Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus hankengai. Atualização 04/12/2013

12
Guilherme Luz14/05/2010 18:30
Ficus hankengai. Atualização 04/12/2013
Caros amigos, a um ano e meio mais ou menos eu encontrei esse ficus na calsada, consegui retirá-lo e o plantei. Gostaria que vcs dessem a opinião de vcs.

Detalhe do nerabi:

Então depois eu resolvi plantá-lo num escorredor quer dizer peneira, isso mesmo peneira, não gosto muito do escorredor prefiro essas peneirinhas alem de mais baratas acho que dão resultados mais rápidos por serem menores e existem de todos os tamanhos.
Veja como ficou:

Detalhe da peneira(peneira dessas de coar leite e suco):

Nomomento as primeiras raizes começam a sair pelo funda da peneira e o tronco dessa muda tem a espessura de um lápis +ou-, eu preciso que ela fique um pouco mais gorssa que um cabo de vassoura, mas sei que isso ainda vai demorar um pouco.
Apesar de já ter um projeto para essa arvore, o qual pretendo lhes mostrar em breve gostaria da opinião de vcs, vai que eu mudo de ideia né?
heheh
aguardo respostas.
Paulo Henrique de S. Garc14/05/2010 19:54
Acho que para alcançar a espessura de um cabo de vassoura, o escorredor é melhor, pois haverá maior espaço paara as raizes. também uso essas peneiras, mas só para os mames, que precisam apenas de uma pequena "Turbinada", sem aumentar o volume de raizes.

um grande abraço e

Té mais....
RicardoGV14/05/2010 21:48
Guilherme,

O que o Paulo falou, escorredor/mamadeira, maior espaço para seu ficus se desenvolver, pois tem o tronco fino.
Estou achando a curvatura dele um pouco alta demais, poderia tentar criar uma curva um pouco mais abaixo do tronco, na primeira metade ( só uma sugestão, pois depende de qual estilo imagina para ele)

No mais é isso, boa sorte.

RicardoGV
Guilherme Luz15/05/2010 12:05
Paulo, obrigado pela dica, vou aguardar ele se desenvolver mais um pouco e o plantarei numa peneira maior, existem pereiras bem maiores do que essa.
E Ricardo essa curvatura é ideal para o estilo que eu imaginei mas a sua ideia tambem é ótima.
Depois mostrarei a vcs o desenho que eu fiz de como eu quero que ela fique.

Até mais!!!
RicardoGV15/05/2010 12:27
Guilherme, voce deve me desculpar, pois revendo o tópico, vi que na ultima foto mostra uma melhor proporção, eu tinha me refirida às primeiras fotos; portanto me perdoe, e qual estilo voce escolheu? pois sabendo seu objetivo podemos ajudá-lo a encaminhar a planta...

Abraços até mais.
Guilherme Luz15/05/2010 14:14
Quero fazer um sinuoso esbelto e deixar amostra a maderira do primeiro galho. por isso eu preciso que ela ingrosse mais e estou fazendo desfolhas nela e só não faço no primeiro pra que o primeiro galho engrosse mais que os outros. e no segundo galho vou fazer um efeito meio que cascata, depois eu coloco um desenho que fiz pra vcs intenderem melhor.

vlw e até mais!
Nikkei 10016/05/2010 10:15
Guilherme, se a sua intenção é engrossar os galhos/tronco, sugiro, além da mamadeira que já falaram, ainda não realizar a desfolha. Quanto mais massa foliar você tiver, ela tende a engrossar mais rápido. Deixe a desfolha mais para frente, quando sua forma começar a definir melhor. Se fosse eu pansaria mais na formação do tronco e nebari nesta fase.
Guilherme Luz16/05/2010 19:57
Nikkei, muito obrigado vou seguir sua orientação.
vou deixar ela se desenvolver livremente.
obrigado gente, continuem postando.
Guilherme Luz10/07/2011 20:55
Amigos só para atualizar:

Notem que deixei o primeiro galho crescer mais que os outros, sendo que eu desfolhei todos e deixei o primeiro se desenvolver na intensão de fazer um semi cascata.

Ai ela já está aramada.

Pretendo em breve planta-la num balde maior para ela se desenvolver melhor só que ela tah apresentando uma coisa nas folhas parecendo uma ferrugem. Tenho que tratar isso primeiro.

Aguardo sugestões.
Lucinei Reis11/07/2011 19:21
Esta ficando um ótimo exemplar Guilherme 😄 😄
Renato Rodrigues Roehrs12/07/2011 10:02
Guilherme, estás trilhando um belo caminho!

Agora é bombar o pequeno, como já estás fazendo.

Acompanhando.

Abraços.
Guilherme Luz12/07/2011 13:40
Obrigado, estou pensando em plantá-lo num balde grande todo perfurado com substrato bem drenante. O que acham?
Seria o idel ou seria melhor a mamadeira??
aguardo respostas.
Guilherme Luz12/08/2011 14:37
Amigos, gostaria de pedir a ajuda de vcs, é que esse ficus está apresentando uma queda crescente de folhas e as folhas apresentam uma especie de ferrugem. Alguem sabe do que se trata??

Como posso resolver o problema?

Até que agora ela ta com aulgumas brotações mas alguns galhos brotaram pouco.

Espero a ajudo dos amigos.

Até!
Marlon Fontoura12/08/2011 15:30
Se vc ta mechendo nele direto, estressando a planta, é ruim, mas se tratando de ficus é difícil de matar, mas vc pode acabar perdendo alguns galhos importantes, pois isso já acoteceu comigo, mas ficus desenvolve rápido, é só usar um bom substrato e ir trabalhando sem pressa.
Talvez as folhas queimadas podem sem pelo frio(calor) ou falta de algum nutriente.
Guilherme Luz17/08/2011 14:23
Marlon, obrigado pela dica, amigo, vou deixar esse ficus quieto por um bom tempo, a ultima intervensão que fiz foi transplantá-lo para um balde maior e bem perfurado. com um substrato bem drenante. E retirei todas as folhas queimadas, só ficaram as novas folhas. Ele teve uma boa reação. Creio que ele vai se recuperar bem. Postarei as fotos em breve.

Continuem acompanhando amigos

até!
Guilherme Luz28/12/2011 12:12
Atualizando...

Estou trabalhando para que ele tenha uma queda mais sinuosa possível.

Mas estou tendo problemas com o ápice, pois não consigo formar galhos nele, os brotos aparecem mas secam logo. oque devo fazer???

aguardo opinião dos amigos...
Guilherme Luz29/12/2011 21:16
Alguém pode me ajudar com esse problema no ápice??

Será falta de adubo? ou será que é pouco sol???

Preciso mesmo de ajuda...
Anderson Neuhaus29/12/2011 22:08
ta ficando muito bom agora é só meter adubo pra engrossar o calibre do tronco.
Guilherme Luz31/12/2011 19:42
Caro amigo, Anderson, aqui segue o link de outros trabalhos meus em que necessito muito de opiniões e sugestões.

Fique a vontade para acompanhar e opinar...

Primavera:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14798

Acerola 01:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18633

Acerelo 02:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19560

Duranta:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20154
Guilherme Luz28/03/2012 17:04
Amigos, gostaria de saber como faço pra essa menina engrossar,

Devo plantar em escorredor?

Devo plantar em vaso mais aerado com substrato drenante?

Ou devo deixar como está e aumentar a adubação? Nesse caso qual adubo seria mais indicado??

Já fazem uns 3 anos que a tenho porem não consigo fazer ela engrossar, mas talvez eu esteja sendo impaciente.

Gostaria de opiniões.

Antecipadamente agradeço.
Guilherme Luz29/03/2012 08:10
Alguem???
Guilherme Luz29/03/2012 22:24
Será que ninguém pode me ajudar?

Ou será que estou sendo boicotado?
Pozzana30/03/2012 03:01
Olá.
Plantar em escorredor, plantar em vaso mais aerado com substrato drenante
e aumentar a adubação são iniciativas válidas, mas se quer que ela fique mais calibrosa mesmo, recomendo não podar por um ano ou dois.
Guilherme Luz02/04/2012 13:59
Obrigado Pozzana, eu tiver que fazer uma desfolha nele recentemente, pois as folhas estavam com uma aparencia de ferrugem e aproveitei a época pra estimular novas brotações.

Em breve postarei fotos...

Vou deixá-la crescer por um ano sem fazer nenhuma intervenção, pra ela se desenvolver livremente e vou caprichar na adubação.

Mais uma vez agradeço...
MarcoBonsaiPoa02/04/2012 17:22
Fícus
Olá!

Vç já consegue imaginar como queria que seu bonsai fosse quando estivesse mais velho?
Pois bem, imagine um desenho pro movimento do tronco principal, arame e deixe até que segure a forma, depois disso deixe sua planta cresçer, adube ela, a torta de mamona, farinha de osso e cinza de madeira formam um ótimo coquetel orgânico. Recepiente grande com substrato drenante, pode ser usado meio a meio entre matéria orgânica e inôrganica. Deixa crescer bem meu amigo, sem mexer em nada. Se tens espaço, melhor ainda, planta com o escorredor direto no chão e adube com esterco curtido de gado pela volta. Quanto mais longo e cheio de folhagem os galhos, lá no ponto próximo ao chão estará mais grosso em um tempo mais curto. Tu formará a planta a partir do corte drástico, que poderá levar de 2 anos ou se quiser que engrosse mais 3,4 ou mais anos de crescimento livre. Quanto mais crescer livre, mais engrossa e quanto mais grosso mais rápido na formação final do bonsai. Não pense que terá um bonsai em menos de oito anos. O caminho é lento. Até se consegue bons resultados em menos tempo. Mas a maturidade só vem com o tempo mesmo. Pesquise pela técnica do broto líder
12