Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta Repens

Ricardo Paiva02/06/2010 01:11
Duranta Repens
Apresento aqui uma variedade diferente do popular pingo d´ouro.
Diferente do popular Pingo D´Ouro (variedade áurea da duranta), está é da variedade verde, com folhas bem mais recortadas na borda e bem maiores que a variedade áurea.
Esta planta foi retirada do jardim da casa de um amigo, estava no jardim há 10 anos e há 2 está comigo. Ela “abraçava” outra duranta bem maior, por isso o formato meia lua do nebari. Como foi cortada no toco, precisei escavar o troco para melhorar a aparência da árvore.
A árvore rebrotada em 2008:

A floração é linda, delicada e de um perfume muito forte e adocicado - janeiro de 2009:

Depois vários períodos crescendo livre e podas sucessivas, fiz desfolha e novo trabalho na estrutura da copa:

Outras fotos no meu blog.
Vhalveruth02/06/2010 09:26
não conhecia essa ainda

gostei da floração dela

um otimo materia

abraços
Ricardo Paiva05/06/2010 02:54
Uma foto melhor, de dia, hehehe:
Nikkei 10005/06/2010 08:23
Que bela planta! Já conhecia a planta, mas não sabia que era uma duranta 😄. Aprendendo mais
Laudir05/06/2010 12:27
quero acompanhar este topico .... tenho tres aqui que estou trabalhando... inspirações são sempre bem vindas!

Parabéns pelo seu exemplar. Está tomando um ótimo rumo na estruturação da copa.
Paulo W.M.05/06/2010 13:50
aqui onde moro, as pessoas colocam elas moldadas na frente da casa.

só imagino um bonsai dela todo florido...
LG05/06/2010 15:22
Mais uma jóia para nossa apreciação 🙂
Markus Von Kossel05/06/2010 16:55
Fala Ricardo!
E se vc aprofundasse mais o Shari? Pra parecer um tronco apodrecido por dentro?
Eu vejo isso nos plátanos... apodrecer por dentro e ficam com uma casca viva em forma de "C".

Uma sugestão!
Guilherme Luz06/06/2010 13:05
Bela duranta!
Parabéns, tem um bom porte e uma ótima estrutura de copa.
Ricardo Paiva06/06/2010 19:36
Obrigado pessoal.

Markus, você tem razão. Só preciso providenciar uma nova frena para isto.
hraphi06/06/2010 20:38
.......
hraphi06/06/2010 20:38
Caramba tem uma enorme dessa na fazenda do meu pai, mas achava que era a mesma duranta, pois quando ela não toma muito sol, não fica com a coloração das folhas amarelas, ficam mais verdes, e quando não é podada constantemente produz flores e frutos iguais a esses. Tem certeza que é outra variedade de Duranta Ricardo?
joão josé06/06/2010 20:45
Muito bom, Ricardo! Inclusive pelos ramos ascendentes!!
Ricardo Paiva06/06/2010 23:15
É joão josé, está bem encaminhada, mas vou fazer ainda como o Markus sugeriu e vou cavar mais o tronco.

hraphi - tenho certeza sim. As diferenças são: tamanho e desenho das bordas das folhas e a coloração.
Veja esta ficha que peguei da espécie:
Nome Científico: Duranta repens
Sinonímia: Duranta plumieri, Duranta erecta
Nome Popular: Violeteira, duranta, fruta-de-jacu, durância
Família: Verbenaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central e América do Sul
Ciclo de Vida: Perene
A violeteira é um arbusto muito florífero, que facilmente atinge o porte arbóreo, entre 3 a 6 metros de altura. Seus ramos são muito ramificados, o que a torna apropriada para a formação de cercas vivas. As folhas da violeteira são pequenas, macias e com os bordos serrilhados; são verdes na espécie típica, mas podem ser variegadas ou douradas, como na variedade pingo-de-ouro.

As inflorescências longas e um tanto pendentes, contém numerosas flores que podem ser de coloração roxa, azul ou branca. A violeteira é uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes, pois apresenta rápido crescimento. Após a floração, que é intensa na primavera e verão, produz frutos esféricos, pequenos e amarelos, muito apreciados por pássaros.

Deve ser cultivada à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera a sombra parcial, mas é sensível à seca. Podas de formação deixam a planta mais compacta e com um formato bonito. Utilize sempre luvas para manipular a violeteira, pois os ramos podem ser espinhentos. Multiplica-se por estaquia e por sementes.