Ajuda! Juniperus sem pai!
crisacf14/05/2010 20:38
Ajuda! Juniperus sem pai!
Olá, sou de Vitória-ES e comprei este junipero na rua, de um vendedor que trazia bonsais de SP e os expunha no capô de sua belina, ou seja, tentei salvá-lo.
O problema: não obtive informações sobre ele ou sobre o bonsaista que o cultivou. O pobre vendedor só me disse que era um Shimpaku, de 16 anos (será verdade?), e me deu dicas básicas.
Enfim, como saber se é hora de adubar ou transplantar? Sugerem uma poda?
Espero que sobreviva!!
*desculpem a foto de delegacia

Rodolfo Siena15/05/2010 01:23
Ta complicado!!! To com Um pareciso e nao sei o que fase!!
Vo posta fotos tb!!
Pruma Levi ajuda!! heeheh
Elio15/05/2010 20:55
Olá Crisacf!
É um Junipero chinês (shimpaku!
E dos bons. Tem um bom tamanho, o que não é fácil de encontrar.
Trabalhos de poda e aramação podem ser feitos agora para, depois, no início da primavera, fazer o transplante.
Adubo agora, usar um que tenha mais Fósforo e Potássio do que nitrogênio. Depois na primavera, use um com mais nitrogênio.
Poda?.............veja os estilos que existem (aqui no fórum mesmo) e explane o que vc imagina pra ele. Aí o pessoal pode dar os caminhos a seguir.
abraço
nickyfury15/05/2010 21:03
bonsai
Sergio Henrique Domingues16/05/2010 18:09
a planta esta bonita, so acho que ta precisando de um pouco mais de estilo, vai lendo e aprendendo bem para voce dar um estilo legal nela, usando os arames.
Uma dica muito importante para essa especie, a cada 10 dias ou uma vez por semana no verao, lavar bem as folhas.
pegue a mangueira com bico e pode meter jato de agua nas folha sem do, segure com a mao os galhos e com a outra mao pode chegar o bico da mangueira bem pertinho com bastante pressao, isso vai ajudar a manter as folhas verdes e afastar parazitas, removendo as folhas secas que ficam embaixo e escondido.
Tambem uma vez por semana passe a mao nos galhos, batendo (nao com muita forca) da mesma maneira segure os galhos com uma mao e com a outra de uma batidas pra cair as folhas seca, voce vai ficar surpreso o quanto de folha vai comecar a cair, mas e normal e ate bom cair as que estao secas, as vezes cai uma folhas verdes, mas caem por que ja nao estao mais tao saudades, e normal, pode fazer sem medo.
deixe pelo menos 4 horas de sol por dia e pode aguar bastante desde que o substrato seja muito bem drenado.
seguindo esses e outros cuidados basicos como o pessoal ai ja disse voce tera essa planta por muito tempo
deixe para trocar de vaso na primavera, enquando isso vai lendo bastante e aprendendo como se deve trocar de vaso, aproveite o inverno agora para por os arames
Nao aconselho poda por um bom tempo, a nao ser se voce for retirar algum galho que voce acha que nao vai ficar legal no estilo, mas deixe pra fazer isso na primavera tbem
qualquer coisa e so perguntar
Elio16/05/2010 19:21
Amigo Sérgio!
Sou obrigado e discordar do amigo em alguns pontos.
1. Não se deve dar jato de água tão forte e perto das agulhas, ainda mais a cada 10 dias. O que se deve fazer, no verão, é pulverizar suavemente. Os estômatos são órgãos sensíveis da planta.
2. O jato forte só deve ser dado se constatar infestação de aranhiço vermelho (é uma das pragas que mais ataca o shimpaku)
3. Se existem muitas folhas amarelas é porque falta algum tipo de cuidado com o shimpaku.
4. Bater nas folhas, somente se desconfiar de alguma infestação, e deve ser feita com uma folha de papel em branco, embaixo, para poder analisar, preferencialmente com uma lupa, já que se for aranhiço, é muito minúsculo.
5. Shimpaku não deve ser muito aguado, como toda conífera (exceto a Nana) a água deve ser criteriosa.
6. Poda de ramos (se for fazer) o ideal é fazer no inverno (quando há menos seiva circulando) e não na primavera.
Amigo Sérgio, desculpe a correção mas é como aprendi com bonsaístas de renome e através de livros e por experiência própria.
NO decorrer do meu tempo de bonsaísta também tive que rever muitos conceitos.
Um grande abraço
Sergio Henrique Domingues16/05/2010 19:28
Caro Elio
bem nao vou nem tentar discordar de voce, pois afinal voce tem muito mais experiencia do que eu .
quando comprei meu shimpaku com o Luiz do bonsai house ele me disse pra fazer isso, entao achei que fosse o certo e tentando ajudar passei para ele o que me foi ensinado.
mas e bom saber que nao e bem assim. acabei aprendendo mais essa/
CRISACF
segue ai o que o elio disse, ele tem bem mais experiencia do que eu.
Elio16/05/2010 19:44
Sem problemas Sérgio, eu também recebi orientações erradas e, com o tempo, aprendi a filtrá-las. Tudo faz parte do aprendizado!
Um grande abraço
Elio
nickyfury17/05/2010 10:05
bonsai
As dicas do grande e sábio Elio devem ser escritas na pedra, que é para ficarem gravadas na memória do tempo. São informações valiosas, no meu entender, que auxiliam a todos nós, sem exceção. 😄
Além delas, ouso acrescer que é importante pinçar as acículas regularmente, evitando a formação tipo "pom-pom", que alguns acham "bonitinho", mas que impedem o acesso de luz e calor solar, necessários ao bom desenvolvimento da planta. A pinçagem deve ser feita periodicamente e não apenas no inverno. No inverno podemos aramar e dar movimento sinuoso a galhos e tronco, sem risco de perder alguma parte. Cortes radicais, shari e jin tambem são viáveis nesse período, embora possam ser feitos em outro, mas com contratempo na recuperação da planta. 😲
Elio17/05/2010 13:27
Grande Nicky!.........menos, véio! 😮ops: 😮ops:
Bem lembrado a questão do pom-pom.
O Shimpaku, por excelência, tem a tendência de formar pom-pom redondinhos se não soubermos pinçar.
Os patamares devem ser tipo "bolacha" e não redondos.
Outra forma ( que eu gosto muito, também) é não formar pom-pom e sim pinçar por dentro, deixando poucas acículas de tal maneira que se consegue enxergar toda a estrutura de galhos.
Abraço
crisacf18/05/2010 22:43
Obrigado!
Obrigado pelas dicas caros colegas, vou segui-las a risca.
Quanto ao estilo, postarei mais fotos aqui para que me ajudem a escolher o mais adequado.
Abraços.
jcmorosky19/05/2010 22:15
Re: Ajuda! Juniperus sem pai!
crisacf escreveu:
Olá, sou de Vitória-ES e comprei este junipero na rua, de um vendedor que trazia bonsais de SP e os expunha no capô de sua belina, ou seja, tentei salvá-lo.
Olá... sou de Vila Velha. Faz umas três semanas, antes das 7 da matina, num sábado fui para a pista de kart da Serra e ao passar pela Praça dos Namorados, num daqueles estacionamentos, vi o cara com a tal belina, com suas plantas. Como na ida estava atrasado, e na volta estava dando carona à uns amigos, não pude parar naquele dia.
No sábado seguinte, fui cedinho lá ver se o encontrava... nada!
Sabe com que frequência ele aparece? E onde? Estava interessado em ao menos ver o que ele tem!
Obrigado.
crisacf23/05/2010 14:57
contato
Julio Cesar,
ele aparece quando quer, não é daqui, mas peguei o telefone!
Aí vai: (11) 85760745 e (11) 66886888 - Luciano.
Abc
jcmorosky24/05/2010 09:25
Brigadão!
Anotei aqui o telefone dele!
Abraço.