Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Camboim Doente

Jonasborgia24/05/2010 19:02
Camboim Doente
Este Camboim estava protegido da chuva em baixo de um telhado, pq é um yamadori que tenho muito cuidado, mas faz 1 mês e meio coloquei ele a céu aberto. Só que aqui no Rs, choveu muito nestes últimos 2 meses, inclusive tivemos 2 semanas inteiras de chuva.
O torrão original desta planta é composto por um barro argilozo e preto. Ele segura muita umidade. O restante do substrato é areiao, que também não drena muito bem.
Para piorar, o Yamadori estava tomado por um fungo no tronco, que segurava muita umidade. Nas vezes em que tentei tirar ele com escova ele riscava o tronco, pq estava tudo muito sensível por baixo, e não queria tirar ainda.
Neste domingo fui avaliar a situação:
40% das folhas estavam doentes, com as características que vocês podem ver abaixo, isto é: coloração verde escuro, folhas com pontas e manchas secas…uma aparência dontia.

O que eu fiz? Tirei todas a folhas doentes, e decidi fazer de uma vez por todas uma assepsia geral na planta.
Seguem as fazes do processo:

Tronco acinzentado e escamozo

madeira com partes brancas, já podre por baixo do fungo

Contraste do antes e depois

Trabalho finalizado depois de 5 horas.

Ela voltou para um lugar coberto e mais seco, e também furei toltalmente a bacia como pode se notar na foto

O substrato continua muito encharcado, e estou pensando até mesmo em fazer alguma loucura para secá-lo.
Mas também gostaria da opinião de vocês porque somente desconfio que o problema é excesso de água. Acredito que o fungo não fez aquilo, pq ela devia conviver á vários anos com ele…
Bom, mas eu gostaria de sugestões de vc`s...
SEKI - Elio Luis Secchi06/06/2010 23:08
Jonas, creio que suas providências serão o suficiente.
Mantenha ele em local que pegue sol, agora que o sol voltou. Porque no mês de maio foi difícil na região. Não sei se deu 4 dias de sol em todo o mês!!!!
Mas se algum colega tiver mais sugestões, por favor, ajudem o nosso amigo Jonas.
abraço
hraphi09/06/2010 20:20
Tomara que se recupere , pq possui um lindo tronco e nebari, esse cambuím promete.Boa sorte.