Andre Antoniazzi02/06/2010 15:22
Piracanta Literati?????????????
Ola pessoal,gostaria de trabalhar esta piracanta no estilo literati e gostaria de algumas opinioes,acho que tem grande potencial o que acham???????????????

a foto de frente e seu nebari.Gostaria de sugestoes.Abraços
Laudir02/06/2010 17:14
Andre Antoniazzi02/06/2010 21:14
Piracanta
Ola amigos tive um pequeno acidente com minha piracanta e tive que podar ela ficando assim,ainda gostaria de um estilo literati.OPINIOES POR FAVOR.Abraços

nebari da planta

e ela como ficou.Dei uma puxada nos galhos pois agora em julho vou desfolhar ela inteira.DEIXEM AQUI SUAS OPINIOES
Elio02/06/2010 22:25
Olá André!
Algumar orientações com relação à espécie e ao estilo:
1. Literati demanda pouquissimo verde, assim, tira o galho da direitta e o da esquerda e arredonde o topo onde está cortado, para dar continuidade ao galho que ficar. Após a primeira curva do tronco, arame bem e dê uma curvatura contrária à primeira.
2. Não desfolhe agora sob pena de perder a planta. Aliás, a Piracanta não se deve desfolhar totalmente, nunca.
abraço
Andre Antoniazzi03/06/2010 16:41
Piracanta
Ola amigo Elio,obrigado pela sua opiniao mas vc se refere a aramar e dar uma curvatura ao contrario no tronco da planta????Quanto a desfolha total no proximo mes é que li uma materia do bonsaisista Osamu Hidaka revista Como Cultivar Bonsai nr01 da Casa dois e o mesmo da esta sugestao para piracanta e jabuticabeira.No caso da piracanta seria melhor ate para trabalhar nesta época (mes que vem)pois os galhos e troncos ficam mais macios.Ano passado em julho fiz isso desfolhei a piracanta e a jabuticaba e as mesmas vieram com uma excelente brotação o dobro de folhas por isso faço isso no mes que vem.Gostei da opiniao do Laudir mas depois do acidente acho que nao tenho muita saida.Vais na reuniao sabado???Estarei por la.Abraços
Elio03/06/2010 20:40
André, a aramação e curvatura do tronco é para tirar aquela parte reta após a curva. Vc tem uma curva à direira, depois logo uma à esquerda e agora precisa de mais uma à direita.
Sábado passado estive em Ribeirão Preto e, num dos momentos em que Hidaka-San estava rodeado de amigos explicando detalhes da Piracanta ele afirmou que não se deve desfolhar totalmente a mesma.
??????????????
Abraço
Andre Antoniazzi03/06/2010 22:02
Piracanta
Ola amigo Elio te entendi obrigado pela dica.Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi06/06/2010 22:30
Amigo Andre, o Elio que está opinando acima é meu grande amigo e Xará lá de Curitiba. Então os "louros"não são meus....
Não fui na reunião de Poa no sábado pois tínhamos a da noss associação em Rolante. vou ver se vou na próxima.
abraço