Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera, dicas de projeção?!

12
Nikkei 10008/05/2010 16:48
Primavera, dicas de projeção?!
Olá, minha nova aquisição: comprei esta primavera, do jeito que estão vendo (sem vaso), está judiada. Pretendo envasar sem mexer no torrão e deixá-la recuperar. Na primavera gostariade começar a mexer, mas ainda não imaginei como e onde podar, qual estilo.... Poderiam me ajudar?

Guilherme Luz15/05/2010 15:41
Ótimo material, Nikkei, acho que no momento eu tambem faria oque vc pretende deixar ela "descansar".

Mas depois eu acho que trabalharia com a madeira dela. Afinal ela tem um tronco bem calibroso.

Boa sorte amigo, continue postando para acompanharmos o desenvolvimento dela, fiquei muito interessado no que vai dar essa linda primavera.

Até lá.
nickyfury15/05/2010 18:06
bonsai
Descansar? sua planta está cansada? De quê? 😂 😂 😂

Ferro, como diz o ditado, se malha enquanto está quente.... Pegue um serrote e corte nas areas indicadas. Lave as raízes para retirar toda a terra, após cortar fora os galhos desnecessários. Aplique cola branca de madeira nos cortes, e em seguida plante, distribuindo as raizes de forma o mais radial possível, em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral. 😄

Como substrato, use pedrisco, caco de telha ou tijolinho maciço, carvão vegetal (tipo usado em churrasco), casca de pinus ou de outra arvore, terra granulada e areia grossa de rio, sem peneirar. Fragmente tudo em porções pequenas (do tamanho de uma bolinha de gude para menos). Não use adubo, só faça isso depois de quarenta e cinco dias de transplantada na bacia. Coloque a bacia em local semi sombreado, para que pegue luz solar mas sem o calor opressivo do sol. Regue uma vez ao dia, sempre ao final da tarde. 😄

Dica: após lavar as raízes, deixe a planta com as raizes imersas numa solução contendo hormonio enraizante, enquanto prepara o vaso ou o substrato. 😉

Cortando nas areas indicadas, sua planta ganha movimento de tronco e conicidade. Novos galhos virão, através de novas brotações, permitindo que vc escolha os mais bem posicionados com que formar uma ótima estrutura aerea para sua planta, pois galhos novos são mais fáceis de serem aramados e educados que galhos grossos mais antigos, que não servem para nada nesse caso:

As dicas acima valem para a planta tendo essa como a melhor frente, na minha opinião. 🙄
Nikkei 10016/05/2010 12:30
Obrigado Nick e Guilherme, vou fazer a poda e replantio na bacia. Vou tirar foto e manter atualizado. Espero que consiga evoluir bem esta planta
Nikkei 10024/05/2010 09:26
Atualizando: poda e transplante

Markus Von Kossel26/05/2010 23:44
Nikkei 100, eu teria podado com o Nickfury mandou!
Assim como vc fez o tronco ficou com apenas uma curva!!!!! A segunda poda ficou meio reta!
Mas também dá pra resolver! Agora espera a brotaçãopra ver q q nos espera!
abraço
Boa sorte!
Nikkei 10027/05/2010 08:04
Oi Markus. Não segui a curvatura que o Nick e vc falam porque na foto ela parece que é a melhor, mas na verdade tem um efeito visual 2D. Na verdade as duas curvaturas se pronunciavam muito para frente, e não dava para corrigir inclinando ela pra trás (ficava muito feio, bem desproporcional). Por isso tive que escolher o outro galho. Quando tiver mais brotação eu posto aqui para tentar corrigir
Markus Von Kossel27/05/2010 09:22
Ah tá! Foi mal! DEsculpa!
No 2D parecia bom!!
Abraço!
Nikkei 10027/05/2010 09:30
Ouh Markus, desculpe eu. Não sei se soou meio grosseiro o que escrevi, mas não tive essa intenção. Vou atualizando e agradeço suas opiniões e sugestões. Até mais
Nikkei 10005/10/2010 18:42
Atualizando. Está com o ápice estranho, podem me ajudar? Como melhorar?

nickyfury06/10/2010 13:00
bonsai
Para corrigir o apice, corte fora o tronco (apical) um cm ou dois acima das brotações na base dele (considerei o visual mostrado na segunda foto). Reduza o comprimento dos galhinhos da esquerda e arame o galhinho da direita, cultivando-o como o novo ápice da planta, inclusive no mesmo sentido em que aparece na foto.

Com isso, o tronco apical será cortado fora praticamente no meio, propiciando um novo controle apical bem como melhor conicidade a partir dessa construção.

Em outra possibilidade de correção, corte no mesmo local acima indicado, mas selecione o galhinho que aparece crescendo reto do lado direito (com duas folhinhas na ponta). Ele passa a ser a continuidade (novo apice). Arame todos os galhos de sua base, bem como ele tambem, sendo que ele seguirá um leve movimento sinuoso para cima e os demais deverão ser reposicionados para baixo. Lembrando que os galhinhos da base, antes de serem aramados, deverão ter seu comprimento reduzido.
Nikkei 10006/10/2010 17:41
Olá Nick. Desculpe a ignorância, mas fiquei em dúvida no que escreveu. Seria mais ou menos isso?:

nickyfury06/10/2010 19:07
bonsai
Exatamente isso. O galhinho da direita, aramado, passa a ser o novo ápice. Os galhinhos da esquerda, reduz o comprimento, arama e conduz voltados ligeiramente para baixo. 😄 Eu visualizei algo assim:

Alexandre S. Coelho07/10/2010 00:40
Pessoal

A 1ª foto me parece melhor como frente... Eliminaria este primeiro galho da esquerda que sai muito de dentro da curva, sem falar que tem um galho de fundo que ocuparia o espaço dele 😉
O ápice precisa ser educado para ganhar a mesma direção da base da planta:
Nikkei 10007/10/2010 10:14
Beleza hein?! Tiro meu chapéu novamente. Obrigado pela projeção Alexandre. Na hora que li fiquei com uma dó de tirar o galho da esquerda...mas compreendi bem o motivo, vai ficar melhor e mais dentro das regras. Daqui a algum tempo atualizarei.
A ajuda de todos neste fórum me levam a trabalhas estas plantas, chegando onde nunca imaginei. Obrigado a todos.
Nikkei 10003/11/2010 13:49
Atualizando, fiz a poda do galho de dentro da curvatura e do ápice também. Achei que melhorou.

visto de cima:

Valeu Alexandre
Nikkei 10015/02/2011 09:24
Atualizando..e pedindo sugestões.
Esta é uma das primeiras plantas de quando iniciei. Uma coisa que desagrada bastante é falta de conicidade. Como o Nick ensinou, deixar um galho para sacrifício nesta espécie só vai formar um "calo". Peço ajuda dos colegas para quem sabe uma solução que possa fazer a planta melhorar, não só neste aspecto, mas em qualquer outro. Obrigado.

Formação do novo ápice: ápice com crescimento livre para engrossar.

Poda:

Novo ápice:
Laudir15/02/2011 11:52
Projetassso!!!!

Parabéns!
Alexandre S. Coelho16/02/2011 21:31
Nikkei

Pelas fotos não se percebe tanto a falta de conicidade...

A segunda parte do tronco é que ficou reta demais, dirigindo a visão do espectador para aquele ponto 🙁 .
Eu tentaria um galho no meio e na frente deste local, encobrindo assim o "problema"... De início você pode aramar e conduzir um galho secundário do segundo galho da direita, formando um patamar na região frontal:

Outro detalhe é no próximo transplante posicionar a árvore mais para esquerda do vaso 😉
Pedro Reimão17/02/2011 00:30
Olha a minha opinião pode ser meio maluca, mas eu inclinaria um pouco para a direita, acho que ficaria mais natural.
Nikkei 10017/02/2011 09:01
Sinceramente estava ficando perdido quanto a formacao da copa. Obrigado
Gostei da dica alexandre, vou posicionar o galho. Qto ao vaso talvez eu coloque num vaso diferente, mais raso e retangular tambem. Deveria posicionar no terco do lado esquerdo do vaso?
Pedro, você diz deitar mais o tronco ou deixar mais na vertical?
Pedro Reimão17/02/2011 15:36
Nikkei ai você me aperta a principio tinha pensado em deitar mais o tronco para direita, mais vendo a planta novamente você tambem aramar o tronco que tem a copa e coloca-lo mais reto.
Bom tudo isso vai do seu gosto é uma simples sugestão que tem por ideia deixar a copa mais paralela ao vaso.
Abraços.
Nikkei 10020/04/2011 17:28
Descobri a parte proximal das raízes para estimular o engrossamento das mesmas até a primavera, quando realizarei o transplante e correção das raízes.

Pedro Reimão24/04/2011 01:02
Esta planta sua ta taõ bonita que apesar de eu não ter o que dizer vou postar só para não perder sua atualizações.
João Pedro24/04/2011 01:29
Nikkei,

Observando a sua planta chama a atenção o meio do tronco que está em um ângulo de 90°, o que acaba por atrair o olhar ressaltando assim a falta de conicidade do tronco. Para quebra um pouco esse efeito eu inclinaria a sua planta um pouco mais para a direita, para fugir desse ângulo.

Abraço!
João Pedro
12