Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Juniperus

ercs12307/10/2005 14:18
Ajuda com Juniperus
Olá,

Em Julho realizei alguns trabalhos em meu bonsai, contudo, neste mes de outubro reparei que as pontas de muitos ramos estao secando. O que pode ser o problema? (Falta de sol, muita agua, pouca agua, ou o bonsai ainda nao se recuperou da poda.).
O bonsai fica 4 horas diariamente no sol, e todo começo do mes (setembro e outubro) , estou adubando com adubo quimico 10-10-10

(essa foto foi tirada em setembro, os ramos ainda estao verdes)

Ass:Ercs123
Marco Nascimento08/10/2005 01:26
Amigo, eu perdi um Shimpaku por causa de adubação com 10-10-10, aconteceu exatamente isso, ele foi secando, secando, até morrer...
Eu recomendaria o uso de Osmocote ou de algum outro adubo de orgânico.
Um abraço.
ercs12308/10/2005 18:40
Olá Marcos!

Então não tem mais o que fazer? E se eu deixar o bonsai na sombra, para ver se ele se recupera, será que ajuda?

Ercs
jackson09/10/2005 07:52
ercs,

os juníperos, assim como a maioria das coníferas, costumam secar alguns ramos todo ano, principalmente os ramos mais próximos do tronco, por isso pode ser um proceso natural.

Como vc fez a reestruturação recentemente, e se vc mexeu com as raízes, pode ser que esteja se adaptando as mudanças.

Não adube mais, é melhor adubar pouco do que em excesso.

deixe a planta em local protegido de vento e sol fortes.

não pare de regar e aguarde.

[]s
Marco Nascimento09/10/2005 08:16
Ercs, se a planta fosse minha, eu faria o seguinte:
Tiraria ela do vaso, tiraria qualquer resto de adubo do torrão, colocaria ela em uma bacia grande só com areia, regava-a com abundância até tirar o máximo possível do adubo, regava-a com hormônio enraizante nos 5 primeiros dias, deixava-a na sombra e esperava pra ver o resultado.
Espero que vc tenha sorte a consiga salvar sua planta.
OBS: se a planta já estiver com toda a parte verde já amarelada, nem perca seu tempo.
Um abraço.
Cláudio C. Ratto09/10/2005 10:39
Oi pessoal !

Só mais uma referência.......
Em shimpaku, o Hidaka San me aconselhou também a utilizar uma camada de carvão ativado. Isto ajuda a manter o solo mais estável quimicamente, deixando o ph o mais alcalino.

Abraços,
Serginho09/10/2005 11:08
Ercs pela caracerística que você passou acima, pode ser ácaros,no qual, o shimpaku tem uma certa tendência a desenvolve-lo. Tente aplicar enxofre, se for ácaros com certeza resolverá o problema.

abraços
Sérgio