Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução de Bougainville

12
Anderson Almeida11/05/2010 19:56
Evolução de Bougainville
Olá pessoal através de um yamadori coletei esse exemplar venho compartilhar com os foristas a vigorosa brotação dela com apenas quatro meses de espera enfim os brotos vieram. Pois agora é esperar até a primavera para primeira intervenção e desfolhar em seguida aramar gostaria dos amigos sugestões para ela um grande abraço a todos.
Markus Von Kossel11/05/2010 21:32
E aí parceiro!
Eu tomaria cuidado com a madeira morta já!
Madeira podre eu removeria, com uma faca formão, maquita, dremmel ou outro instrumento!
Vou dar uma dica que acabou funcionando pra mim!
Um pcte meu fez uns instrumento pra mim! Ele pegou aqueles ferrinhos das antenas de TV, aquele dos radio e tvs que ficam dentro de casa e aficou a ponta!
Aquilo fica super afiado, eu passava aquilo e ias se soltando pedaços de madeira morta!

MAs dá pra ver que tem muita madeira morta alí!
Eu ficaria nisso!
Elio11/05/2010 21:40
Anderson, vc tem um material com potencial nas mãos.
Mas, como está fica difícil dar qualquer opinião mais concreta.
Como o Markus disse, primeiro eu tiraria toda a madeira morta. Formão também é uma boa ferramenta para isso.
Depois, Escolheria uns 3 troncos, mais grossos, e podaria radicalmente todos os outros.
Só daí com a planta mais "clean" é que dá para opinar.
Mas, de antemão vejo aí uma planta com um tronco só, até para quebrar essa conicidade invertida.

abraço
Anderson Almeida12/05/2010 09:12
Markus e Elio vou tirar a madeira morta e depois ver o que sobra para escolher os galhos que irão ficar e vamos ver como fica obrigado por me ajudar.
Renato Rodrigues Roehrs12/05/2010 10:54
Anderson, enterrar o tronco até a altura onde a conicidade invertida inicia, também não é uma saída?
Daí terias um nebari futuro mais próximo aos primeiros galhos que ela está emitindo.
Elio e Markus, vocês acham possível?

Tens um belo material em mãos, segue a orientação sobre a retirada da madeira podre e com certeza vai dar o que falar.

Abraços.
Vinicius Araújo12/05/2010 20:04
Primeiro removeria a madeira morta e se retiraria alguns galhos, aproveitaria a inclinação e faria um fukinagashi se essa planta permitir.
Elio12/05/2010 20:50
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Anderson, enterrar o tronco até a altura onde a conicidade invertida inicia, também não é uma saída?
Daí terias um nebari futuro mais próximo aos primeiros galhos que ela está emitindo.
Elio e Markus, vocês acham possível?

Tens um belo material em mãos, segue a orientação sobre a retirada da madeira podre e com certeza vai dar o que falar.

Abraços.

Renato, no meu entender, só enterrar mais a planta não resolveria o problema, visto que necessariamente não nasceriam raizes bem radiais e na altura e quantidade certa, a não que se faça um alporque (anel de malphigi ou torniquete)

Abraço
Illex12/05/2010 22:31
Re: Evolução de Bougainville
Anderson,

Os amigos falaram bem colocado, a madeira morta tem que ser removida, mas acredito que poderias já fazer algumas podas, eliminações e trabalhos na madeira.

Algo parecido com essa foto seria possível, me diga se acha interessante e atrativo trabalhar este lado de sua planta, se não veremos outras opções:

Vermelho traço único será poda de seleção, eliminar os galhos que não farão parte da estrutura no futuro, deixar alguns "tocos" para futuras brotações e aramagens se precisar de galhos de fundo, se objtiver galhos de fundo com outras brotações melhores, melhor ainda será. Onde existem traços vermelhos verticais significa a retirada total daquele galho.

Os traços em verde gramínea significam os galhos principais que ficarão (estes galhos tem um movimento bastante interessante, me parece que o da direita sai ao fundo curvando-se enquanto o da esquerda é mais inclinado sem tanta curvatura; podes conferir?), ou se por ventura uma análise melhor for feita e notar-se que 1 tronco somente é viável poderia ser também, porém sua planta é forte, seria interessante manter uns galhos mais grossos que poderão receber trabalhos de madeira morta e com brotações finas iniciais para maior ramificação e beleza do conjunto no presente/futuro.

Uma estrutura futuramente com muita ramificação e aproximadamente assim (os exemplos são grosseiros apenas para iliustrar, são plantas belas e troncos poderosos e excelente ramificação):

UM TRONCO

As Primaveras aceitam muito bem poda drástica, e o quesito da alporquia também iria muito bem, como tão bem falaram os amigos Foristas.

A Bougainvillea é de fácil direcionamento e muda os cursos de seiva com incrível precisão e facilitade, por isso é uma planta ideal para se trabalhar madeira morta e podas drásticas para formação estrutural.

Acredito que uma quebrada neste vaso mais em baixo para vermos melhor a junção da base com o solo iria nos ajudar bastante na tomada de decisões; e se optar pelas podas, fotos após as podas também seriam muito bem vindas.

No mais, parabéns pela planta amigo tens um excelente material em mãos.

Abraço:

Illex
claudionor anacleto13/05/2010 00:07
ola
nao irei opinar o pessoal já falou tudo
coversaremos no sabado
abraços
Anderson Almeida13/05/2010 13:34
Olá pessoal agradeço a todos que opinaram porque quanto mais ajuda posso ter uma idéia do que fazer com ela e não perder este exemplar que a velhinha me deu e pediu pra cuidar bem dele se alguém tiver mais opiniões pode mandar agradeço desde já um abraço a todos.
Anderson Almeida14/05/2010 18:21
Olá pessoal tirei a madeira morta da bela adormecida e ela esta acordando vejam só como ficou depois que a retifica entrou em ação. Ainda não decidi a frente estou indeciso eu particularmente gostei das duas à só lembrando eu cortei o vaso para visualizar melhor.
Elio14/05/2010 18:55
Anderson, eu vejo tua planta aqui! Podendo ser inclinada um pouco para a direita ou não!
Cara, sou ruim até no Paint!..........rsrsrsrs!

abraço

Markus Von Kossel14/05/2010 19:56
Assim? Ou tirando o galho da esquerda! Tanto faz!
Desculpe a projeção tosta! É o que o Paint oferece!
Markus Von Kossel14/05/2010 20:03
Ou assim é!

Acho que era isso que o Elio tava pensando
nickyfury15/05/2010 20:35
bonsai
Considerando a melhor frente, faça os cortes nas areas que indiquei, para obter movimento e conicidade. Pode ser feito agora, sem nenhum problema. Aplique cola branca para madeira nas areas cortadas, para evitar apodrecimento. Em seguida, transplante, usando uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Para o desenvolvimento de sua planta, a bacia é melhor que qualquer escorredor. 😄

O substrato ideal: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro (ou de outra arvore), terra granulada, areia grossa de rio sem peneirar. Os ingredientes devem ter praticamente o mesmo tamanho (menor que uma bolinha de gude, maior que um grão de feijão). Não adube antes de 45 dias. 😄

Antes do replantio, retire do vaso com cuidado e lave bem as raizes, em agua corrente, eliminando todo o substrato original. Deixe a planta com as raizes imersas em solução contendo hormonio enraizante por uns 30 minutos, antes de replantar. Ao fazer o replantio, distribua as raizes radialmente, isto é, em toda a volta do tronco, cobrindo bem com o substrato. A planta deverá ficar em local semi sombreado, onde receba luz solar, mas não o calor direto do sol. Regue sempre ao final do dia, apenas uma vez. 😄

Só adube 45 dias depois do replantio. Não acrescente adubo de nenhuma espécie no substrato antes disso. 😄

Nikkei 10016/05/2010 12:45
Belo material. Gosto da primeira projeção do markus, com uma copa maior. Vai postando a evolução!
Sergio Henrique Domingues16/05/2010 18:28
gostei do primeiro desenho do Markus com tres galho,
seja la o que for fazer vai ficar legal, a planta tem bastante potencial
Anderson Almeida16/05/2010 22:01
Olá pessoal com muito trabalho e sem muita experiência, o meu futuro bonsai começou a dar os primeiros passos, depois de quatro horas de serviço e com umas faltas ainda e com uma duvida sobre a calda, eu devo esperar passar algum tempo para secar o verde dela, ou já passo em seguida. Um grande abraço a todos pelas sugestões, que me ajudou muito, vejam como ficou.
Sergio Henrique Domingues16/05/2010 23:47
Fala anderson,

ficou show de bola hein, imagino o trabalho que deve ter sido, o mais dificil voce ja fez, agora conforme for brotando os novos galhos vai ficar mais facil pra dar um estilo legal.

Acho que dai pra frente talvez fique legal fazer um estilo tronco duplo, deixe um crescer um lado mais alto do que o outro vai ficar bem legal.

tem esse video aqui com um estilo que da pra fazer no seu, no video e um pinheiro, porem repare nos 2 troncos como um ta meio longe do outro bem parecido com o seu, acho que se voce seguir um modelo como esse vai ficar maravilho.
Se voce minha faria assim e nao com a copa grande.

http://www.youtube.com/watch?v=eYN1ppgaOyk

parabens

abracos
Anderson Almeida17/05/2010 13:12
É Sergio não foi fácil mas ainda falta tirar aquele galho do apíce que esta com dois do lado direito e do esquerdo um pouco abaixo tem outro que acho estar fora na distribuição dos galhos assim que tirar posto as fotos. Um grande abraço.
Elio17/05/2010 13:12
Ótimo trabalho, Anderson!

Como a planta foi bastante trabalhada, melhor deixá-la quieta por ora. Até para ver onde surgirão os brotos.
Depois, entra na 2ª fase, trabalhar a copa e dar uma refinada no Jin.

Abraço
Renato Rodrigues Roehrs17/05/2010 13:33
Anderson, tá ficando ótimo cara! Belo trabalho.

Agora é deixar descansar.
Nos falamos.

Abração.
Anderson Almeida19/05/2010 19:38
Obrigado Elio, Renato por gostar do trabalho, fico feliz por isso, sei que posso contar com vçs nessa caminhada e se vçs puderem me ajudar, em dizer se passo a calda sulfocalcica no jin ou espero até ela recuperar bem, estou com essa duvida um abraço pra vçs.
joão josé19/05/2010 22:09
Eu costumo esperar uns dias para aplicar, mas não muito tempo devido a tendencia de apodrecimento da primavera.
Anderson Almeida20/05/2010 21:07
Fico grato João vou esperar uma semana e passar a calda para não correr o risco de perde-lá valeu pela informação 😂
12