Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arz043 - Timbaúva

12
Arzivenko20/05/2010 13:42
Arz043 - Timbaúva
Esta é uma das primeiras plantas que comecei a trabalhar. Levei um bom tempo até começar entender como acorre o processo, mas agora acho que acertei a mão...

Dez 2008:

Mar 2009:

Mai 2010:
Laudir20/05/2010 14:51
que evolução hein.... tenho um flamboyant que está parecendo a primeira foto sua... vo colocar na panela de pressão pra ver se acelera kkkkk..

Parabéns pela bela evolução
Renato Rodrigues Roehrs20/05/2010 15:00
Arzivenko, o que tu deu pra ela? Todynho? Em um ano o tronco desenvolveu consideravelmente!
Da mesma forma, o tronco inclinado todo pra direita em 2009, que ganhou um desenho diferenciado neste ano.

Parabéns!
Arzivenko20/05/2010 15:03
Renato, as fotos enganam... Aquele tronco inclinado não existe mais.

Fiz uma poda no primeiro terço, da planta mostrada na segunda foto. Depois mais uma poda, e outra, e outra. Assim construí a estrutura dela. Agora tirei da mamadeira, cortei as raízes longas, e replantei no escorredor (de aço inox). Veja que ela está brotando em todas as alturas, acho que quando colocar na mamadeira novamente ela vai me dar boas opções de trabalho.

Laudir, pode não ter os furos nas laterais, mas esse escorredor não estraga nem apodrece !
Sergio Batalini20/05/2010 17:17
Acredito que deverá manter o primeiro galho sem podas por algum tempo , podando os mais altos , para que ele engrosse e fique mais forte , criando assim proporção com os demais .. ou seja : mais baixo , mais grosso , mais alto , mais fino .. 😄
Parabens professor... 😄
Vhalveruth20/05/2010 18:07
que evolução em....

parabens... acho q não tem como falar outra coisa para suas plantas

abraços
Rodrigo Tavares20/05/2010 18:18
Só não entendi o porque da panela...
Arzivenko20/05/2010 18:23
Rodrigo, não é uma panela!!! é um escorredor de massa, no fundo ele é todo furadinho. Essa é uma das minhas primeiras plantas, na época eu não tinha comprado escorredor de plastico e ela foi plantada nessa ai mesmo!
Alexandre S. Coelho20/05/2010 18:34
Bela evolução meu chapa!!!

Mais uma novidade pra acompanhar... 😲
daniel pipolo21/05/2010 08:48
meu essa arvore tenho tesao em ter um bonsai dela..... estou com 3 em casa... so esperando... jaja ponho fotos delas no forum ..... mais acho bem dificil o cultivo dela....
Sergio Batalini21/05/2010 11:39
Ops... mais uma duvida .. Vc mantem ela em fogo baixo ...???
Sabe me dizer se é panela com teflon , anti-aderente .. kkkkkkkkkk 😂 😂 😂
nickyfury21/05/2010 15:43
bonsai
Cada vez que adentro o forum para participar me surpreendo!!! Cozinhar uma muda para transformá-la em bonsai é realmente fantástico. Passar por um escorredor metálico, então, nem se comenta.... 😲 😲

Brincadeiras à parte, sábio mesmo é aquele que aproveita os grandes ensinamentos do mestre Naka para cultivar, com maestria, suas plantas. A finalização da construção dessa planta realmente vale o esforço empreendido no sentido de fazê-lo bem. 😄
Markus Von Kossel21/05/2010 19:45
Tmb tenho umas Timbauvas, éla tem um padrão apical intenso!
Sempre manda uma vareta reta!

Arzivenko, me corrige se estiver errado: Cresce, poda, Cresce, poda, cresce, poda.........................................................!!!

è o que to tentando fazer!!!!
Arzivenko21/05/2010 21:55
Markus: É exatamente o que estou fazendo também, mas cuidado com a aramagem, ele belisca muito rápido!
Ricardo Paiva21/05/2010 23:17
Quem diria Timbaúva ...
Mais um tópico-aula do Arzivenko. Nele podemos ver como é importante interferir no desenvolvimento de uma planta para, em menor tempo, obter um resultado muito mais satisfatório.
Agora é deixar crescer e ir selecionando os galhos para ir formando a estrutura da copa.
Embaixo você fez um alporque baixo para diminuir a altura da planta, OK?
Arzivenko22/05/2010 11:16
Sem alporques, utilizei apenas a base da planta mesmo. A ramificação e movimento foram criados pelas podas.
Pethrus Barros23/10/2010 10:00
Atualiza ela por aqui pra ver se eu faço o mesmo com ela, a foto anterior em que você a zerou é desta planta ?
Pethrus Barros23/10/2010 10:27
Olha a minha aí:
HudsonArpini23/10/2010 11:02
nossa pethrus,mas a sua está ata,não pensa em podá-la um pouco embaixo para diminuir a altura ? quem sabe uma alporquia,,,
Pethrus Barros23/10/2010 12:37
Ela tem cerca de 60cm de altura, mas estou aguardando os demais colegas ou o próprio Arzi se pronunciar a respeito.
nickyfury23/10/2010 12:50
bonsai
Pethrus, enquanto vc aguarda, sua planta fica do mesmo jeito. Sugiro então cortar o tronco um cm acima da primeira brotação, aguardar as novas brotações que virão, e ir reduzindo, até obter o que almeja para ela. 😄

Por outro lado, vc pode melhorar o tronco tambem, basta proteger com ráfia molhada em agua gelada ou então usar borracha de alta pressão, envolvendo todo o tronco e aramar com arame grosso de cobre. Com isso, poderá imprimir um leve movimento sinuoso ao tronco desde a base, melhorando a estética visual. 😄

Para fazer isso, porém, terá que deixar a planta na altura em que está, ao menos até que as curvas se firmem. Lembrando a dica do Arzi quanto a marcação do arame, de modo que fique atento então. 🙄

Outra opção é manter a altura da planta uns dois cm acima do segundo galho (a esquerda na foto, crescendo forte). Esse galho será o novo ápice, mas deverá ser aramado e baixado, enquanto descreve curvas levemente sinuosas para os lados. O objetivo agora é estilizar um literati. O primeiro galhinho será mantido como garantia, caso o galho principal seque e não surja outro próximo. 😉
Arzivenko26/10/2010 20:47

Logo faremos intervenções mais brutas...
Filipe Henrique26/10/2010 21:06
Arzivenko,
gostei do movimento de tronco e da especie, gostaria de trocar algumas sementes por alguma outra planta?!

suas fotos são excepicionais, vc é profissional?!
rs

abraços
Arzivenko26/10/2010 21:24
Filipe, procure pelo nome científico, é capaz de encontrar: Enterolobium contortisiliquum

Quanto as fotos, na época da faculdade fazia uns bicos, hoje é só lazer.
Pethrus Barros26/10/2010 22:52
2a Opção aceita, amanhã postos como ela ficou após a poda, obrigado a todos.
12