Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Arvore de jabutucaba

Fernando cardoso27/05/2010 22:16
Minha Arvore de jabutucaba
Estou com esta jabuticabeira a 3 anos evenho trabalhando nela gostaria de opniao dos mas esperiente e dos amigos a respeito da minha pequena sou inciante e seria importante para o meu inicio de trabalho agradeço atodos .....desde ja.

img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMp3iGCwBzaAl_cWE4yCTy2nBpBOFlCIPpVE3Mk7Gk8h9y5ZwtW2awidLhBhvLL5esCkn829MmN7ZKDtmt1xEdgAm1T1UJEGB0IcIiaEWVQQIjfNJ-n5_gjb.jpg
deixo aqui a minha pequena seguindo o consenho de um amigo do forum
Andre Antoniazzi28/05/2010 09:28
Jabu
Ola Fernando tens um lindo material ai,nao vo opinar pois deixo isso para os mais sabios,apenas gostaria de indicar o topico do Arzivenko aqui do forum dedicado a nos principiantes que ajuda muito,esta no forum Sou Principiante.
IanaMel28/05/2010 09:35
Olá Fernando, tb achei lindona! Pra melhorar acho que vc podia compactar a copa
nickyfury28/05/2010 16:22
bonsai
Fernando, inicialmente proceda a uma desfolha completa, retirando todas as folhas de sua planta. Com isso, vc terá uma visualização melhor da estrutura aerea da planta, o que permitirá então passar ao segundo ponto: cortar os galhos, visando aproximar, com a nova brotação, a densificação do tronco. 😄

Outro fator importante, tambem, após a desfolha, é que vc poderá selecionar quais galhos irá manter para melhorar a estrutura aerea e quais deverão ser cortados fora, por não servirem para nada. Após a poda, poderá aramar os galhos restantes, reposicionando ou reconduzindo a uma posição mais vantajosa, em termos de melhoria estrutural. 😄

Faça a desfolha total, fotografe a planta por todos os lados, e poste novamente no forum, para que possamos tambem opinar, caso vc queira, sobre o que cortar fora e o que manter. 😄
Fernando cardoso28/05/2010 20:08
Agradeço suas dicas mas não a problema em podala toda?

e esta poda e feita cortando com um tuzoura ou puchando uma a uma ?

desde ja agradeço .....
Fernando cardoso28/05/2010 20:10
IanaMel escreveu:
Olá Fernando, tb achei lindona! Pra melhorar acho que vc podia compactar a copa
obriga do pela dica iana.ass fernando
nickyfury29/05/2010 12:10
bonsai
Quando o cultivador tem pouca planta com que lidar, ele usa uma tesoura, cortando folha a folha no talinho. 🙄 🙄

Como não tenho pouca planta e paciência, faço como Hidaka: tiro todas puxando no sentido contrário do crescimento, cortando apenas no talinho as que não sairem assim. 😈 😈

De uma forma ou de outra, elas irão nascer novamente, com vigor dobrado, preenchendo os espaços vazios e densificando, que é o que realmente importa. 😄
Fernando cardoso29/05/2010 22:18
concelho de uma amigo do forum
deixo aqui as fotos da poda. em que fui aconcelhado a fazer .....