claudionor anacleto, um bonsaista não trabalha com determinada espécie apenas por curiosidade. Me perdoe a franqueza, mas vc deve trabalhar para aprender a lidar com essa espécie em questão. Com ela, se vc for paciente, detalhista, persistente e trabalhar com afinco, poderá ter, em alguns anos, um bonsai sem igual. 😄
Uma dica: corte fora aquela raiz na base do tronco, pois ela não serve para nada. As raízes que alimentam sua planta são as finas, chamadas capilares. O galho que brota, espere ele alongar um pouco mais e arame, visando formar, com ele, a principal estruturação de seu futuro bonsai. 😄
Independente das folhas da urtiga serem tóxicas ou não, vc poderá reduzir seu tamanho, fazendo até tres desfolhas anuais. Sugiro que na próxima primavera vc replante, usando um substrato mais drenante: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro, terra granulada (eu uso cupinzeiro queimado) e areia grossa de rio, sem peneirar. Os fragmentos deverão ser do tamanho de uma semente de laranja e em porções iguais. 😄
Adubação: orgânica. Torta de mamona com farinha de osso, misturada. Na hora do preparo, ao invés de adicionar agua pura, adicione agua contendo biofert plus ou qualquer outro adubo liquido, para enriquecer a mistura. Aplique o adubo a cada 30 dias, inclusive no inverno. 😄 Regue apenas uma vez ao dia, sempre no final da tarde. Mantenha a planta em local ensolarado, onde receba, o dia todo, luz e calor solar. 😄
A meu ver, duas possiveis estilizações com sua planta poderiam ser:
Cortando fora a raiz sem serventia, o tronco poderá ser reconduzido a uma posição mais ereta, visando melhorar a visualização. O galho a ser aramado e conduzido, deverá ter um movimento levemente sinuoso lateralmente, ao mesmo tempo que será baixado, para formar uma boa estruturação aerea, aumentando o impacto visual como um todo, além de proporcionar qualidade estética e técnica para seu bonsai. 😄
Observe o trabalho que venho desenvolvendo em uma mirindiba, uma variedade de mirtácea, comum no cerrado do planalto central:
Com apenas um galho, pude aprimorar a estética da planta, dando a ela um bom movimento de tronco e estrutura aerea. 😄