Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Retusa (projeção)

12
Raoni Moraes17/05/2010 13:08
Ficus Retusa (projeção)
Ola pessoal, comprei essa planta hoje pela manhã em um horto, era bastante alta que precisei poda-la para caber na mala do KA da minha irmã (kkkk...) pena q n tirei foto dela alta....

gostaria de saber a opinião de vcs sobre a planta e como devo proceder....

abraços a todos.
Sergio Henrique Domingues17/05/2010 13:13
bela planta

adorei as raizes, da ate pra fazer um trabalho sobre uma pedra pelo que da pra ver na foto a distribuicao das raizes.

quanto o que fazer para dar um estilo deixo pro pessoal que tem mais experiencia, ainda nao consigo visualizar plantas com vario troncos assim, mas ja ja o pessoal da umas ideias legais.

Bela planta, vai ficar muito boa futuramente
Vhalveruth17/05/2010 13:48
hummmmm

o bom seria vc tirar foto de todos lados da planta e por cima tb...

ai o pessoal pode te indica a melhor frente e o q deves fazer

abraços
ROGÉRIO DIAS17/05/2010 14:11
boa
MUITO BOM MATERIAL,,,COM CERTEZA VAI SER DIMINUÍDO,,PRA PODER DAR UMA CONICIDADE LEGAL Á PLANTA.
Raoni Moraes18/05/2010 09:40
depois da limpeza de alguns galhos e transplante

Renato Rodrigues Roehrs18/05/2010 10:33
Ótimo material Raoni! Parabéns!

Posto para acompanhar.

Abraços.
Vhalveruth18/05/2010 10:57
Bom dia!

Olha essa ideia, sempre pensando q eu desenhei em 2D e um bonsai é feito em 3D.
e o q eu faria, procuraria obter mais raizes aereas no tronco...

Nakele desenho ali preto com marrom é um uro (fico bem estranho mais é um uro)

abraços
Raoni Moraes18/05/2010 11:06
gostei da projeção agora acharia melhor deixar os galhos um pouco mais altos..
Nikkei 10018/05/2010 12:23
Que tal um hokidachi? Podaria todos os galhos baixos (em diagonal, deixando 1 a 2 dedos de altura.
mais ou menos assim:
Alexandre S. Coelho18/05/2010 16:05
Oi Raoni

Estou com os amigos acima... Quanto mais baixo melhor 😂

Olha estes exemplares para se inspirar:

Raoni Moraes18/05/2010 17:03
Ja baixei os galhos como indicado por todos...
da foto anterior baixei proximo de 5 cm de cada, vou deixar uma folga para não errar... pois todos os galhos existentes são verticais e nenhum horizontal como nos exemplos...

mais novos brotos surgiram...

agradeço a todos...
um grande abraço
Elio18/05/2010 19:44
raonimoraes escreveu:
gostei da projeção agora acharia melhor deixar os galhos um pouco mais altos..

Amigo Raoni, não esqueça que acima disso surgirão os ramos primários, os secundários, a folhagem....................então se cortar alta, no resultado final, ficará muito alta.

abraço
joão josé18/05/2010 22:28
Por mim zera mesmo, sem nenhum toco. Faz um "Nebari com copa"! Tipo:

Confira:http://bonsaistudio.forumvila.com/viewtopic.php?f=12&t=4344&hilit=ficus+guanabara
joão josé18/05/2010 23:11
Outra:
Markus Von Kossel18/05/2010 23:33
Poda beeeeeeeeeeeeeeem curto!
Se deixar pescoçuda assim vai ficar feia!
Vai com a galera que tá bem!!
abs
Raoni Moraes19/05/2010 00:37
Muito obrigado pelas dicas.. vou segui-las...
qnd posso transplanta-la?

abraço a todos
Laudir19/05/2010 11:14
guiliotina nele...
Nikkei 10019/05/2010 12:01
Mora em Aracaju? acho poderia fazer agora, assim tira ele deste solo compactado e dá oxigenação e nutrientes adequados. Ou pode esperar a primavera.
Raoni Moraes01/07/2010 11:22
ATUAIZAÇÃO
Depois e 2 meses da poda, do transplante e de biofert ele brotou pra karamba, proximo passo é escolher os galhos.

Fundo:

Frente:

O projeto esta andando, agradeço a todos pelas dicas.

abração a todos
Nikkei 10001/07/2010 12:17
Cara, ta maravilhoso! Vai fazer um hokidachi? Vai ficar muito bom. O que acha de tracionar alguns galhos mais baixos para inclinar o galho? Eu pensaria, já que está em plena brotação, cortar a ponta dos galhos mais longos para que não se alonguem muito, assim continuariam a brotação não somente na ponta.
Raoni Moraes01/07/2010 23:02
Irei fazer a escolha dos brotos e a poda deles... e botar ela em uma bacia maior para melhor desenvolvimento das raizes e assim da planta.
assim que fizer tirarei foto.
marco_avelar02/07/2010 00:26
raonimoraes outra coisa que você pode fazer é converter os galhos que não vai usar em raízes. Quando os galhos estiverem compridos o suficiente para serem dobrados até o substrato você arranca todas as folhas, faz uma corte na ponta dele e enterra, assim, ele virará uma nova raiz. Para facilitar o trabalho é melhor arrancar todas as folhas dos galhos para fazer novas raízes aéreas, menos as folhas das pontas dos galhos, durante o crescimento.

É só uma sugestão caso você queira ampliar o trabalho com as raízes aéreas.

Uma opinião minha... eu prefiro a primeira foto como frente, o tronco fica mais imponente e eu enterraria mais um pouco o nebari, mas só um pouco, coisa de um dedo.

Abraço!
Leonardo A.02/07/2010 01:11
bela planta, tem um bom futuro !!

porem achei que precisa de um vaso o dobro maior, uma bacia talvez ou um caixote de madeira.

substrato com bastante matéria orgânica, porem com boa areação e drenagem.

a primeira foto tem uma boa frente!!
Raoni Moraes03/07/2010 00:36
Marcos,
poucos brotos nasceram no nivel que quero fazer executar essa técnica, vou aguardar os brotros q surgiram qnd eu botar em uma bacia maior como os colegas falaram.

Hoje fiz uma poda nos galhos mais altos e cada broto tinha de 3 a 6 galhinhos saindo do mesmo ponto ai deixei um galho em cada broto, ainda e cedo para orientar os galhos, vou transpanta-lo esse final de semana por hora ficou assim:

gosto da idéia do fundo (atual) virar frente, precisaria de uma correção pois o fundo atual é côncavo e o fundo convexo, e se prestar bem atenção a frente atual o nebari é na diagonal para o lado direito.

aguardo dicas.

abração a todos
Laudir03/07/2010 09:32
eu cortaria o galho da direita nesta foto:

12