Ligustrinho - experiência
Ricardo Paiva09/05/2010 02:44
Ligustrinho - experiência
Este trabalho é uma experiência com uma espécie que temos a disposição em todo o Brasil - ligustrinho variegata. Material barato e que pode apresentar um resultado muito bom.
Este exemplar estava em meu jardim e encontrava-se com grande parte dos galhos sem brotações na parte de baixo.
Foi retirado do chão e feito uma poda drástica em 2007.
Aqui ele já aparece com as brotações depois de 1 ano.
Em dezembro de 2009 estruturei a copa com apenas 3 galhos:

Depois de descobrir que um lado do tronco estava totalmente morto, precisei trabalhar com dremel.
Esta espécie aceita muitas técnicas e responde com uma forte brotação.
Atualizando - maio 2010:
Todo o desenvolvimento desta planta pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/ligustrinho/nickyfury09/05/2010 10:46
bonsai
Voce trabalhou bem com essa variedade. A planta está indo bem, e considerando a ultima foto, creio que poderia na próxima primavera ser devidamente transplantado para um vaso de treinamento mais interessante, que considerasse o visual arrojado que ela está adquirindo. 😄
Eu gosto de trabalhar com ficus, duranta e ligustro. São plantas baratas, que permitem um sem numero de estilizações, aramações e podas, mesmo podas radicais, sem prejuízo para o bolso. Ótimas, enfim, para treinar bonsai. Com elas podemos aprender a fazer bonsai de acordo, e o resultado, por vezes, nos surpreende, como tenho certeza ocorreu com voce, em relação a esta. 😄
claudionor anacleto09/05/2010 21:27
ficou muito bom, tenho um tambem e gostaria de saber como foi que conseguiu deixar as folhas ninusculas
MPFERRO10/05/2010 02:24
Parabéns!ficou muito bonito mesmo! mas concordo com o nickyfury sobre transplantala para um vaso...
acompanho seu blog há algum tempo e admiro seus trabalho!meus parabéns!
Renato Rodrigues Roehrs10/05/2010 12:40
Ricardo, mais um belo trabalho!
Postando pra acompanhar.
Abraços.
Ricardo Paiva12/05/2010 00:30
Nicky - será transplantada no início da primavera. Você sugere algum vaso?
Quanto ao material barato, o bonsaísta Valdir Hobus já postou muito trabalho bom assim.
Vale Claudionor. Desfolha diminui um absurdo o tamanho das folhas. No meu caso foi natural: numa noite formigas cortadeiras detonaram a planta. Agradeci pois é muito trabalhoso a desfolha neste exemplar por ter muitos galhos.
Obrigado MPFERRO, fique a vontade e continui acompanhando meu blog. Poste comentários por lá também.
Fala Renato, valeu.
nickyfury12/05/2010 09:47
bonsai
Ricardo, independente da planta ser barata, eu não escrevi que não é possível fazer ótimos trabalhos com uma. O que prevalece, a meu ver, é justamente por ter ela um preço inferior, digamos, em relação a um acer qualquer. 😲
Em se tratando de um material com preço inferior a um pinheiro negro, vc pode tentar diversos estilos, cortes e podas radicais, pois fica mais fácil repor um material comum que outro, mais oneroso. As nossas tentativas de acerto nos levam a fazermos testes e mais testes em nossas plantas, visando justamente obter o melhor com elas. Em se tratando de um material de preço módico, podemos fazer isso sem prejuízo ao bolso, enquanto que temos que ser bem criteriosos e trabalhar com maior cuidado, quando lidamos com um material mais caro, a meu ver. 🙄
Claro que isso é uma opinião minha. E como escrevi acima, o material pode até ser gratuito, que, ao ser bem trabalhado, renderá um bonsai excelente, sem sombra de dúvida. Alguns cultivadores, porém, torcem o nariz para cultivos como o dessa variedade de ligustro, ou de duranta. Até mesmo o ficus variegata é descartado por eles. Tenho plantas de todas as variedades e de algumas espécies que não são aceitas pela maioria dos, digamos, profissionais do bonsai nacional. 🙄
Nem por isso me desfaço delas, ou deixo de tentar fazer o melhor que posso com essas plantas "inferiores". Podem ser "inferiores" para os outros, que têm um bolso bem mais recheado que o meu e podem se dar ao luxo de escolher o que comprar, o que não é o meu caso nem o de muitos amigos bonsaistas que tenho. 😄
Quanto ao vaso, creio que um vaso redondo, de bordas baixas, ficaria ótimo. De preferencia, na cor ocre ou cor de telha mais escura. 😉
SEKI - Elio Luis Secchi12/05/2010 16:16
Beleza de trabalho ricardo. Evolução rápida e certeira!!!
concordo com o Nicky sobre a questão de espécies. Afinal material conseguido de graça, como este que veio do teu jardim, serve no mínimo para a gente aprender fazendo, treinando, tentando técnicas e intervenções as quais a gente não ariscaria em plantas de maior preço. E se no final der um bonsai de boa aparência, então é lucro total... Podemos até aconselhar aos principiantes que não gastem seu dinheiro com certas plantas, isso é uma coisa. Outra coisa e saber bem aproveitar plantas consideradas de "segunda" e delas extrair além de lições um belo bonsai, como o que está a sair deste seu trabalho.
Parabéns
Ricardo Paiva13/05/2010 00:33
Valeu Élio.
Nicky, sua colocação é perfeita.
Guilherme Luz13/05/2010 16:31
Ricardo, blíssima arvore. Parabéns!!!
Rodolfo Siena13/05/2010 23:06
Muito bom Trabalho.. PARABENS
Ricardo Paiva28/09/2010 14:50
Atualizando - 28 de setembro de 2010

Ainda muita aramação pela frente para posicionar melhor os galhos.
Léo ( Pépe )30/09/2010 13:45
Olá Ricardo como sempre um belo trabalho este seu !!
Quero ver os postes das tuas calliandras.
Grande abraço irmão!!!
Alexandre S. Coelho30/09/2010 14:10
Muito legal Ricardo...
O shari deu um realce a mais no trabalho!!!
Ricardo Paiva30/09/2010 14:24
Léo, estou super atrasado com minhas plantas por pura falta de tempo, mas me aguarde. Também estou sentindo falta de ver você postando suas plantas por aqui.
Obrigado Alexandre, o shari ficou legal mesmo, foi feito porque toda esta parte estava morta.
Ainda estou formando a estrutura secundária dos galhos da copa.