Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Produção de raízes aéreas em Ficus retusa

Chaddad26/05/2010 15:28
Produção de raízes aéreas em Ficus retusa
Ficus retusa produz muitas raízes aéreas em climas quentes e úmidos.
Abaixo mostramos algumas formas de produzir raízes pendentes em abundância.

Mais detalhes aparecem no link abaixo:

http://bonsaiesalq.wordpress.com/ficus-retusa-raizes-pendentes/

Outra opção é o plantio em tubo, muito usado pelo conterrâneo do Hidaka, o pequeno grande Murata.

Depois que visitei as plantas do Murata fiz esta há 15 anos plantando uma pequena muda sobre um tubo de pvc de 10 cm e 50 cm de comprimento:

nickyfury26/05/2010 19:46
bonsai
Chaddad, vc como sempre, nos surpreendendo. Recentemente, visitei sua página e avistei seu trabalho com diversas outras espécies, particularmente interessante para mim o ulmus, em que faz uso de tubos de pvc para alongar as raízes e formar uma estruturação bem diferenciada. 😄

Agora, apresenta essa técnica com o ficus. Quero parabenizar voce pelos magnificos trabalhos, e agradecer por oferecer a técnica aqui no forum, para que todos possamos estar aprendendo a fazer tambem. 😄
Chaddad26/05/2010 21:44
Puxa, fico super contente meu caro.

Considero vc um dos melhores criticos de bonsai do Brasil, tanto pela sua facilidade de ler e compreender textos, como pela sua espontaneidade em dicernir sobre manejos e procedimentos em relação às imagens.
Tenho feito muitos tranalhos que serão colhidos nos próximos 3 anos, espero ainda lhe trazer muitas surpresas.
Um grande abraço.
nickyfury27/05/2010 11:46
bonsai
Chaddad, agradeço suas palavras, embora eu não seja tudo isso. Mas estarei aqui, aguardando as imagens que voce irá mostrar sobre esses trabalhos que citou. É sempre gratificante aprender técnicas novas de cultivo, principalmente quando sabemos que foram feitas com tanta meticulosidade e estudo. 😄