Ian21/05/2010 11:18
Acer na pedra
Olá
Apesar dos defeitos gostei da aparencia geral e acabei adquirindo porque estava muito em conta...
Como trato as manchas brancas?
Deixo a cicatriz maior ou tento melhorar?Como faria?Acredito que esta seria a melhor frente...
Sugestões de estilização?
Grato a todos
Ian

Vhalveruth21/05/2010 15:44
não me preocuparia com a cicatriz... tentaria fazer um encherto na parte de traz dele prara ter pelo menos 2 raizes na parte de traz da rocha... deiraria ele crescer mais e então pensar no que fazer com a parte aerea quando a parte das raizes estiver pronta
abraços
nickyfury21/05/2010 16:00
bonsai
As manchas brancas são caracteristicas de plantas de viveiro coberto. Aconselho, para melhorar o aspecto geral, proceder a uma desfolha completa, retirando todas as folhas. Corte elas nos talinhos, deixando os talinhos presos aos galhos, que irão cair naturalmente. 😄
Em seguida, considerando a terceira foto, corte o galho da direita (o mais grosso, corte rente ao tronco), usando um alicate de bola (esférico). Corte, tambem, os galhos que nascem e estão atravessados no tronco. Aplique pasta cicatrizante no local, para vedar e favorecer a cicatrização. Após aplicar o cicatrizante, cubra o corte com um pedaço de papel aluminio, para acelerar o processo. 😄
No tronco da esquerda, corte os tres galhos que nascem da trifurcação, reduzindo-os até ficarem com a mesma altura (o ideal: uns 3cm). Com eles, vc irá formar a estruturação da copa oportunamente, quando vierem as novas brotações. 😄
Para não perder material, corte todos os galhos cortados em tamanhos variados, deixando-os de molho em solução enraizadora, de forma a poder usá-los como estacas e propiciar novas mudas com que formar outros bonsai de kaede. Geralmente, pegam superfácil, plantando em areia grossa de rio, sem peneirar e deixando em local semi sombreado. 😄
Para que o tronco fique bem, a planta recupere rápido e as novas brotações vinguem, coloque sua planta em local onde receba sol pleno o dia inteiro. Regue apenas no final da tarde. Adube com matéria orgânica, tipo torta de mamona+farinha de osso, desde agora, repetindo o processo a cada 45 dias. 😄
Após a recuperação da planta, daqui a uns dois anos, poderá então efetuar os enxertos sugeridos pelo nobre colega Vhalveruth, com o fito de melhorar a estilização ishitsuki (raiz sobre pedra). Inclusive, poderá fazer isso usando as estacas feitas a partir dos galhos que oriento vc a cortar agora, e que até lá estarão aptas para esse trabalho. 😄
Ian21/05/2010 17:12
Obrigado Vhalveruth e nickyfury!!
ótimas dicas
Vou seguir por este caminho...
mas como o tempo está muito ruim por aqui (chuva e frio)
vou desfolhar e esperar melhorar um pouco para as podas
Atualizo na sequencia...
Abraços
nickyfury21/05/2010 18:07
Chuva e frio? Ian, que inveja de ocê. 🙁 🙁 Aqui, além de estar um calor abrasador, a poeira e a fumaça das queimadas detonam com o nosso combalido ar puro. E olha que moro em chacara, afastado da cidade grande uns 7km!!! 😈
Não ligue para o frio e a chuva. Faça logo os cortes, que sua planta responderá em pouco tempo, com novas e vigorosas brotações nos lugares certos. Apenas não transplante, mas adube, sem dó nem economia. 😉
Alexandre S. Coelho21/05/2010 18:34
Oi Ian
Eu acho que seria mais radical também... 😄
Aproveitaria somente os galhos baixos mais finos e, como relatou o amigo Vhalveruth, tentaria melhorar o nebari... Quem sabe não poderia "completar" o espaço vazio daquela raíz traseira com um pedaço de pedra semelhante ou mesmo confeccionar uma pedra com cimento e argamassa 💡
A ousada proposta 😂

nickyfury21/05/2010 20:04
bonsai
Ian21/05/2010 22:27
Sua Projeção é 10 mesmo Alexandre!!Parabéns
E Parabéns tbem Nickfury pela suas plantas, são inspiradoras...
Minha dúvida ficou o corte superior : eu li em algum lugar que no estilo sobre pedra o melhor esteticamente é tronco curto.Fazer aquele corte na trifurcação nicyfury nào ficaria alto demais?
Ah..e como eu gostaria de um calorzinho desses por aqui...(sem as queimadas)
Abraços
Ian
Marcio Vargas24/05/2010 14:10
Postando para acompanhar, visto que neste final de semana caçando bons yamadoris encontrei uma serie de Acer em frente a uma casa em um bairro aqui de Veranopolis. E mais estacas para o viveiro.
Marcos Castilho26/05/2010 12:50
É muito significativa a participação dos amigos Nick e Alexandre qualquer uma pode seguir são lindas........