Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DESFOLHA

Becker30/05/2010 20:10
DESFOLHA
🙂 Qual amelhor época para desfolha e poda ,como proceder. 😉
hraphi31/05/2010 02:32
Melhor época , meados da primavera, vc pode retirar as folhas por inteiro ou cortar as folhas e deixar os talinhos, se vc quiser engrossar alguns galhos que estão mais finos que outros, desfolhe todos e deixe os galhos que vc quer engrossar com as folhas...
Nikkei 10031/05/2010 09:39
hraphi, essa de engrossar o galho é uma boa dica.
Pegando carona na pergunta do Becker, tenho uma dúvida. Já vi algumas fotos com a desfolha feita cortando a folha ao meio. Não sei se é realmente desfolha, mas alguém poderia dizer qual seria a finalidade deste procedimento?!
hraphi31/05/2010 13:40
"A desfolha parcial é empregada para fortalecer galhos em desequilíbrio com o todo. Neste caso, o galho "fraco" é o único que não é desfolhado, tendo assim o seu crescimento continuado. Por outro lado, as partes mais "fortes" são "travadas" no seu crescimento durante algumas semanas pela desfolha."

Cortar as folhas pela metade é com o objetivo de que a árvore se alimente até o aparecimento de nova folhagem. Em árvores como pitanga, acerola, jabuticaba, etc... ,sempre cortei a folha inteira, e nunca tive problemas de perder galhos ou debilitar a planta com isso, lógico que respeitando o prazo depois de uma desfolha, no máximo duas por ano.
Elio01/06/2010 15:46
Como o Hraphi disse, a desfolha pode ser feita na primavera, porém, a " melhor" época é no verão, quando as folhas primaveris estiverem maduras e com isso, as gemas prontas e brotarem. Quanto à desfolha parcial o amigo Hraphi explicou bem.
Deixar parte da folha (cortá-la pela metade ou mais) tem a principal função de não deixar o pecíolo secar e com isso podendo ocorrer o morte da gema latente (que fica na axila da folha velha). Isto o Hidaka-San bem explicou domingo do evento em Ribeirão Preto.

Abraço
prumodeq15/06/2010 12:25
Uma matéria muito boa sobre desfolha é uma conduzida pelo nosso amigo Élio acima com o Carlos Tramujas, para a falecida (?) revista eletrônica Arte do Bonsai:

http://www.artebonsai.com.br/desf.htm

Abraços
goliveira15/06/2010 13:03
sea finalidade for reduzir o tamanho das folhas, o aconselhavel seria cortar as folhas mas deixar o talo, procede?

Ou se eu cortar folha e talo a proxima folhagem ja sera reduzida? acho q nao

Por favor esclareçam, obrigado
Elio15/06/2010 21:56
Goliveira, se o teu objetivo fôr diminuição de tamanho, independe cortar com pecíolo ou sem. Tais opções são em função da espécie.
Por ex.: Kaede, amoreira, duranta, pode desfolhar com as mãos. A gema não se perde. Palmatum, azaléia, é melhor cortar o pecíolo, sob pena de perder a gema.
De qualquer forma, agora não é época de desfolhar nada.

abraço
hraphi16/06/2010 05:42
Se a finalidade for diminuição das folhas, lembre-se de deixar a sol pleno e regar pouco, com o déficit hídrico a planta tende a diminuir as folhas para transpirar menos e economizar a água que está "escassa". Quando as folhas atingirem a maturidade, geralmente com o verde mais intenso, pode voltar a regar normalmente, abraço.
goliveira18/06/2010 14:53
no meu caso é um ficus, como devo proceder entao para redução do tamanho das folhas?

Para uma folhagem mais conjunta, ou seja, folhas mais proximas uma das outras, o segredo é somente reduzir o tamanho do galho? tipo, nao ter uma folha aqui, outra acolá, entendem?

Obrigado
Elio18/06/2010 15:03
Goliveira, redução de folhas é desfolha total na primavera, outra desfolha no meio do verão, sempre tirando o ápice de cada galho. Pouca água, pouco adubo e muito sol.
No caso de encurtar galhos vc consegue é melhor ramificação mas demora a engrossar.
Assim, o que vc pretende?
-adensar?
-diminuir tamanho das folhas?
Se for Ficus benjamina, desfolha em galhos finos normalmente o galho seca.

abraço
goliveira18/06/2010 15:13
é o benjamina sim Elio

como as folhas são grandes, fica desproporcional, na verdade quero reduzir o tamanho das folhas e densificar

A noite postarei fotos da minha planta para voce ver, ela esta se recuperando de uma poda total que fiz ano passado, tbm preciso saber se ja é hora de modelar

Obrigado pelas dicas, abraços
nenamachado02/07/2010 12:29
Gente, no caso da muda de limão, posso cortar algumas folhas, deixando o "talinho" para gerar outros ramos?... a muda tem uns 20 cm e achei plantada numa vasilha de margarina na cesta do lixo. A terra estava muito seca, um torrão. Como estava bem verdinha, um verde escuro, levei pra casa e transplantei para um vaso de plástico com substrato com 40% de pedrisco, 40% de areia e 20% de substrato de jardim.

Aguardo orientações.
Elio02/07/2010 15:25
Pode sim , Nena. Só são esqueça de cortar a ponteira de todos os galhos a fim de incentivar brotação de novos ramos.

abraço
nenamachado02/07/2010 15:38
Obrigada!