Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Duvida

Rodolfo Siena17/05/2010 23:07
Acer Duvida
Boa noite a todos!! Tenho 1 duvida sobre meus acer!!!

Gostaria de sabe 1 coisa!! eu sempre faço a desfolha deles, finalzinho de dezembro pra inicio de Janeiro!! Vi em livros que isso ajuda a diminuir suas folhas!!!
Agora em Agosto!! depois do inverno!! posso fase 1 desfolha, e 1 leve aramaçao neles??
Obrigado!!

Gostaria de algumas dicas!!

Em breve vo postar fotos de 1 Junipero, nao ta me dechando dormir!!
Preciso de ajuda pra estilizaçao!!
Nao sei se é hora de mecher nele ainda!!!
Charles17/05/2010 23:42
Re: Acer Duvida
Oi Rodolfo, tudo bem?

Pode sim fazer desfolha também em agosto, quando começa a esquentar... e também aramar.
No limite voce pode fazer até 3 desfolhas nos áceres... uma em agosto, outra em dezembro e a ultima em abril...
Como em abril a temperatura já é menor que no verao, as folhas devem nascer ainda menores.
A desfolha nao apneas reduz o tamanho das folhas, mas estimula novas brotaçoes e ramificaçoes, ajudando a compactar a massa verde.

Boa sorte,
Charles
Rodolfo Siena17/05/2010 23:48
Humm Ai sim!! Gostei!!!
Isso eu posso faser em todas as plantas?? Menos nas Juniperas e pinheiros né?? No resto em geral posso fase??

OBRIGADO
Vivendo e aprendendo ehehe
Vhalveruth18/05/2010 11:08
Rodolfo, sugiro q vc venho sempre peguntar sobre a espécie....

Ficus Bini não aceita bem a desfolha, podendo perder alguns galhos... então pra se precaver e não aprender como eu aprendi, pergunte sobre cada espécie pesquise.... é melhor do que perder bons galhos.
Marcio Vargas24/05/2010 14:16
Posto para acompanhar.
Charles24/05/2010 19:19
Oi Vhalveruth, tudo bem?

Não sei se é questão de clima ou época em que voce faz a desfolha, mas com os ficus boni eu tb desfolho como disse acima com os acer tridente... 🙄
O ficus boni tem uma tendência a secar um ou outro galho menor, mas ao menos aqui, não consegui relacionar isso à desfolha!... ou seja, desfolhando ou não, as vezes um galhinho simplesmente seca!... 🙄
Mas dianto do que vc falou, nao quero generalizar a aplicaçao do que faço aqui com os meus!... 😉

Rodolfo, poda de juníperos é outro departamento!!!... Eles são chamados também de plantas "sempre verdes"... e antes de um treinamento básico, melhor nao podar seus juníperos (pinheiros).

Sobre as demais plantas que podem ser desfolhadas, vale a recomedaçao do Vhalveruth quanto a se certificar sobre as que aceitam bem ou nao!... 🙄

Apenas para citar algumas que desfolho 2 vezes ao ano sem problemas, estão:... acer, jabuticabeira, pitangueira, caliandra, laranjeira, zelkova, ulmus, ligustro, cerejeiras em geral, cambuim, piteco, .... entre outras!...

Abraço,
Charles