Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nativa para ser identificada.

Guilherme Luz21/05/2010 17:36
Nativa para ser identificada.
Oi amigos, desculpe compartilhar um problema meu com vcs, mas espero poder compartilhar alegrias tambem.

É o seguinte, encontrei essa arvore num pasto e a achei muto interessante, como sou muto ansioso acabei arrancando-a, vendo que a arvore não sobreviveria fiz algumas estacas e as plantei, e obtive exito, nunca vi uma arvore com tamanho poder de enrraizamento. No primeiro momento achei que se tratava de uma caliandra, mas acho que não, é por isso tirei algumas fotos que gostaria de lhe mostrar:

Detalhe das folhas.

Gostei muito dessa especie, éla possui uma madeira rigida, mas seus ramos são extremamente modelaveis e tem uma brotação incrivel, enrraizamento nem se fala, hoje em dia ela é uma de minhas arvores favoritas alem de bela é muito boa de se trabalhar, o problema é que eu não sei de que especie se trata. Portanto se os amigos souberem me ajudem.

Antecipadamente agradeço.
joão josé21/05/2010 20:55
Esta família é muito grande, Guilherme. Pode ser um angico, um Maricá, ou qualquer outra mimosidae. Sem flores e/ou frutos é quase impossível. A folha lembra muito do maricá ou bico de pato. Estava perto de algum riacho ou rio?
Guilherme Luz22/05/2010 13:39
João achei essa planta um pasto não tinha arvore nenhuma perto dela, mas tinha um "brejo" ah uns 10 metros.
É acho que vou ter que esperar que ela de flores e frutos.

Mas mesmo assim obrigado.
nickyfury24/05/2010 18:01
bonsai
Guilherme, não há o que descupar. No forum, nós participamos justamente para podermos auxiliar uns aos outros, independente de tempo disponível ou não por parte de cada um. 😄

Infelizmente, creio que não seja a pessoa mais indicada em prestar o auxilio em relação à identificação dessa espécie. Não deixa de ser interessante o que vc reporta sobre ela, mas teremos que aguardar a floração, ao menos, para ter mais elementos com que trabalhar. A não ser, claro, que nesse meio tempo, algum colega forista com maior experiencia na area botanica, possa vir esclarecer a dúvida. 😲

Vc avistou alguma flor nela, quando foi retirar do solo? talvez de cor amarela? 😲 Se viu qualquer flor, indique o formato, cor e padrão (se aberta, pequena, grande, multiplas pétalas, tipo margarida, ou tipo caliandra, etc. ) isso pode ser de grande valia no sentido de facilitar. 😲

Era do tipo arbustivo ou rasteira? Eu tenho comigo um livro chamado +100 arvores do cerrado matas de galeria, um guia de campo, dos autores Manoel Claudio da Silva Junior e Benedito Alisio da Silva Pereira, que tem me auxiliado imensamenta na identificação de muitas nativas aqui do planalto central e adjacências (Goiás e Minas). O livro traz uma ficha minuciosa, com fotos de folhas, flores e frutos, além da casca, com descrição da madeira, familia, genero, espécie, subespécie e por aí vai.

Mas são arvores, não arbustos. Por isso torno a perguntar a voce: essa planta é um arbusto ou uma arvore? Se for possível, volte ao local onde recolheu a planta e observe a incidência dela na area e nas adjacências,.

Isso estabelece um padrão, pois se houver frutos, poderá haver mais plantas. Os arbustos crescem até determinada altura: "Arbusto ou moita é todo vegetal do grupo das angiospermas dicotiledôneas lenhosas, que se ramifica desde junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m)em relação às arvores".

Em todo caso, confira esse link, onde há descrição de algumas plantas que apresentam folhas como as dessa planta:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0044-59672009000400008&script=sci_arttext
nickyfury24/05/2010 18:15
bonsai
Guilherme Luz25/05/2010 07:52
Nicky, mais uma vez obrigado, acho que estou sendo ansioso, e mais uma vez peço desculpas.
Mas assim que aparecer alguma flor eu posto pra vcs verem.

Até mais!
Guilherme Luz27/05/2010 09:17
Nicky, apareceram uns botões bem pequenininhos, assim que se abrirem eu posto as fotos.

até lá!
ro.kamla04/10/2012 00:12
Jurema Preta