Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Angico

Vinicius Araújo17/05/2010 17:42
Angico
Gostaria de saber se alguém tem notícias de Bonsais de Angico, seja ele preto, vermelho, branco ou do cerrado.
Sergio Henrique Domingues17/05/2010 18:06
vinicios,

pode usar sim o angico como bonsai, inclusive e uma das especies mais bonitas para bonsai.
Estou com 5 mudas aqui em casa, plantadas em um vaso bem grande, esta especie e bem resistente e cresce rapido tambem.

Voce encontrara mais informacoes pelo nome de pithecolobium que e o nome cientifico, ou piteco ou entao tambem brazilian rain tree que e o nome usado nos outros paises.

segue abaixo umas fotos dessa especie para inspiracao.

essas sao minha mudas

joão josé17/05/2010 18:20
Vinicius Araújo17/05/2010 19:20
Piptadenia colubrina
Meus amigos,

Que belas árvores João, e boa sorte com suas mudas Sérgio, mas a árvore que falo está no Flora brasiliensis como Piptadenia colubrina, vejam aqui, já os Pithecolobium alguns são parecidos mas não é dele que falo, mas se puderem mandar umas sementes agradeço.
joão josé17/05/2010 21:14
Vinicius, o pteco também é chamado de angico em algumas regiões, senão me engano, de Angico Branco!
Vinicius Araújo18/05/2010 22:41
Amigos agora estou em uma encruzilhada. Tem um monte de mudinhas do angico que falei a vocês aqui nos canteiros da Universidade e os jardineiros vão começar a limpá-los e com certeza as mudinhas vão dançar. Vou retirá-las e tentar salvá-las. Tive conversando com um pessoal da engenharia florestal, eles falaram que algumas árvores daqui não respeitam estação, entram em dormência quando seca muito e assim que chove retornam, num sei, mas vou tentar. E essa semana um pesinho de acácia (pelo menos é assim que chamam por aqui) tava arrancado com a raíz um pouco machucada, então molhei as raízes, cortei as folhas ao meio e o plantei em um substrato orgânico, irrigando muito e está mostrando sinais de recuperação. Logo vou tentar com as mudinhas de angico.
joão josé18/05/2010 22:55
Manda ver, Vinicius! No minimo você pode fazer um reflorestamento futuro, rs!
Rodrigo Tavares08/06/2010 20:49
Poste fotos, Vinicius, para vermos o "salvamento"!
Vinicius Araújo09/06/2010 19:53
Rodrigo Tavares escreveu:
Poste fotos, Vinicius, para vermos o "salvamento"!

Quem dera, no outro dia tive que viajar e quando voltei tudo já tinha dançado. Realmente uma pena.
matheus kochem11/06/2013 16:15
então amigo o angico vermelho é uma ótima planta para se trabalhar pelo menos eu adoro, aproveitei e irei postar fotos do meu angico e sua transformação em um ano
ele cresce muito rápido aqui esta uma foto dele apos o yamadori.

no fim do inverno ali por 15/08/2012 apos troca de vazo e poda para arrumar a copa.

ela atualmente apos arramação

como pode ver é muito facil a formação de bonsai com angico vermelho, apenas ele n gosta muito de ser arramado por isso cuide ao arramar, sorte ai com os seus
Átila16/06/2013 00:39
Essa é uma Parapiptadenia rígida, ou angico amarelo ou rosa dependendo da região. Entre todos que já tive, vermellho, branco e do serrado, achei essa espécie a melhor de trabalhar.
As 3 fotos são da mesma planta.

matheus kochem16/06/2013 17:00
legal sua planta mas tem certeza q é um angico branco? muito similar ao vermelho
Átila17/06/2013 17:31
Não matheus. Não é angico branco. Como disse antes é uma "PARAPIPTADENIA RÍGIDA" ou angico amarelo ou rosa, ou guarucaia etc. como também é conhecido. Esse tem as folhas menores e a brotação nova é verde amarelada quaase dourada.
Seph190320/06/2013 00:09
Muito bonito, parabéns.