Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como fazer sua própria farinha de ossos

Vinicius Araújo06/05/2010 18:48
Como fazer sua própria farinha de ossos
O processo para produção de farinha de ossos é bem simples. Requer apenas ossos um pouco de madeira para iniciar a queima e espaço para se montar a pilha de ossos que se pretende queimar.

Vocês devem estar se perguntando, "queimar??????". Mas é isso mesmo, o processo de produção da farinha de ossos consiste em eliminar a parte proteica dos ossos deixando apenas a porção mineral, para isso o melhor método é a queima. Você só precisa fazer uma pilha de ossos e um pouco de madeira pra iniciar a combustão, é bem rápido depois que o fogo se firma, os próprios ossos à alimentam, esta deve seguir até o ponto em que os ossos começarem a ficar brancos, pois neste momento estão calcinados. Primeiro ficam negros, devido a queima da proteínas ma matriz óssea, em seguida vão clareando até ficarem brancos muitas vezes até em estado de brasa mesmo, a medida que os ossos forem ficando claros os que estiverem muito brancos dever ser retirados da pilha e colocados para esfriar.

Depois de ter os ossos calcinados é hora de triturá-los para issso eu uso um moedor de grãos com a tela de fazer farelo. Fica igual a comprada com a vantagem de ser infinitamente mais barata.

Como prometido aqui vão as fotos e o passo-a-passo do processo

1-Ossos variados (podem ser de carne, ou animais mortos desde que bem limpos). Eu usei 15Kg de ossos bem velhos que estava juntando pra isso.

2-Um pouco de lenha ou qualquer madeira velha pra iniciar a combustão.

Comparando as quantidades de lenha e ossos (usei muita lenha porque os ossos eram bem velhos sem gordura alguma por isso ruins de pegarem fogo)

3-Acendendo a fogueira primeiro e esperar formar muitas brasas, pra ajudar pode usar carvão também se quiser

4-Os ossos já sobre a pilha de brasas e lenha

5-Depois de algum tempo os ossos pegam fogo e ardem em chamas

6- Com uma boa parte já calcinada (Branco) o monte deve ser aberto com uma pá e os ossos ainda crus devem ser colocados no centro da pilha, onde se encontram ossos em estado de brasa.

7-Depois de todos estarem bem queimados, ou o melhor queimado possível, deve-se espalhar a pilha de ossos para esfriar

Notem que ainda há alguns ossos bem negros, isto é por que não foram queimados completamente, mas ainda se prestam ao processamento para fazer a farinha.

8-Depois de esfriados foram para a trituração, usei a forrageira daqui do sítio, notem a quantidade de pó formado. Caso não disponham de nenhum equipamento elétrico para triturar, pode ser usado um pilão, ou o que a inventividade resolver.

Detalhe da boca de alimentação da forrageira com os ossos

Detalhe da tela que usei pra determinar o tamanho das partículas da farinha.

9-Finalmente a farinha de ossos pronta

Detalhe da granulometria

10-O ideal é que os ossos estejam com o interior inteiramente branco, ou seja, calcinado, como na foto abaixo:

Mas estando assim:

Também servem, a diferença é que quanto mais calcinado mais rapidamente estará disponível para a planta.

Uma particularidade importante da farinha de ossos calcinados ou carbonizados, é que diferente das de ossos autoclavados ou esterilizados, a primeira é pobre em nitrogênio, porém tem muito mais fósforo e não tem mau cheiro, é completamente inodora.

A respeito do rendimento, inicialmente usei 15kg de ossos que renderam 8Kg de farinha.

Espero que tenha contribuído.

Se fizerem postem aqui suas impressões.
Anderson Almeida06/05/2010 21:30
Vou esperar mesmo to loko pra ver as fotos para ver como fica e se isso serve para meus bonsais fico aguardando um grande abraço.
Illex11/05/2010 09:34
Re: Como fazer sua própria farinha de ossos
Vinicius,

Excelente matéria.

Gostei muito mesmo, e tenho certeza que muitos amigos ainda irão postar agradecimentos por esta matéria.

Parabéns pelo desprendimento e dedicação ao contribuir para conosco, com esta informação.

O resultado fica realmente muito bom, gostei bastante mesmo.

Obrigado.

Abraço:

Illex
Werlei Purgatto11/05/2010 16:37
Vinicius, só pode queima-los ao ar livre igual você fez, ou para a queima ser colpleta, pode usar um FORNO DE PAPEL - 'kamigama' ???
Vinicius Araújo11/05/2010 17:09
Werlei Purgatto escreveu:
Vinicius, só pode queima-los ao ar livre igual você fez, ou para a queima ser colpleta, pode usar um FORNO DE PAPEL - 'kamigama' ???

Olá Werlei,
Nunca fiz a queima em fornos, mas acredito que dê certo também se isto não influenciar muito no custo, pois acredito que a queima em forno sai bem mais caro. Mas tenta aí se der certo é um aperfeiçoamento da técnica.
nickyfury13/05/2010 11:33
bonsai
Vinicius, como disse o grande Illex, realmente é uma informação para ser bem divulgada, essa. Agradeço seu empenho e trabalho no sentido de mostrar o passo a passo de como fazer, isso é muito importante. Claro que o fator "espaço" para preparar e tempo, influem no resultado. Nem todos dispomos disso, mas aqueles poucos que têm, como eu e voce, podem sempre repartir com aqueles que não dispõe, barateando os custos. 😄
Edmilson06/06/2010 21:56
Duvida
Como moro na cidade, tenho dificuldade para conseguir esta quantidade de osso, principalmente local para realizar a queima, portanto e se queimar a farinha de osso que compranos? Obtenho o mesmo resultado?

Abraço fraterno
Werlei Purgatto07/06/2010 07:57
Re: Duvida
Edmilson escreveu:
portanto e se queimar a farinha de osso que compranos? Obtenho o mesmo resultado?

Edimilson a queima dos ossos é para a fabricação da farinha, se vc comprar a farinha ela já vem pronta.
Laudir07/06/2010 09:24
ótima matéria e obrigado pela iniciativa em publica-la
Vinicius Araújo09/06/2010 23:28
Re: Duvida
Edmilson escreveu:
Como moro na cidade, tenho dificuldade para conseguir esta quantidade de osso, principalmente local para realizar a queima, portanto e se queimar a farinha de osso que compranos? Obtenho o mesmo resultado?

Abraço fraterno

Amigo, num vejo necessidade de queimar uma farinha já pronta (mesmo sendo apenas autoclavada) visto que o processo é um tanto trabalhoso.
Vinicius Araújo09/06/2010 23:31
Laudir escreveu:
ótima matéria e obrigado pela iniciativa em publica-la

Agradeço eu Laudir, afinal num posso ser apenas um sanguessuga, tenho que contribuir com o pouquíssimo que tenho.
nenamachado30/06/2010 21:38
Obrigada.... acho que posso pedir os ossos que meu vizinho que é açougueiro joga fora... posso fazer numa quantidade menos pq aqui as pessoas não gostam de arvores pequenas.
Valeu a dica
flavio bonsai01/10/2010 12:48
valeu pela informação muito bom seu passo a passo .
SMART204/05/2011 14:42
nossa isso era tudo q eu procurava ja q aki num tem farinha pra vender, pela net e muito caro (chegando a R$: 50,00 5k) e osso num me falta aki, sitio se sabe né a kda 2 meses +ou- morre 1 Boi aki ae osso sobra aos montes, fora outros tipos de osso como de porco, carneiro galinha entre outros.

ae vem 1 pequena duvida. o osso usado tem q ser bovino ou pode ser de outras especies?