Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba

Ricardo Paiva09/05/2010 04:15
Jabuticaba
Esta Jabuticaba foi comprada em 2006. Meu trabalho de estilização é para formar uma planta bem natural, com vários troncos e galhos bem ramificados.

2006 - 1ª intervenção:

Atualmente - última intervenção feita para melhorar a ramificação:

O que vocês acham? Alguma sugestão?

Todo o desenvolvimento desta planta pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/jabuticaba/
nickyfury09/05/2010 10:42
bonsai
Ricardo, o desenvolvimento dessa planta parece estar indo bem. Todavia, percebo certa duvida em relação ao tronco apical. Na primeira foto que mostra a estrutura nua, o tronco apical estava à direita. Na segunda foto, ele foi reduzido e sua altura quase compete com o tronco da esquerda. Certamente, um dos dois terá que ser estimulado, para que a triangulação não se perca, na futura estruturação definitiva. 😲

Tirante isso, agora, creio que o ideal é começar a buscar as ramificações dos galhos, formando a estruturação fina ou refinada. 😄
RicardoGV10/05/2010 12:35
Muito bom Ricardo, gostei muito...
Vou acompanhar esse seu trabalho.

Abraço e Boa Sorte.

RicardoGV
Marcos Castilho11/05/2010 13:15
Já conseguiu uma aparência nela incrível. Bela planta.
EZEQUIEL JUNIOR11/05/2010 15:14
concordando com o que o Nick colocou, penso que poderia rebaixar os galhos laterais que competem com o ápice, assim vc não precisaria podá-los para encurtá-los e não perderia a ramificação que já conseguiu. Existem alumas técnicas que ajudam no curvamento de galhos mais grossos. Faça uma busca aqui no fórum e dê uma olhada em uma jabuticabeira estilizada pelo amigo Fabiano costa. Ele tem um blog que tem o passo a passo da planta, dê uma vasculhada que vc encontra...

Abraços
nickyfury11/05/2010 17:56
bonsai
Não só a jabu do Fabiano. Tem a que foi usada pelo bonsaista Charles White no evento do Dom Mario em que teve a participação do bonsaista Morten Albek:

http://www.artebonsai.com.br/eveat.htm
LEAO11/05/2010 18:03
Achei bem bonita a Jabuticaba.
Ricardo Paiva11/05/2010 21:47
Valeu pessoal, realmente a questão do ápice está sendo revista, é que queria baixar a altura da planta.
Obrigado pelas dicas.