Ficus - Folhas Retorcidas
Ficus - Folhas Retorcidas
Olá,
Acredito que seja pulgão:
1. Retire as folhas mais estragadas;
2. Faça a seguinte solução: 2 colheres de sobremesa de detergente + 05 gotas de álcool + 250ml de água, utilizando uma bucha de lavar prato molhada com a solução indicada, com o lado macio (amarelo), vá limpando manualmente, folha a folha;
3. Ao concluir, use a mesma solução, só que desta vez borrifando em toda a planta, e espere secar (uns 20min);
4. borrifar oléo mineral (ou neem), metade da dose indicada em 1 litro de água, de 8 em 8 dias.
Obs.: Faça tudo isso no final da tarde ou durante a noite, pois se pegar sol durante a aplicação, vai queimar as folhas.
Obs2.: Suspenda qualquer tipo de adubação.
Bom, não tenho muita experiência, qualquer ajuda ao colega viria à agregar.
Boa sorte!
Acredito que seja pulgão:
1. Retire as folhas mais estragadas;
2. Faça a seguinte solução: 2 colheres de sobremesa de detergente + 05 gotas de álcool + 250ml de água, utilizando uma bucha de lavar prato molhada com a solução indicada, com o lado macio (amarelo), vá limpando manualmente, folha a folha;
3. Ao concluir, use a mesma solução, só que desta vez borrifando em toda a planta, e espere secar (uns 20min);
4. borrifar oléo mineral (ou neem), metade da dose indicada em 1 litro de água, de 8 em 8 dias.
Obs.: Faça tudo isso no final da tarde ou durante a noite, pois se pegar sol durante a aplicação, vai queimar as folhas.
Obs2.: Suspenda qualquer tipo de adubação.
Bom, não tenho muita experiência, qualquer ajuda ao colega viria à agregar.
Boa sorte!
Olá Ednaldo,
Acho que não é pulgão. Pelo menos aparentemente não existe nenhum inseto visível. E pelo que pude observar as folhas já começam a nascer desta forma. De qualquer forma vou continuar observando...
Acho que não é pulgão. Pelo menos aparentemente não existe nenhum inseto visível. E pelo que pude observar as folhas já começam a nascer desta forma. De qualquer forma vou continuar observando...
isso daí é tripes... popularmente conhecida como lacerdinha...
Compre Azamax e pulverize as plantas, procure uma casa agropecuária que tenha produtos da marca DVA, caso não encontre me mande uma MP que vejo a possibilidade de te mandar por correio.
Compre Azamax e pulverize as plantas, procure uma casa agropecuária que tenha produtos da marca DVA, caso não encontre me mande uma MP que vejo a possibilidade de te mandar por correio.
Olá Ezequiel,
Vou providenciar e assim que puder posto o resultado.
Vou providenciar e assim que puder posto o resultado.
Dante,
Eu combato a tripes com "SBP" ou outro "pesticida" de supermercado.
Pulverizo uma leve camada sobre a planta, retiro as folhas danificadas, e repito depois de 15 dias.
Sempre deu certo, e raramente volta a aparecer se os cuidados forem bons.
Ta ai mais uma dica.
Abraço:
Illex
Eu combato a tripes com "SBP" ou outro "pesticida" de supermercado.
Pulverizo uma leve camada sobre a planta, retiro as folhas danificadas, e repito depois de 15 dias.
Sempre deu certo, e raramente volta a aparecer se os cuidados forem bons.
Ta ai mais uma dica.
Abraço:
Illex
Havia pensado nisso Illex, mas, fiquei com receio de usar e causar algum dano à planta. Neste caso, já que não há problema em usar o SBP, vou nessa aí.
Obrigado pela dica.
Obrigado pela dica.
Dante escreveu:Havia pensado nisso Illex, mas, fiquei com receio de usar e causar algum dano à planta. Neste caso, já que não há problema em usar o SBP, vou nessa aí.
Obrigado pela dica.
Ola, estou com o mesmo problema e queria saber se vc conseguiu solucionar ele e como fez isso agradeço desde ja 😄
Renan, inseticida de mercado mesmo. Só tem que fazer várias aplicações, pois a bixinha teima em voltar. No mais, descartar as folhas atacadas, queimando-as ou jogando bem longe do viveiro.
Abraços.
Abraços.
Dante, eu uso a solução do Edinaldo, mas ao contrário de borrifar ou lavar as folhas, eu retiro todas que estão com esta praga, e as coloco em um balde com a solução.
Deixo ali por umas 2 horas.
Na retirada, tomo o cuidado de não deixar cair nenhuma folha pelo chão do viveiro ou em outras plantas e no próprio substrato do fícus.
É isso.
Abraços e boa sorte!
Deixo ali por umas 2 horas.
Na retirada, tomo o cuidado de não deixar cair nenhuma folha pelo chão do viveiro ou em outras plantas e no próprio substrato do fícus.
É isso.
Abraços e boa sorte!