Rodrigo Tavares02/09/2010 17:19
Olá Diego;
Gostaria de deixar uma dica desta bancada, vi aqui no forum outro dia e achei muito interessante!!!
Bancada baratex:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14932Diego Santana03/09/2010 09:17
Rodrigo a bancada apresentada nao sera bem vinda em meu espaço pois nao terei bom aproveitamento do pouco espaço que tenho, a bancada é muito boa porem nao serve para mim...
Vou reconstruir meu viveiro com madeiras mais nobres pois pela falta de experiencia com madeira acabei cometendo alguns erros em nao escutar os amigos, em sua grande parte apodeceu, porem agora vou usar madeiramento melhor e invernizar tudo para manter por mais tempo....
Hoje meu cantinho esta muito feio todas plantas no chao e coniferas no telhado uma verdadeira bagunça.........
prumodeq03/09/2010 10:12
Diego
Devido a humidade das regas e das plantas, vai ser difícil você encontrar um madeira que resista bem ao tempo. As madeiras nobres que aguentam o tempo custam caro, além de que em geral não vem de reflorestamento, o que na minha concepção é impensável, pois não quero contribuir com o desmatamento...
Um possibilidade seriam as madeiras usadas para fazer deques, tipo Itaúba ou Eucalipto tratado em autoclave. Porém tem que protejer das interpéries com algum Stain inpregnante para deck (oscolor, etc..). Evite o uso de vernizes, pois depois de um ou no máximo dois anos, quando tiver que repintar, será necessário remover todo o verniz anterior, enquanto que com o stain basta limpar bem a madeira, passar uma lixinha e pintar...
Outra possibilidade é utilizar uma madeira menos nobre, tipo pinheiro ou cambará e protegê-la com óleo queimado, como faz a loja O Bonsai aqui em Curitiba. Na primeira demão você dilui o óleo queimado com diesel, e depois passa umas duas demão, espera secar e passa um pano para retirar algum excesso que tenha ficado. É uma solução boa e barata, só que faz uma sujeira...
Estas informações eu coletei com o dono de uma loja de vendas de madeiras e um pintor, quando estava fazendo uma cerca no meu quintal e também planejando um estufa...
Abraços
Diego Santana08/09/2010 08:58
Amigo obrigado pelas informações.......