Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Balsa - atualizado 16 janeiro 2011

Ricardo Paiva09/05/2010 04:19
Ficus Balsa - atualizado 16 janeiro 2011
Este ficus foi retirado de uma parede. Aproveitei algumas brotação e estou cultivando ele no estilo Balsa.

Depois de 1 ano para recuperação, foi para um vaso de treinamento:

Já brotado – dezembro 2009:

Maio de 2010:

Sugestões, inclusive para o novo vaso são bem vindas.
nickyfury09/05/2010 10:26
Ricardo, o seu trabalho com essa planta está indo bem, não há o que acrescentar para melhorar, além é claro do aprimoramento da estruturação aerea, mas isso vc está fazendo, é algo paulatino, gradativo, que virá com o tempo de cultivo. 😄

Em relação ao vaso, creio que um vaso oval complementaria melhor o visual desse estilo, pois o vaso retangular força uma visão reta, subtraindo o olhar do observador do intem principal, que é a arvore. Um vaso oval, de bordas baixas, como aquele em que vc apresenta a nana penjing, ficaria muito bem com essa planta, a meu ver. 😄
RicardoGV10/05/2010 12:38
Ficus de parede sempre tem um charme diferenciado, o trabalho realizado neste exemplar esta perfeito até agora, parabéns.
Sobre a dica do nick em relação ao vaso, assino junto, creio que um oval raso, ficaria com mais harmonia.

Até mais, tudo de bom
Ricardo Paiva12/05/2010 00:31
Obrigado pela sugestão de vaso Nicky e Ricardo.
Ricardo Paiva22/08/2010 01:51
Atualizando – transplante e troca de vaso - 21/08/2010:

Outras fotos no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/ficus-balsa/
marco_avelar22/08/2010 03:44
Ricardo você e os seus fícus retirados de muros!!! Eu estou tentando, mas ainda não achei nada que valesse a pena...

Muito boa essa planta, eu gosto muito desse estilo. Não tenho nenhuma sugestão a fazer em relação à condução da planta, está ficando perfeita!

Minha única sugestão é em relação ao vaso. Não é uma sugestão com embasamento teórico, mas apenas a sensação que essa planta me transmite.

Na minha visão: Uma planta dessas na natureza seria uma árvore milenar e que de forma alguma seria uma árvore com outras similares em uma paisagem, por tanto, teria um destaque único, não seria um detalhe, mas o protagonista, transmitindo uma certa "majestade".

Então eu acho que o vaso deveria dar suporte a esse destaque e suntuosidade dessa árvore tão imponente.

Em minha opinião um vaso para tal seria retangular, com a altura, do fundo até a borda, um pouco inferior à altura do "nebari balsa" para mostrar a imponência. Seria comprido, mas não muito, para passar a impressão de que domina a paisagem, azul Royal, e os pés do vaso em cor bege formando um arco, como se estivesse sustentando o vaso acima do restante da paisagem.

Dois exemplos:

(Seria + ou - o Azul, com as cores do vaso e do pé, e com os pés do marrom, só que mais baixos)

Ricardo Paiva22/08/2010 23:52
Marco, legal sua leitura da planta, é bem do estilo que faço.
O vaso sugerido é muito bonito mas como a beleza desta planta está no seu nebari, acredito que um vaso mais neutro realça o nebari.
Ricardo Paiva31/08/2010 15:31
Olha ele aqui desfolhada:
Ricardo Paiva29/01/2011 14:29
Atualizando - janeiro de 2011

Detaçhe nebari:
SEKI - Elio Luis Secchi29/01/2011 14:44
Que beleza Ricardo, está andando bem.
Ou melhor, já está bonita.
Parabéns. E segue em frente...

abraço
Alexandre S. Coelho29/01/2011 21:18
Lindo mesmo 😲 ❗ ❗ ❗

Um belo trabalho que nem parece ser tão pequeno... Parabéns Ricardo!
Ricardo Paiva02/02/2011 16:03
Élio e Alexandre, obrigado pelas palavras de incentivo.
Ricardo Guarido29/08/2011 12:16
Caro colega Ricardo, boa tarde!

Quando fez a retirada do muro, antes de acondicioná-lo no vaso, o colega fez fotos? (se sim, gostaria de ver). Ele veio com muitas raízes? Pós retirada, foi plantado em qual substrato? Arei grossa pura? Algum outro?

Coletei hoje um ficus também em um muro, de uma casa que estava sendo demolida, aquele ficus de folhas beeeemmm grandes...(não sei a espécie... 😮ops: )...

Estava pensando em plantar direto na areia grossa...será? Tive que cortar as raízes que eram mais longas, ficando apenas com algumas capilares menores.

Abraços!

Ricardo.
Raoni Moraes29/08/2011 12:36
Ricarco acredito que seja o Ficus Elastica.

http://www.google.com/search?q=Ficus+Elastica&hl=en&safe=off&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=RLFbToa7Bsy2tgeXrs2dDA&ved=0CCcQsAQ&biw=1024&bih=567

Lindo o ficus balsa, tem um aqui na minha cidade em um muro no centro da cidade, um dia irei tomar coragem pra pega-lo.

um grande abraço a todos
Ricardo Guarido29/08/2011 13:00
Raoni Moraes, boa tarde!

Creio que o colega tenha acertado! Amanhã abro um post sobre ele!

Abraços!

Ricardo.
Raoni Moraes29/08/2011 13:55
Ok fera, compartilhe conosco sua planta!
Ricardo Paiva29/08/2011 14:08
E aí xará.
Não tenho fotos dele se recuperando mas sai do muro com algumas raízes e foi colocado em areia pura, destas de construção mesmo.
Ficou por 1 ano se recuperando.
Esta é a foto dele recém transplantado:

Raoni, o meu é um ficus microcarpa e nõa o elástica.
Quanto ao ficus no muro da sua cidade, retire antes que alguém vá lá e o jogue fora para "salvar" o muro. Já perdi boas oportunidades assim.