substrato para hortaliças (geralmente vendido em casas de agropecuária ou similar). A mistura deverá ficar na base de 70% para esse tipo de substrato (contém, geralmente, casca de pinus/fibra de coco/vermiculita, etc) com 30% dos demais componentes que citei inicialmente. 😄
Ao replantar, distribua as raizes o mais radialmente possível, para formar desde já um excelente nebari radial. 😄 O estilo de cultivo irá depender, obviamente, do tronco. Claro que plantas mais velhas terão um tronco mais rígido, dificultando sua alteração via aramação ou tração. 😄
O figo aceita bem aramação nos galhos, mas deve-se ficar atento para evitar a marcação, retirando o arame tão logo o galho atinja a estrutura pretendida. 😄
Não há mistério no cultivo dessa variedade de ficus. Tenho tres em meu viveiro, sendo que apenas dois frutificam. 😄 Cultivo a pleno sol, com rega uma vez ao dia, sempre no final da tarde. Adubação normal, com TM+FO+Fosway, a cada 45 dias, inclusive no inverno. Redução na adubação apenas no período da frutificação. 😄
A título de exemplificação, eis alguns "modelos":
http://www.vogliadibonsai.it/assets/img/galleria/bonsaiFicusCarica.JPG
Este último acima, preferi o link, pois a imagem é muito grande e pesada.
Minha dica é, já que o preço está em conta, compre logo uns tres ou quatro, moldando o tronco desde logo, se for possível, de forma a dar algum movimento levemente sinuoso, possibilitando um trabalho em estilos variados. 😄