Ficus Retusa (projeção)
Ficus Retusa (projeção)
12
bela planta
adorei as raizes, da ate pra fazer um trabalho sobre uma pedra pelo que da pra ver na foto a distribuicao das raizes.
quanto o que fazer para dar um estilo deixo pro pessoal que tem mais experiencia, ainda nao consigo visualizar plantas com vario troncos assim, mas ja ja o pessoal da umas ideias legais.
Bela planta, vai ficar muito boa futuramente
adorei as raizes, da ate pra fazer um trabalho sobre uma pedra pelo que da pra ver na foto a distribuicao das raizes.
quanto o que fazer para dar um estilo deixo pro pessoal que tem mais experiencia, ainda nao consigo visualizar plantas com vario troncos assim, mas ja ja o pessoal da umas ideias legais.
Bela planta, vai ficar muito boa futuramente
hummmmm
o bom seria vc tirar foto de todos lados da planta e por cima tb...
ai o pessoal pode te indica a melhor frente e o q deves fazer
abraços
o bom seria vc tirar foto de todos lados da planta e por cima tb...
ai o pessoal pode te indica a melhor frente e o q deves fazer
abraços
boa
MUITO BOM MATERIAL,,,COM CERTEZA VAI SER DIMINUÍDO,,PRA PODER DAR UMA CONICIDADE LEGAL Á PLANTA.
Ótimo material Raoni! Parabéns!
Posto para acompanhar.
Abraços.
Posto para acompanhar.
Abraços.
Bom dia!
Olha essa ideia, sempre pensando q eu desenhei em 2D e um bonsai é feito em 3D.
e o q eu faria, procuraria obter mais raizes aereas no tronco...
Nakele desenho ali preto com marrom é um uro (fico bem estranho mais é um uro)

abraços
Olha essa ideia, sempre pensando q eu desenhei em 2D e um bonsai é feito em 3D.
e o q eu faria, procuraria obter mais raizes aereas no tronco...
Nakele desenho ali preto com marrom é um uro (fico bem estranho mais é um uro)

abraços
gostei da projeção agora acharia melhor deixar os galhos um pouco mais altos..
Que tal um hokidachi? Podaria todos os galhos baixos (em diagonal, deixando 1 a 2 dedos de altura.
mais ou menos assim:

mais ou menos assim:

Oi Raoni
Estou com os amigos acima... Quanto mais baixo melhor 😂
Olha estes exemplares para se inspirar:

Estou com os amigos acima... Quanto mais baixo melhor 😂
Olha estes exemplares para se inspirar:

raonimoraes escreveu:gostei da projeção agora acharia melhor deixar os galhos um pouco mais altos..
Amigo Raoni, não esqueça que acima disso surgirão os ramos primários, os secundários, a folhagem....................então se cortar alta, no resultado final, ficará muito alta.
abraço
Por mim zera mesmo, sem nenhum toco. Faz um "Nebari com copa"! Tipo:

Confira:http://bonsaistudio.forumvila.com/viewtopic.php?f=12&t=4344&hilit=ficus+guanabara

Confira:http://bonsaistudio.forumvila.com/viewtopic.php?f=12&t=4344&hilit=ficus+guanabara
Outra:

Poda beeeeeeeeeeeeeeem curto!
Se deixar pescoçuda assim vai ficar feia!
Vai com a galera que tá bem!!
abs
Se deixar pescoçuda assim vai ficar feia!
Vai com a galera que tá bem!!
abs
Muito obrigado pelas dicas.. vou segui-las...
qnd posso transplanta-la?
abraço a todos
qnd posso transplanta-la?
abraço a todos
guiliotina nele...
Mora em Aracaju? acho poderia fazer agora, assim tira ele deste solo compactado e dá oxigenação e nutrientes adequados. Ou pode esperar a primavera.
ATUAIZAÇÃO
Cara, ta maravilhoso! Vai fazer um hokidachi? Vai ficar muito bom. O que acha de tracionar alguns galhos mais baixos para inclinar o galho? Eu pensaria, já que está em plena brotação, cortar a ponta dos galhos mais longos para que não se alonguem muito, assim continuariam a brotação não somente na ponta.
Irei fazer a escolha dos brotos e a poda deles... e botar ela em uma bacia maior para melhor desenvolvimento das raizes e assim da planta.
assim que fizer tirarei foto.
assim que fizer tirarei foto.
raonimoraes outra coisa que você pode fazer é converter os galhos que não vai usar em raízes. Quando os galhos estiverem compridos o suficiente para serem dobrados até o substrato você arranca todas as folhas, faz uma corte na ponta dele e enterra, assim, ele virará uma nova raiz. Para facilitar o trabalho é melhor arrancar todas as folhas dos galhos para fazer novas raízes aéreas, menos as folhas das pontas dos galhos, durante o crescimento.
É só uma sugestão caso você queira ampliar o trabalho com as raízes aéreas.
Uma opinião minha... eu prefiro a primeira foto como frente, o tronco fica mais imponente e eu enterraria mais um pouco o nebari, mas só um pouco, coisa de um dedo.
Abraço!
É só uma sugestão caso você queira ampliar o trabalho com as raízes aéreas.
Uma opinião minha... eu prefiro a primeira foto como frente, o tronco fica mais imponente e eu enterraria mais um pouco o nebari, mas só um pouco, coisa de um dedo.
Abraço!
bela planta, tem um bom futuro !!
porem achei que precisa de um vaso o dobro maior, uma bacia talvez ou um caixote de madeira.
substrato com bastante matéria orgânica, porem com boa areação e drenagem.
a primeira foto tem uma boa frente!!
porem achei que precisa de um vaso o dobro maior, uma bacia talvez ou um caixote de madeira.
substrato com bastante matéria orgânica, porem com boa areação e drenagem.
a primeira foto tem uma boa frente!!
Marcos,
poucos brotos nasceram no nivel que quero fazer executar essa técnica, vou aguardar os brotros q surgiram qnd eu botar em uma bacia maior como os colegas falaram.
Hoje fiz uma poda nos galhos mais altos e cada broto tinha de 3 a 6 galhinhos saindo do mesmo ponto ai deixei um galho em cada broto, ainda e cedo para orientar os galhos, vou transpanta-lo esse final de semana por hora ficou assim:

gosto da idéia do fundo (atual) virar frente, precisaria de uma correção pois o fundo atual é côncavo e o fundo convexo, e se prestar bem atenção a frente atual o nebari é na diagonal para o lado direito.
aguardo dicas.
abração a todos
poucos brotos nasceram no nivel que quero fazer executar essa técnica, vou aguardar os brotros q surgiram qnd eu botar em uma bacia maior como os colegas falaram.
Hoje fiz uma poda nos galhos mais altos e cada broto tinha de 3 a 6 galhinhos saindo do mesmo ponto ai deixei um galho em cada broto, ainda e cedo para orientar os galhos, vou transpanta-lo esse final de semana por hora ficou assim:

gosto da idéia do fundo (atual) virar frente, precisaria de uma correção pois o fundo atual é côncavo e o fundo convexo, e se prestar bem atenção a frente atual o nebari é na diagonal para o lado direito.
aguardo dicas.
abração a todos
eu cortaria o galho da direita nesta foto:

12