Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambuim

12
Marcus Feil25/05/2010 00:35
Cambuim
Este é um Cambuim que estou trabalhando.

Planta qdo comprei em 08/11/2009
Frente

Costas

Após a sua primeira e drástica poda

A planta foi plantada no chão.
Brotação surgindo em 16/12/2009

Assim que a brotação se firmou, passei p/ uma bacia.
16/01/2010

O tronco que subia reto foi cortado.

Da cicatriz saiu um galho que estou deixando, será que melhora a cicatriz?

24/05/2010

Aberto a comentários.
Diego Santana25/05/2010 08:51
Eu nao entendi a retirada do galho reto, acredito que o galho enrolado que deveria sair, porem a planta nao perdeu muito com isso, ainda tem uma bela estrutura..

Deixe o galho nascido na cicatriaz crescer a vontade para corrigir o corte.... vai ajudar bastantes porem se estiver em cima do corte.......
Marcus Feil25/05/2010 09:37
Olá Diego. Obrigado pelo comentário. O galho reto foi retirado pois não tinha movimento algum com relação aos outros. Creio que um cambuim não é a espécie ideal para fazer um estilo Ereto Formal. Portanto, respeitando a naturalidade da espécie, retirei o tronco reto, pois só vejo cambuim assim em viveiros que preparam mudas para serem plantadas em via pública, onde eles vão podando todos os galhos baixos e deixam a arvore crescer reta. Não era esta a aparência que eu queria. Não achas que o galho crescendo reto distoava dos outros?
Diego Santana25/05/2010 10:06
Amigo agora é tarde, a planta tem muito a ser aproveitado, nao conheço muito a especie pois nao é tao comun aqui na minha regiao, apenas la no sul tem...
SEKI - Elio Luis Secchi25/05/2010 17:43
Markus, de qualquer forma a permanência deste tronco enrolado no outro não vai poder ficar. Teremos que encontrar melhor solução para isso. Aliás vendo e revendo as primeiras fotos tive a nítida sensação de que se tratam na verdade de duas plantas separadas, a reta e a enrolada.
Desta forma o que se deve fazer é abrir as duas e depois encontrar um caminho para cada uma delas individualmente.
Só acho melhor esperar um pouco mais para fazer isso (agosto/set).
Quem sabe leva ela para uma de nossas reuniões e a gente, ao vivo já dá um rumo.

abraço
Marcus Feil26/05/2010 14:12
Olá Elio. Elas parecem ser duas mesmo; mas quando transplantei elas e limpei o nebari, vi que estavam muito fundidas em suas raízes para poder separar em duas. Além do que tinha achado bonito esse movimento narural dos caules. Quero ir nas reuniões de Rolante; mas acho que na próxima não consigo. Mas daí levo algumas plantas com certeza.
Grande abraço!
MarcoBonsaiPoa23/06/2010 10:39
O camboí é extremamente dura sua madeira, pela bitola, acho que não tem correção, ou deixa, que acho mais sensato ou corta fora, movê-lo é bem difícil, requer muito trabalho e paciência, não acho que tenha ficado ruim, até por que está espécie nasce na sombra de outras árvores, e elas serpenteiam mesmo na natureza, bem natural, nossas nativas nos abrem os olhos para novos estilos, os delas mesmo em particular
Alexandre S. Coelho24/06/2010 21:57
Oi Marcus

Belo trabalho!!!

Eu não retiraria o tronco enrolado, pois apesar de ir de encontro as recomendações de estética, não está artificial e é o atrativo particular desta árvore! Bonsai é arte!!!
Renato Rodrigues Roehrs25/06/2010 15:32
Marcus, como bem colocou o Alexandre, ela está charmosa! Artística!

Beleza de material. Vamos acompanhar.

Abraço.
hraphi25/06/2010 19:43
desde a primeira vez que vi este post a tempos atrás fiquei com a mesma opinião do alexandre , não retiraria essa tronco retorcido nem a pau, como ele mesmo disse bonsai é arte, se me agrada aos olhos eu deixo mesmo, as regras existem para serem quebradas, he, he, he, brincadeiras a parte, é como o alexandre frisou, bonsai é arte, crie a sua , mesmo que isso vá de encontro a muitos...
Elio25/06/2010 20:39
Olá Marcus!
Belo Cambui!
Tira tronco retorcido; deixa; não deixa, eu vou me ater a um pequeno detalhe que pode, mais tarde, dificultar a estilização:
Após a poda, eu deixaria os ramos externos mais curtos e os do centro mais longos.

abraço
Donegá26/06/2010 19:20
Olá amigos,

Acheia a planta linda, cm já mencionado, apesar de ir em desencontro com as regras de estética, tb prefiro as formas naturais, muito das regras de estética foram formadas em cima de espécies orientais e portanto dando liberdade a nós de aproveitar a beleza e formas de nossas nativas assim como os orientais (desculpem o trocadilho) se orientaram pelas formas naturais das árvores em seus países. Se percorrermos nossos parques públicos, onde devido aos bosques mais limpos do que as florestas podemos observar as mais incríveis formas de nossas plantas que crescem de forma livre e se repararmos bem nenhuma delas tem o padrão oriental de estética. Ñ seria de certa forma ñ natural tentar seguir os padrões de árvores estrangeiras ao invés dos padrões de nossas árvores? Claro que ao trabalharmos árvores orientais (Acer, juniperus, pinheiros, etc) ou de outras regiões do planeta devemos nos ater aos padrões estéticos destas árvores, sejam por sua formação natural ou pelas interpéries da natureza em sua vida.

Aliás a espécie é da mesma família da jaboticabeira se ñ me engano, que tb tem uma formação muito parecida.

Gostaria de aproveitar o ensejo e perguntar aos amigos onde consigo sementes desta espécie?

Abraços a todos.
Marcus Feil29/06/2010 21:08
Elio escreveu:
Olá Marcus!
Belo Cambui!
Tira tronco retorcido; deixa; não deixa, eu vou me ater a um pequeno detalhe que pode, mais tarde, dificultar a estilização:
Após a poda, eu deixaria os ramos externos mais curtos e os do centro mais longos.

abraço

Pra tentar dar uma triangulação ao futuro hokidachi?
Marcus Feil29/06/2010 21:13
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Marcus

Belo trabalho!!!

Eu não retiraria o tronco enrolado, pois apesar de ir de encontro as recomendações de estética, não está artificial e é o atrativo particular desta árvore! Bonsai é arte!!!

Obrigado pela opinião. Achei que estava sozinho nesta impressão de manter o tronco.
Marcus Feil29/06/2010 21:24
hraphi escreveu:
desde a primeira vez que vi este post a tempos atrás fiquei com a mesma opinião do alexandre , não retiraria essa tronco retorcido nem a pau, como ele mesmo disse bonsai é arte, se me agrada aos olhos eu deixo mesmo, as regras existem para serem quebradas, he, he, he, brincadeiras a parte, é como o alexandre frisou, bonsai é arte, crie a sua , mesmo que isso vá de encontro a muitos...

Eu ia esconder este bonsai de todos.. mas não ia cortar o tronco torto. rsrsrs Vejo que posso mostrar ele no futuro. Se bonsai é arte, a artista deste foi a natureza. Só vou mantê-la e dar um toque particular. Uma vez vi um japonês transformar uma jaboticabeira num pinheiro e achei o cúmulo.
Marcus Feil29/06/2010 21:28
Donegá escreveu:
Olá amigos,

Acheia a planta linda, cm já mencionado, apesar de ir em desencontro com as regras de estética, tb prefiro as formas naturais, muito das regras de estética foram formadas em cima de espécies orientais e portanto dando liberdade a nós de aproveitar a beleza e formas de nossas nativas assim como os orientais (desculpem o trocadilho) se orientaram pelas formas naturais das árvores em seus países. Se percorrermos nossos parques públicos, onde devido aos bosques mais limpos do que as florestas podemos observar as mais incríveis formas de nossas plantas que crescem de forma livre e se repararmos bem nenhuma delas tem o padrão oriental de estética. Ñ seria de certa forma ñ natural tentar seguir os padrões de árvores estrangeiras ao invés dos padrões de nossas árvores? Claro que ao trabalharmos árvores orientais (Acer, juniperus, pinheiros, etc) ou de outras regiões do planeta devemos nos ater aos padrões estéticos destas árvores, sejam por sua formação natural ou pelas interpéries da natureza em sua vida.

Aliás a espécie é da mesma família da jaboticabeira se ñ me engano, que tb tem uma formação muito parecida.

Gostaria de aproveitar o ensejo e perguntar aos amigos onde consigo sementes desta espécie?

Abraços a todos.

Concordo com vc. Temos que dar um tratamento mais adequado às nossas nativas, em suas formas. Quanto às sementes, quando as minhas derem sementes, posso lhe enviar. No vaso que veio este cambuim, tinham 40 mudinhas que replantei. Elas só não crescem muito rápido.
Abração.
Donegá29/06/2010 22:00
Blz, quem achou que estava sozinho nesta era eu.

Tb sou da opinião de que deve manter o tronco. Trabalhá-la para lhe der uma aparência de maturidade, sim, tirar o charme que a natureza lhe conferiu, não.

Realmente transforma uma Jabu em pinheiro é o cúmulo, acho que foi o que eu quis dizer na msg anterior, rsrsrs, manter a beleza natural de nossas nativas.

Caro amigo, fico-lhe muito grato se puder me enviar sementes desta linda planta, sou apaixonado por plantas com essa formação, Jaboticabeiras, resedas, tem uma aparência todo sua.

Fico no aguardo amigo.

Deixo aqui meu msn para contato e se quiser adicionar p/ trocas de idéias: ma_donega@hotmail.com

T+
joão josé29/06/2010 23:07
Se você retirar o tronco você vai ter uma planta comum, sem atrativos! Mantenha, sem dúvida, vai ser uma peça única!! Vou acompanha a evolução!
Markus Von Kossel29/06/2010 23:31
DEIXA O GALHO ENROLADO!

Se tirar ele vai ficar igual mais outros 3 mil camboís hokidashi por aí!

Fod4-se as regras! A gente faz arvore!
Elio30/06/2010 14:24
Marcus Feil"]

Isso mesmo, Marcus!

abraço
Marcus Feil29/08/2012 12:46
Olá pessoal.
Depois de muito tempo, estou atualizando as minhas plantas aqui no Forum.

Este é o cambuim em Outubro/2011. A copa ficou mais densa. Então selecionei galhos e aramei.
O estilo que pretendo deixá-lo é não ficar com uma triangulação tradicional; mas com o estilo das figueiras aqui do sul, com copas mais baixas e espraiadas.

Agosto/2012 - provavelmente nesta primavera irá para um vaso de bonsai.
Átila29/08/2012 19:32
São 2 plantas??? Vai ficar muito bom no estilo que você escolheu, só me parece que tem galhos cruzando a frente da árvore; não?

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Marcus Feil29/08/2012 23:02
Átila escreveu:
São 2 plantas??? Vai ficar muito bom no estilo que você escolheu, só me parece que tem galhos cruzando a frente da árvore; não?

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7

São duas plantas que estão fundidas pela raiz, não tinha como separar, e separando ficariam 2 plantas comuns.
Elas cruzam; mas um galho vem pra frente e o outro vai para trás. Nesta planta, só nesta planta, eu não quis mexer no entrelaçamento e movimento que elas tem de parecerem estar dançando. Isto foi feito pela natureza, não por mim, então não quis alterar isto, como já foi comentado nos tópicos anteriores.
Às vezes o que é mais 'certo' não é o mais bonito, é quando a técnica se rende à arte.
Obrigado por comentar!
Abração!
JOICIMAR MAGGIONI30/08/2012 13:48
Também tenho algumas desta espécie, planta boa de trabalhar, apesar de ser difícil tracionar galhos mais velhos.
Átila30/08/2012 18:46
Marcus Feil"]

Desculpe. Realmente não havia prestado atenção às postagens anteriores. Agora compreendo. Está ficando muito show mesmo! é uma espécie muito bonita essa!
12