Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DUVIDA ENRAIZADOR (COMPLEXO B1)

matheusb10/05/2010 18:31
DUVIDA ENRAIZADOR (COMPLEXO B1)
Olá bonsaistas , andei lendo sobro bonsai em alguns lugares , e vi recomendaçoes que remedio para o figado (COMPLEXO B1) pode ser usado como enraizador , queria saber se isso é verdade e como uso para fazer estacas com esse "remedio" , pretendo fazer estacas de primavera , ficus e outras plantas que tem no sitio do meu avo .
Obrigado
Andre Antoniazzi11/05/2010 09:18
Complexo B1(tiamina)
Ola amigo ja usei este tipo d enraizador a base de tiamina (complexo B1) cada dois comprimidos voce faz 1,5 litros de enraizador e depois é so regar conforme as tecnicas.Dissolva dois comprimidos em 1,5 litros de agua.Abraço
matheusb11/05/2010 20:42
vlw pela resposta :d
Allan M12/05/2010 08:28
Amir Horikini06/06/2010 23:42
amigo manda manipular Tiamina em farmacias de manipulação... sai baratinho!!
abraços!
Vinicius Araújo06/06/2010 23:55
Dá uma conferida nesse link, garanto que vai ficar satisfeito.
Como usar a tiamina como enraizador???
Marcio Vargas07/06/2010 20:30
Em farmacias de manipulação solicite claridrato de tiamina a 0,04/ml. O veiculo pode ser agua destilada.

Um fraco com 10 ML da para 10 litros (1Ml por litro) e sai, aqui na minha cidade por R$ 10,00
Amir Horikini08/06/2010 14:08
na minha também sai esse mesmo preço!!!
hraphi09/06/2010 22:29
Comprei hoje na farmácia, Vitamina B1 300 mg( cloridrato de tiamina), do labóratório Neo Química, caixa com 30 comprimidos R$ 10,00 tb. Mas se cada dois comprimidos fazem 1,5 litros, dá para fazer 22,5 litros com uma caixa, logo sai mais em conta que o manipulado, acaba saindo menos da metade do preço pois rende o dobro e mais um pouco, exatamente 12,5 litros a mais. Já o benerva da bayer estava custando R$ 16,00, mas como o composto químico é o mesmo, tanto faz a marca, abraços.
Marcio Vargas10/06/2010 08:09
A diluição "recomendada" de 0,04% para 1,5 litros, logo o frasco de 10Ml fazem 15 litros.

O comprimido que vc comprou tem 0,03%, logo a proporção muda.

De todo modo utilizo o manipulado em função da apresentação, que é em solução, desta forma basta pingar no regador e utilizar. Mais pratico.
joão josé10/06/2010 10:05
Só para evitar confusão: Complexo B => vitaminas do complexo B em doses menores (não é para o fígado), tem vitaminas B12 , B1 e B6 se não me engano, funcionam como digestivos, fortalecedores da imunidade e costumam abrir o apetite. Vitamina B1 (Tiamina), ou seja o Benerva, Beneum, Monovin B1 (veterinário), em concentrações altas (100 a 300 mg) são utilizados para fortalecimento neurológico, e são estes usados no bonsaísmo. A maioria das formulações de complexo B em líquido costumam ter açucares que podem atrair bactérias, fungos e outros parasitos, e mesmo em drágeas não possuem concentração adequada para o uso em plantas. Ok?
Marcio Vargas10/06/2010 10:31
Amigo João José.

Para evitar estes componentes indesejados na formula liquida, basta solicitar ao farmaceutico que utilize um veiculo inerte na hora de manipular a formula.

Desta formula você vai ter somente o Cloridrato de Tiamina e o veiculo inerte, que costuma ser agua destilada.

abs
joão josé10/06/2010 17:40
Sim, Márcio, o alerta é para as pessoas que compram o "Complexo B" na farmácia, em xarope, e o utilizam sem saber disto! Mas não sei se compensa mandar manipular a B1 já em líquido!?
Marcio Vargas10/06/2010 18:36
Para mim compensa, porque na minha cidade, como é no interior, cidade pequena, com poucas farmacias, os remedios são um pouco mais caros que em grandes centros.
Mandando manipular eu já tenho a B1 em solução e na proporção ideal. E pago barato...

Mas cada caso é um caso, para mim este procedimento se mostrou o melhor, quem sabe para outras pessoas o comprimido seja mais pratico.
FelipeRocha10/06/2010 23:04
Eu comprei um caixa de benerva por R$15 e faço 1,5L com 2 comprimidos!
=]
joão josé10/06/2010 23:46
Márcio, pela estabilidade da vitamina eu acho melhor manipular em cápsulas, as quais você abre e mistura na água na hora do uso. Minha opinião, pois não sei do prazo de validade da vitamina B1 em veículo liquido. Você tem ideia?
FelipeRocha11/06/2010 00:36
Esse é um dos motivos de eu nao deixar enraizador feito.
Sempre que preciso, eu faço a mistura pro numero de plantas que vou regar, utilizando tudo de uma só vez.
Na Rega seguinte repito o processo, nao deixando acumular o produto já misturado.
Paulo Henrique de S. Garc11/06/2010 09:19
Márcio como vc. mora no interior, acho que o melhor seria ir em uma casa agropecuária e comprar o Monovim B1 (veterinário), é bem barato, vem em uma boa concentração e como é líquido, pronto pra a adiluição, eu custumo usar 0,8 - 1ml por litro de água.

Um grande abraço e

Té mais...
Marcio Vargas11/06/2010 11:36
Jose.

O fraco de 10 ml tem validade de 3 meses e deve ser mantido em refrigerador.

Felipe

O produto que utilizo também é preparado somente na hora do uso e na quantidade necessaria. Na hora de regar, pingo no regador somente a quantidade de gotas (10 por litro) e utilizo.

Paulo

Vou procurar este produto, MONOVIM, e analizar...

Abs
Vinicius Araújo12/06/2010 22:22
Paulo Henrique de S. Garc escreveu:
Márcio como vc. mora no interior, acho que o melhor seria ir em uma casa agropecuária e comprar o Monovim B1 (veterinário), é bem barato, vem em uma boa concentração e como é líquido, pronto pra a adiluição, eu custumo usar 0,8 - 1ml por litro de água.

Um grande abraço e

Té mais...

Paulo é o seguinte, o Monovim B1 vem na concentração de 100mg/mL ou a 10%, utilizando 1mL por litro você só alcança a concentração de 0,1mg/mL ou 0,01%. Logo é apenas 1/4 da concentração indicada, e além do mais ele apesar de ser prático não é tão barato, encontrei aqui na minha cidade por 9 reais.

Abraços